Montevidéu (Uruguai) – O Brasil terá três jogadores nas quartas de final do challenger de Montevidéu, em quadras de saibro no Uruguai. Após o avanço de Felipe Meligeni na última quarta-feira, o cearense Thiago Monteiro e o paulista Gustavo Heide venceram seus jogos nesta quinta.
Segundo cabeça de chave e finalista no ano passado, Monteiro venceu um duelo nacional contra Mateus Alves, paulista de 23 anos e 282º do ranking, por 7/5 e 6/3. O cearense de 30 anos conseguiu cinco quebras na partida. No segundo set, chegou a liderar por 5/1, e mesmo que Alves tenha devolvido uma das quebras, a vantagem era confortável.
Atual 99º do mundo, Monteiro está defendendo 14 dos 60 pontos que terá descontados no fim da semana. Provisoriamente, está caindo para o 108º lugar. Mas se chegar à semi, fará 25 pontos e recupera mais três posições. Ele tenta se manter próximo do top 100 para jogar o Australian Open em 2025. Seu próximo rival é o norte-americano Tristan Boyer, de 23 anos e 161º do ranking. O confronto é inédito e será no fim da tarde desta sexta.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado da chave, Gustavo Heide venceu o argentino Andrea Collarini, de 32 anos e 202º do ranking, por 7/6 (7-4) e 7/5. O paulista de 22 anos e atual 167º do ranking enfrentará mais um argentino, o cabeça 3 do torneio e 101º do mundo Federico Coria. No único duelo anterior, disputado este ano em Buenos Aires, o tenista da casa levou a melhor. O reencontro acontece por volta das 15h (de Brasília).
Quem passar entre Heide e Coria pode enfrentar Felipe Meligeni, paulista de 26 anos e 166º do ranking, ou o boliviano Hugo Dellien, de 31 anos e 126º colocado. Dellien venceu todos os quatro duelos anteriores entre eles. A partida vai abrir a programação do dia às 13h.
Até que enfim um excelente dia pra maioria dos brazucas!!
Excelente semana dos brasileiros… incrível
Estava assistindo o jogo do Fonseca, que lutou feito um leão para vencer. E ao terminar mudei para o jogo do Heide…
Foi incrível e desanimadora a mudança… Mesmo vencendo (adversário bem abaixo do talento do Heide), a impressão que dava era que o Heide não queria estar ali…
Uma má vontade, uma displicência inacreditável… Venceu o Heide… Mas pelo jogo que tem podia ter atropelado.
Talvez um acompanhanto de um psicólogo ajude… A CBT inclusive podia dar esse apoio aos tenistas da nova geração…
Pois o Heide tem muito talento, para alcançar grandes feitos… Só está faltando ele querer todas essas conquistas…
Bora que dá pra rolar uma final brasileira nesse Challenger!
Heide disputará sua 7° quartas de final de Challenger este ano e Monteiro fará sua 6° quartas de Challenger no ano. Mas ambos tem jogos difíceis nas quartas. Monteiro tem jogo equilibrado contra o americano Boyer, que gosta do saibro e já ganhou 2 Challengers no piso este ano. Heide é zebra contra o experiente argentino Federico Coria, que já fez final de Challenger e 2 semifinais de ATP este ano no saibro, vencendo no piso jogadores como Etcheverry, Baez, Norrie e Tiafoe. E Meligeni é azarão contra o bom saibrista Dellien, vencedor de 3 Challenger este ano
Se tivesse jogado toda a temporada de challengers da América do Sul teria ganhado mais dinheiro e mais pontos do que essa temporada de suras que levou em quadras rápidas na Europa. O cara já está mais para fim de carreira, tem de priorizar o dinheiro.