Salzburg (Áustria) – Depois de ver seu jogo de segunda rodada no challenger de Salzburg ser interrompido na quarta-feira por falta de luz natural, o cearense Thiago Monteiro não poderia ter contado com melhor sorte. Superado pelo cazaque Timofei Skatov no primeiro set, o número 2 do Brasil e 86 do mundo de reagrupou e jogou bem melhor nesta quinta-feira, conseguindo a virada.
Sacando muito firme, o canhoto cearense venceu as duas parciais seguintes e bateu Stakov com o placar final de 3/6, 6/3 e 6/3, em 2h36 de disputa ao todo. Classificado para as quartas de final no torneio austríaco, o cabeça de chave 3 terá pela frente o espanhol Alejandro Moro, de 23 anos e atual 188 do mundo.
A quebra que definiu a primeira parcial veio logo no início, no primeiro game de serviço de Monteiro, que enfrentou 0-40 e até salvou dois break-points, mas não resistiu ao terceiro. Depois disso, ele só teve chances de devolver o break no nono e último, mas bateu na trave e acabou largando atrás.
Monteiro teve quatro break-points no nono e último game do primeiro set, deixou escapar os três primeiros antes de salvar um set-point, teve então mais uma oportunidade e quebra desperdiçada e na segunda chance que Skatov teve de fechar a parcial, o cazaque tratou de vencer o ponto e abrir 1 a 0.
O jogo foi paralisado por falta de luz natural e só voltou no dia seguinte. O canhoto de Fortaleza aproveitou bem a pausa e retornou muito melhor, principalmente com o saque, cujo aproveitamento subiu de 64% no primeiro set para 80% no segundo e no terceiro, construindo assim sua virada.
Sem enfrentar mais um break-point sequer no segundo dia de duelo, Monteiro teve quarto chances de quebra na segunda parcial, perdeu três no quarto game e converteu uma no sexto, que o levou ao empate. No terceiro e decisivo set, ele deslanchou a partir do 1/2, vencendo cinco dos seis games seguintes, com direito a duas quebras.
o nosso querido Monteirinho (ou Monteirão como alguns leitores preferem hmm) só quis dar um sustinho ontem! parabéns querido! bela vitória!
Boa virada do Monteiro. E vale destacar que até meados de setembro ele só tem 36 pontos a defender. Uma ou duas boas campanhas até lá pode significar uma subida bem legal no ranking e a possibilidade de encerrar o ano no Top 100, o que vai ajudar e muito na preparação do calendário pro início da próxima temporada.
Vi a metade final do 3o set. Ganhou, mas não convenceu. Devoluções ruins, backhand frágil, bolas sem profundidade. Sorte que o Skatov não estava nos melhores dias. Torcer para que seja ainda a transição da grama. E que ele possa jogar bem a partir das quartas.
É um CHL 125 e a chave está bem favorável. Tem que aproveitar.
Você deve ser TOP 10 dá tua profissão, né?
Meu Deus. Quanta asneira num só post…
O saque do Monteiro foi brutal nesses dois sets. Sacou por ontem e por hoje. Totalmente superior.
Bolas sem profundidade? O forehand do Monteiro castigou o Skatov (principalmente no 3º set).
Eu não sei o que esse povo quer que o Monteiro faça, pra ser reconhecido como um bom tenista. É incrível.
metade final do 3o set Monteiro saiu de 1×2 para 6×3 mas “não convenceu” rs. O Skatov não tem bola vencedora. Então era um jogo de paciência e estratégia. Monteiro acertou a estratégia a partir do 2o set e o Skatv ficou sem alternativas.
Grande Monteiro
O Monteiro tem que vingar o Fonseca, kk…
Mas esse Canas não é fácil não…
Felizmente o Monteiro conseguiu se reagrupar.
Boa Monteiro! Parada de jogo providencial ontem. Importante chegar a final deste Challenger, pois praticamente garante a chave principal do US Open, não tem muitos pontos a defender até lá, e também retoma a raquete #1 do Brasil.
Esse cara precisa ser respitado pelo torcedor brasileiro.. Tenista com suas limitações. Mas a muito tempo consegue estar sempre entre os 100 melhores do mundo (com uma pequena pausa no ano passado quando saiu do top 100) um dos tenistas brasileiros com a maior regularidade de bons resultados ao ongo de uma linha do tempo longa. Temos muito golfinhos.
Olá Renato. Parte do seu comentário foi editado. Favor não escrever em letras maiúsculas.
eu nao entendi , qual o problema com letras maiusculas, Marcia. Numa area de comentários. Entendo no texto jornalistico…..
Em primeiro lugar, destoa de todos os demais comentaristas, o que não é correto. Em segundo, como você deve muito bem saber, letras maiúsculas são consideradas como elevação de tom numa conversa pela Internet, o que novamente não é bom.
Respeita o Monteirão da massa!!!
Cantei a bola ontem.
Olhaí, muito bom, sensacional!
O importante é o dinheiro no bolso.
Parabens Thiago, agora e o canas.
Deu muita sorte com as paralisações. Legal…
A sorte vem pra quem trabalha …… Foi só sobre sorte que vc conseguiu pensar ….
Monteiro, voltou com muita garra. Vamos continuar avançando. O próximo adversário é o 188.
Bora pra cima.
Boa virada. Sua 4º quartas de final no ano, a 3º em Challenger. Vamos em busca da 2º semifinal no ano. Pra mim, Monteiro é favorito contra o Cañas, mas não será fácil. Espanhol vive o melhor momento da carreira, furou o TOP200 e já venceu um Challenger este ano no saibro. Bora Monteiro vencer este torneio. Ainda sonho e torço para o Monteiro bater TOP50 um dia e fazer uma final de ATP. Ele merece. E antes que falem que não tem tênis pra isso, já vi tenistas piores que ele conseguir, como Roberto Carballes Baena, Pedro Cachin, Juan Ignacio Londero, Federico Coria, James Duckworth, Max Purcell, Aleksandar Vukic, Constant Lestienne, Gregoire Barrere, Arthur Rinderknech, Benjamin Bonzi, Oscar Otte, Maximilian Marterer, Nuno Borges, Pavel Kotov, Alex Molcan, Bernarbe Zapata Miralles, Pedro Martinez, MIkael Ymer, Marc Huesler e JJ Wolf, por exemplo.
E o pessoal frustrado com as derrotas dos queridinhos continua com comentários sem apoio. Viva nosso Monteirao da Massa. Vai ficar no top 100 por dois ou três anos. Vamos Brazucas. É questão de competência e não de sorte.
O problema dos tenistas do Brasil é o mental!
Não perco meu tempo assistindo jogos dos tenistas brasileiros, porque com certeza em algum momento de pressão eles irão entregar o jogo.
Não deveria perder tempo lendo e comentando matérias de tenistas brasileiros.