Monteiro perde match-points, leva virada e amplia jejum em Grand Slam

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) – Após apresentar um grande tênis no quali e começar com tudo em sua estreia na chave principal do Australian Open, o cearense Thiago Monteiro foi aos poucos perdendo rendimento e viu o japonês Kei Nishikori buscar uma dura virada, salvando dois match-points no terceiro set para bater o brasileiro com o placar final de 4/6, 6/7 (4-7), 7/5, 6/2 e 6/3, após 4h02 de batalha.

Monteiro amplia assim seu jejum de vitórias em Grand Slam, não conseguindo vencer uma partida desde o US Open de 2022, quando superou o eslovaco Alex Molcan na primeira rodada. Agora, são oito derrotas seguidas nos quatro principais torneios do circuito. Esta também foi a segunda vez em dois encontros que o brasileiro perde para Nishikori, repetindo o resultado de Wimbledon em 2019.

Atualmente treinado pelo sueco Thomas Johansson, campeão do Australian Open de 2002, Nishikori ampliou o ótimo recorde em Grand Slam que tem contra tenistas vindos do quali, somando agora 17 vitórias em 18 partidas, inclusive vencendo os quatro jogos que disputou em Melbourne frente rivais nesta condição.

Na segunda rodada, o nipônico de 35 anos e atual 74 do mundo terá pela frente o vencedor do confronto entre o norte-americano Tommy Paul, cabeça de chave número 12, e o tenista da casa Christopher O’Connell. Quatro vezes quadrifinalista do Australian Open, ele não disputava o torneio desde 2021, quando foi eliminado logo na estreia.

Começo quase impecável de Monteiro

Embalado pelas vitórias na fase classificatória, o brasileiro estava afiado com o saque no começo da partida e jogou muito bem nos pontos importantes, sofrendo sua primeira quebra apenas na reta final do terceiro set, depois de salvar 11 break-points. Monteiro teve uma atuação quase que impecável no primeiro set, anotou uma quebra solitária no quinto game e com ela garantiu o placar de 1 a 0.

O cearense seguiu no mesmo ritmo na segunda parcial, continuou forçando bem os pontos com o forehand e ampliou a vantagem para 2 a 0 ao faturar o quarto tiebreak seguido em Melbourne, se juntando aos três que havia vencido no quali. Antes disso, mostrou força ao salvar dois set-points no 12º game, no qual sacou em 15-40 e saiu do buraco com bons serviços.

Match-points perdidos e queda de rendimento

No terceiro set, Nishikori foi pegando mais o tempo de devolução de Thiago e conseguiu pressioná-lo um pouco mais. Logo no primeiro game, ele teve sete break-points, mas não aproveitou um sequer. O número 2 do Brasil se manteve firme e teve suas chances de fechar a partida, deixando escapar dois match-points quando o rival sacava pressionado em 4/5.

As chances desperdiçadas acabaram custando caro ao canhoto cearense, que logo em seguida sofreu sua primeira quebra, no 12º break-point que Nishikori teve no jogo. O japonês fechou a parcial na sequência e forçou o quarto set, no qual acabou dominando Monteiro, que perdeu bastante rendimento, sofreu uma quebra no terceiro game e após levar outra no quinto, pediu atendimento médico na região da virilha.

Nishikori aproveita momento e sela virada

Além de ter conseguido virar o momento da partida para seu lado, Nishikori chegou para o quinto set com um ótimo histórico em Melbourne, onde tinha perdido apenas um dos oito jogos anteriores que fez em cinco sets no torneio, para o suíço Roger Federer em 2017. Com uma quebra logo no terceiro game, ele deu um passo importante para ampliar sua marca na competição.

No sexto game, o japonês enfrentou duplo break-point, os primeiros para Thiago desde os match-points perdidos, e novamente se salvou em ambos. Nishikori não apenas administrou a vantagem até o final, mas anotou ainda mais uma quebra no nono game, no qual o cearense encarou 15-40 e se deu mal logo no primeiro match-point que cedeu.

Vantagem japonesa nos números da partida

Se no começo do jogo quem dominava os números era Monteiro, contando principalmente com o aproveitamento de saque acima de 70% nos três primeiros sets, no final Nishikori reverteu a situação e foi superior em quase tudo. A única estatística importante que o canhoto de Fortaleza conseguiu terminar na frente foi no número de aces, com 21 contra 17 do vencedor.

Nishikori se recuperou com o serviço e fechou o duelo com 74% de aproveitamento, contra 66% de Thiago. O japonês anotou 12 bolas vencedoras a mais (67 a 55) e cometeu 10 erros não forçados a menos (42 a 52). Ele também foi superior nos break-points, convertendo cinco em 19 (26%), ao passo que do outro lado o brasileiro teve apenas um em sete (14%).

56 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jackson
Jackson
10 dias atrás

Pipocou bonito…Já tinha falado em outro comentário…Ele teria até uma pequena chance de passar…Mas não pelo jogo dele que é fraco…Mas sim caso Nishikori senti-se a falta de ritmo de jogo…Porque em condições normais Nishikori é bem superior

Rodrigues
Rodrigues
10 dias atrás
Responder para  Jackson

Lá vem as asneiras . Vc lê uma bobagem dessa e tem a impressão que o jogo foi 6/1 6/2 6/0 . Um placar que justificasse o sujeito dizer “Nishikori é bem superior” .
Só que a realidade dos fatos foi bem diferente . Jogo igual . Monteiro não conseguiu manter o saque na intensidade e acertos iniciais . E o japa acabou conseguindo aproveitar antes de desistir.
O tal “o Japa é bem superior” terminou com 52% dos pontos pro japa contra 48% do Monteiro .

Blumenau
Blumenau
10 dias atrás
Responder para  Rodrigues

O fiscal de comentários, você quer aparecer? Deixa os outros comentarem em paz.

Marcelo
Marcelo
10 dias atrás
Responder para  Blumenau

Parabéns. Falou tudo. Como o fiscal de comentários gosta de aparecer. Impressionante

Jason
Jason
10 dias atrás
Responder para  Blumenau

Voces nao perceberam que o Rodrigues e o Paulo Lara?

Neri Malheiros
Neri Malheiros
10 dias atrás
Responder para  Jason

Olha, Jason, o Paulo Lara que conheci aqui tempos atrás não precisaria desse tipo de subterfúgio, até porque ele lutava bravamente e praticamente sozinho contra uma chusma.

Isso é típico dos mais covardes dos covardes, aqueles que necessitam esconder seus sobrenomes ou usam codinomes para destilar seus venenos, suas maldades, seu ódio, suas frustrações, sua falta de empatia, seus preconceitos e intolerância na vã tentativa de destruir a reputação de profissionais que apenas tentam fazer dignamente aquilo que muitos aqui, por pura inveja, desejam que acabe.

Uma coisa você e todos os outros não se deram conta e acredito que nunca perceberão: enquanto os cães ladram, a caravana passa. Bia, Monteiro, Laura, os irmãos Meligeni, Heide e demais tenistas brasileiros frequentemente atacados aqui por detratores seguem suas vidas e estão se lixando para todos vocês.

Realista
Realista
10 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

É ele. Tem os mesmos vícios de escrita de sempre, as mesmas idéias e a agressividade contra os outros comentadores.

James Garcia
James Garcia
10 dias atrás
Responder para  Rodrigues

Nishikori já foi número 4 do mundo, Monteiro um reles jogador de Challenger essa é a realidade dos fatos.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
10 dias atrás
Responder para  Rodrigues

O japa é muuuuuiiiiiitttoooo superior

Refaelov
Refaelov
10 dias atrás
Responder para  Rodrigues

“Monteiro não conseguiu manter o saque na intensidade e acertos iniciais . E o japa acabou conseguindo aproveitar antes de desistir”

Pera lá né amigo, n foi isso q rolou, basta ter visto o jogo ou pegar as estatísticas: o desempenho do Monteiro desabou em todos os fundamentos após ter perdido os 2 Match Points q teve.. foi sim uma questão mental, nem tem muita margem pra discutir isso..

Fernando Romero
Fernando Romero
10 dias atrás
Responder para  Refaelov

É aquele problema que o Sareta sempre menciona. Ganhar 3 sets de um adversário superior é muito difícil. O Monteiro jogou 2 sets quase perfeitos mas manter o nível altíssimo dos dois sets ninguém consegue. Ele baixou o nível e o japonês se impôs. Uma pena

Blumenau
Blumenau
10 dias atrás
Responder para  Jackson

Nadou, nadou e morreu na praia.

Leandro Borges
Leandro Borges
10 dias atrás

Vou te falar uma coisa, vi 90% do jogo…é estupidamente frustrante ver uma derrota dessa. Vou nem falar mais nada…Aff

Tadeu
Tadeu
10 dias atrás

Como sempre disse. Saque acima de 80% vitória certa. Abaixo de 60% derrota certa a qualquer tenista do mundo.

Fernando S P
Fernando S P
10 dias atrás

É um esporte muito difícil. Mais um dia sofrido para o Alquingel. :)

Jogou super bem nos dois primeiros sets. Foi frustrante pela forma como o jogo escapou, mas isso não deve afetar a temporada de saibro.

Realista
Realista
10 dias atrás
Responder para  Fernando S P

É muito sofrido torcer para esses caras. Kkk
Ele Beluciou legal hoje.

Blumenau
Blumenau
10 dias atrás
Responder para  Realista

Que tal BIAtizou?

Ramires
Ramires
10 dias atrás
Responder para  Blumenau

Tu é o maior hater da bia, para de reclamar e vai assistir o pessoal que tu gosta, enquanto isso bia tá no top 20 e vai ir ainda mais longe depois do AO

Blumenau
Blumenau
10 dias atrás
Responder para  Ramires

Ui… magoou, snif.

Jose da Silva
Jose da Silva
10 dias atrás
Responder para  Realista

Grande entendido….Tomás Belucci foi 21 fo ranking, vai estudar…

Heitor Rodrigues de Figueiredo
Heitor Rodrigues de Figueiredo
10 dias atrás

Jogou como nunca perdeu como sempre.

Fabricio
Fabricio
10 dias atrás

O próprio Monteiro vai concordar com meu comentário:

Quantos e quantos jogos grandes nesses anos todos que o Monteiro estava voando em quadra, mas na hr de fechar, o nervosismo não deixou. É realmente frustrante demais.

Infelizmente com 30 anos ainda não conseguiu consertar isso. Sem mais o que comentar.

Gil Oliveira
Gil Oliveira
10 dias atrás

Monteiro…. perdi meu sono, me empolguei, vi que vebcerias quando fizeste 15-40 em 4/5… e aí… a carruagem voltou a ser abóbora. Valeu pela campanha do qualy e 82500 dólares

Última edição 10 dias atrás by Gil Oliveira
Fernando Venezian
Fernando Venezian
10 dias atrás

Já imaginava a derrota do Thiagão, mas faltou tão pouquinho pra ele fazer história! Tava fazendo tudo certinho, sacando demais e o forehand pegando fogo! Infelizmente ele deu uma cochilada e contra o Kei não tem conversa! O japonês não perdoa

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
10 dias atrás

Monteiro melhorou muito no saque, começou melhor e esteve perto de ganhar o jogo. Mas, quando o japa começou a devolver melhor, o jogo ficou parelho, teve diversos rallys e neles Nishikori foi levando a melhor e virou o jogo. Houve também um duelo tático nestes rallys, e Tiago e seu técnico não encontraram um jeito de reverter a vantagem que o japa estava tendo.

Agora, é consolidar a grande melhora no saque e começar a desenvolver alternativas para os rallys e também para a devolução de saque. Fonseca passou recentemente a usar uma devolução fatiando a bola para tirar velocidade que é criativa, parece ser muito útil contra alguns jogadores e promete contra o Rublev. Vamos ver. Talvez seja uma boa opção para o Tiago também explorar.

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás

Quase que o Monteiro leva .vamos para o próximo torneio

José Roberto
José Roberto
10 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Na outra matéria, vc comentou “Vamos Kei”. Afinal de contas, para quem vc estava torcendo?

Rafael Stuart
Rafael Stuart
10 dias atrás

Hoje sim hoje sim, hoje não.

Mauricio
Mauricio
10 dias atrás

Ainda bem que Nishikori, de acordo com alguns “inspessialistis” não aguentaria 5 sets. Conhecem muito !!!

SANDRO
SANDRO
10 dias atrás
Responder para  Mauricio

Esses “inspessialistis” que vc citou, provavelmente não sabem do histórico de Nishikori em jogos de 5 sets no Australian Open… Deu a lógica… Não esperava resultado diferente… Nishikoti tem 27 finais de torneios ATP no currículo e perdeu apenas um jogo de 5 set de todos os jogos de 5 sets que já disputou no Australian Open …

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
10 dias atrás

Nishikori acaba de fazer 35 anos, mas segue sendo um baita competidor. Mais uma derrota doída para o currículo de Monteiro.

Thiago Silva
Thiago Silva
10 dias atrás

Surpresa mesmo foi o Monteiro ganhar dois sets do Nishikori, resultado normal.

Rodrigues
Rodrigues
10 dias atrás

O pior é que contra Fritz o japa dificilmente vai chegar ao final da partida . Vai desistir antes . A ver . Faltou Monteiro ter conseguido jogar na frente em um dos 3 sets iniciais . O japa não ia conseguir ter cabeça para se manter no jogo com quebra abaixo .
Mas , para apostas que estavam pagando 3×1 pro Nishikori, quase que o Monteiro fez um estrago . Jogo bom do brasileiro . Perdeu 2 set points mas no saque do Japa . Salvou inúmeros breaks também .
Não teve nada de pipocada . Está sacando muito bem , mas claramente não aguentou manter o nível de saque depois do 3o set .

SANDRO
SANDRO
10 dias atrás
Responder para  Rodrigues

Quase… Quase… Quase… Eliminado…

Realista
Realista
10 dias atrás

Trágico. Lembrou a derrota do Bellucci contra o Dudi Sela no US Open de 2011.
Mas da forma que terminou o ano passado, eu nem imaginava que ele furasse o qualy. Então foi positivo para ele.

Última edição 10 dias atrás by Realista
Tenista
Tenista
10 dias atrás

Thiago M. é puro mental, joga muito sim, mas o que peca é a sua baixa autoestima que pesa nos momentos importantes.

Caio
Caio
10 dias atrás

Para quem acompanha há anos o Monteiro, bem normal o que houve.
Furou quali. Ótima campanha, segue para gira sulamericana.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
10 dias atrás

Cara, não vou comentar o 4 e 5° set, pois fui dormir após os 3 primeiros. Até ali o Thiago jogou muito bem. Firme no saque, poucos erros, muito bem nos pontos importantes, aproveitando as oportunidades e defendendo bem os breaks points. Um pequeno vacilo no final do 3° set e o jogo escapou ali. Poderia ter fechado em 3 sets. E isso é GS. Essa a diferença de melhor de 5. Como não vi o os dois últimos sets, não posso falar do seu jogo. Mas como resultado, é uma pena. Esteve muito próximo da segunda rodada e quase surpreendeu o Nishikori. Que leve a energia e a experiência dos dois primeiros sets para os próximos torneios e para a temporada

SANDRO
SANDRO
10 dias atrás

Se você tem 2 “match points” contra um cara como o Nishikori, vc tem que aproveitar senão é virada certa… A oportunidade bateu na porta 2 vezes e deixou passar, então, tome-lhe virada…

Ramires
Ramires
10 dias atrás

Dormi pensando que ele tinha ganhado, que triste kkkkkkkkkkkkkk

kazuza
kazuza
10 dias atrás
Responder para  Ramires

idem, dormi feliz e acordei triste.

Álvaro Canto de Campos
Álvaro Canto de Campos
10 dias atrás

Como é duro assistir o Monteiro! Tinha o jogo nas mãos, contra um adversário já cabisbaixo no terceiro set. Amarelou legal! Péssimas devoluções de saque e escolhas erradas na horas decisivas. Poderia ter ganho com autoridade mas… Foi o T M de sempre. Jogador mediano

Davi Silva
Davi Silva
10 dias atrás

Pelo que joga o Monteirão, poderia ter ganho uns 3 ATPs e ser top 50, mas mentalmente falta lhe algo, talvez ambição, talvez autoestima? Não sei, mas sei que vários jogos, ele mesmo já falou, que fico por um fio a vitória, mas deixou escapar, Monteirão, não tenha medo de ser feliz.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
10 dias atrás

pelas barbas do profeta…
eu fui dormir quando estava 2 sets a zero. obrigado ao meu anjo da guarda por isso. senão… seria muito doloroso…

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Pelas barbas do profeta? rsrsrsrsrs… Adoramos seu comentário, você é maravilhosa.

Rockton
Rockton
10 dias atrás

Dentre os jogos de estreia dos brasileiros, esse jogo do Monteiro era o mais “ganhavel”. Eu tinha a esperança de o físico do Nishikori apitar. Era a esperança para o Monteiro poder ganhar. Mas tá bom, ganhou seus 80 mil dólares pela primeira rodada. Já tá de bom tamanho para o tênis que ele vem jogando.

Oscar Riote
Oscar Riote
10 dias atrás

A torcida tende a não gostar muito dessa frase, mas se encaixa perfeitamente nesse resultado:
“Jogou como nunca, perdeu como sempre”

Jorge Luiz
Jorge Luiz
10 dias atrás

É impressionante,dois sets a zero fui vencido pelo sono porém com a certeza da vitória do Monteiro,pelo menos não vi a derrocada

José Andrade
José Andrade
10 dias atrás

Dá a impressão que o físico do Monteiro não resiste um jogo como esse. Não é a primeira vez que ele toma virada em jogos de cinco sets. A queda de rendimento nos dois últimos sets foi muito acentuada.

Neto
Neto
10 dias atrás

Ô Monteiro… que oportunidade perdida.. Já vimos esse filme muitas vezes, cara…

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
10 dias atrás

Quantos pontos o Monteiro leva deste AO? Em termos de ranking deve ajudar algo.

Refaelov
Refaelov
10 dias atrás
Responder para  Guilherme Corrêa

30 pontos, ajuda obvio mas, insuficiente p/ voltar ao top 100..

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Guilherme Corrêa

Vai levar 40 pontos, 30 do qualy e mais 10 da R1.

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Guilherme Corrêa

Ele sai do AO como 97 no Live Ranking.

NFdS
NFdS
10 dias atrás

Puxa vida, foi uma derrota doída.
Parece que aconteceu com o Monteiro o que esperávamos que acontecesse com o Nishi (não aguentar 5 sets).
No terceiro set, o problema nem foi não ter conseguido a quebra nos dois matchpoints, afinal o japonês sacou muito bem nesses pontos, mas não ter mantido o serviço que garantiria o tie-break. O mental ali começou a fracassar.
Depois veio o problema físico e percebi que já era. Dormi no quinto set.

Anderson Barbosa Paim
Anderson Barbosa Paim
10 dias atrás

Um incompetente, por isso cento e pouco do mundo. O sujeito NÃO consegue fechar as partidas.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.