Punta del Este (Uruguai) – Chegou ao fim a campanha de Thiago Monteiro no challenger de Punta del Este. Cabeça de chave número 5 e último brasileiro vivo na competição, o número 2 do Brasil chegou a ter um match-point no tiebreak do terceiro set, mas acabou desperdiçando a chance e foi derrotado pelo argentino Roman Burruchaga, filho de Jorge Burruchaga, pelo placar de 6/3, 5/7 e 7/6 (8-6) em batalha de 3h16, nesta sexta-feira.
Este foi o primeiro torneio do canhoto cearense na temporada de 2024, depois de pular toda a gira de quadra dura na Oceania devido a uma lesão na mão direita sofrida ainda em novembro do ano passado. Agora, ele embarca para a Suécia, onde o Brasil enfrentará os donos da casa pelo qualificatório mundial na Copa Davis, nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro.
Atual número 120 do mundo, Monteiro terá uma movimentação mínima no ranking da próxima segunda-feira ao subir uma posição. Por sua vez, Burruchaga ocupa a 180ª posição na lista da ATP e está saltando provisoriamente para o 169º. Na semifinal, ele medirá forças com o compatriota Thiago Tirante, 118º colocado e cabeça 4 do torneio, que superou nas quartas o quali boliviano Murkel Dellien por 6/3 e 6/0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O jogo desta sexta-feira começou parelho e os sacadores mantiveram seus serviços até o oitavo game, quando o brasileiro acabou sendo quebrado e viu o argentino fechar a primeira parcial em seguida. Já no segundo set, houve uma troca de quebras nos dois primeiros games e Monteiro salvou um break-point quando o placar apontava 5/5, se salvando no jogo e fechando a parcial no saque do adversário logo na sequência.
O terceiro começou muito bem para o cearense, que abriu 2/0, mas não conseguiu segurar a vantagem. O equilíbrio se manteve até o fim da parcial, com apenas um break salvo por Thiago novamente no 11º game, e a definição foi para o tiebreak. No desempate, Burruchaga chegou a ter 5/4 e dois saques, mas permitiu a reação do brasileiro, que chegou ao match-point no seu serviço. No entanto, ele não confirmou e acabou deixando escapar a vitória ao perder três pontos seguidos.
Sim, perdeu um match point, e foi um match point horrível. Vacilou.
Não cheguei a ver o match point perdido mas esses pontos desabam ele. Sempre que ele perde um ponto decisivo que teoricamente é fácil, ele cai em um abismo.
Monteiro está tentando esquentar o motor pra Gira sul-americana de saibro, mas perdendo pra jogadores baixo nível assim, periga tomar tunda em todas as 1as e 2as rodadas na América do Sul visto que os torneios ATP por aqui estão ficando difíceis, cheios de top 50. Sei não. O Wild até tem condição de arrumar alguma semifinal, quartas de final, se a chave não atrapalhar. Pro Monteiro conseguir isso vai ter que jogar no máximo dos máximos, não pode vir meia boca.
Para recomeço, depois da contusão, tá bom! é continuar crescendo.
Depois de cada um ganhar seu set, Monteiro ia controlando e se mantendo na frente no 3S, dificuldades pros dois, mas perdeu algumas chances mesmo antes de ter o MP do tiebreak.
Continuar treinando e voltar às melhores condições.
Recalibrar esse primeiro serviço que complicou apesar de alguns aces. Foi um dos fatores que não ajudaram.
Como que joga um ponto de match point tão terrível, balão do adversário e Monteiro joga no meio da rede,um horror, e foi ele sacando, isso porque enfrentou o 180 do mundo
Vamos esperar o Fonseca, porque os outros brasileiros, mais ou menos o Wild,entre as mulheres só a Bia, simples e duplas e Luísa nas duplas
Burruchaga não é nenhum pangaré, mas Monteiro não jogou bem hoje. Errou demais. Perder o match point é do tênis, nada demais. Mas era pra ter liquidado antes. Paciência, bola pra frente.
Qual a novidade?
Quando a gente pensa que agora vai…
Como sempre, se espera alguma coisa e nunca acontece.
Essa doeu por causa daquele match point rsrs!!! Faz parte do esporte!! Moleque filho do goleador argentino é bom de bola tbm!! Thiago ainda tem muita lenha pra queimar!!! Bora pra próxima!!!
Qual é a surpresa? Brazilian Storm em ação!
Jogo muito equilibrado. Monteirão da massa foi valente no segundo set, mas no primeiro e último sets o argentino foi cirúrgico, méritos pra ele. Não sei como será o futuro deste Burrochaga mas ele tem recursos e cabeça fria. Pro Monteiro lembrando que foi o primeiro torneio do ano, pode melhorar.
Acho que o Monteiro devia comecar a pensar em se concentrar para jogar duplas.
Deveria mesmo. Está cada vez mais difícil de imaginar ele com ranking para os slams e atp em singles
Mais um torneio em que o mental pesou contra o Monteiro. De todo modo, esses CHL são traiçoeiros… vejam que Coria e Barrios Vera perderam na R1…