Mauthausen (Áustria) – Mesmo sendo o cabeça de chave número 2 no challenger de Mauthausen, o cearense Thiago Monteiro não conseguiu passar da estreia. Nesta segunda-feira, ele teve pela frente o japonês Shintaro Mochizuki, que levou a melhor sobre o brasileiro e triunfou em sets diretos, marcando duplo 6/3 em 1h33 de confronto.
Esta é a terceira derrota do canhoto cearense em quatro jogos no saibro europeu. Depois de duas finais seguidas em challengers na América do Sul, ele teve um desconforto físico e passou algumas semanas sem jogar. No retorno, ele venceu apenas um jogo, na primeira rodada do quali para o Masters 1000 de Madri.
Como defende 70 pontos referentes à boa campanha do ano passado em Madri, quando furou o quali e foi até a terceira rodada, Monteiro sairá do top 100 com esta derrota prematura e está caindo provisoriamente do 94º lugar para o 107º. Ele pode despencar ainda mais nas próximas semanas, já que defende oitavas no Masters 1000 de Roma.
Monteiro não começou bem na partida e foi quebrado logo no primeiro game. Ele poderia ter devolvido o break no quarto, mas perdeu as duas chances que teve e acabou pagando caro, já que foi quebrado de novo no quinto. O cearense até devolveu uma das quebras no sexto, mas voltou a perder o serviço no nono e último.
O desempenho com o saque foi um dos pontos francos do brasileiro, que teve apenas 49% de aproveitamento no set inicial e perdeu rendimento no segundo, caindo para 48%. Mochizuki chegou a abrir 5/0, chegando a alcançar uma sequência de sete games seguidos para cima de Monteiro.
Sacando para fechar o jogo, o japonês teve três match-points no sétimo game da segunda parcial, mas acabou levando a quebra e viu Monteiro esboçar reação. Só que o cearense não fez muito mais e na segunda oportunidade que teve de servir para selar a vitória, Mochizuki não desperdiçou e se garantiu na segunda rodada.
Como eu disse já algumas vezes, caminha para o fim da carreira
Mas na prática todo tenista está caminhando pro fim da carreira, não?
Junto com o Wild, o queridinho de vocês.
Fato
Se continuar assim vai ficar igual o Wild
Do jeito que está caminhando o Monteiro e o Wild, logo o Meligeni vai ser o raquete 2 do Brasil, se voltar jogando como estava nos últimos torneios no México, tem bastante margem até para ficar um tempo no Top 100.
Eu já vi jogos ruins do Monteiro, mas hoje ele bateu o record
Monteiro é esforçado, mas Master 1000 é muito para ele. Tem de focar nos Challengers para tentar manter o Ranking e ir buscar cheque de primeira rodada de Grand Slan que a chave principal é maior.
Aliás, exceto o Fonseca, esse tem de ser o foco de todos os tenistas brasileiros.
Acho que você não leu. Ele estava justamente num Challenger…
Mas esse torneio era Challenger. Masters 1000 são Madri e Roma (os quais ele tem que defender pontos)
Shintaro A Shinta no Monteiro.
Monteiro estava completamente inofensivo hoje. Esse japonês ganhou dos dois thiagos nas últimas semanas.
Pensa num cara que tem sorte na chave…
Péssimo
Por um lado, não acho uma grande zebra, pois o japonês tem potencial e vem num ano até com melhores resultados que o Monteiro. Porém, não é adepto do saibro e num passado nem tão distante Monteiro era dominante nessas circunstâncias. Com os pontos que tem a cair pelos resultados do ano passado em Madrid e Roma, e pelo que vem jogando, deve cair bastante no ranking. E sem apresentar desempenho neste momento que nos dê uma esperança de voltar aos seus melhores momentos. Frustrante
Monteiro é inacreditável! Simplesmente inacreditável! Sem mais.
Ainda bem que o objetivo de estar na R1 em RG já foi alcançado.
ou seja , tudo agora refletindo a realidade. so Joaozito no top 100 (e subindo)
Mds,terrível
É uma pena. Deve ter dado um duro enorme pra chegar onde chegou, deve ter treinado muito, agarrou a chance q teve e fez o melhor q pode com ela. Se esforçou muito, na minha opinião. Mas a magia está acabando. Analisando friamente, não dá pra exigir dele mais do q ele entregou. Vou continuar torcendo, pq é brazuca – e parece ser uma boa pessoa – mas sem muitas expectativas. Se ele quiser calar minha boca, não me incomodarei.
Uma pena, esperava mais do Monteiro, bom que o Wild ganhou, mas acho que ambos vão ficar nessa gangorra entre 120 e 80. Na torcida sempre
Fraquissimo
Vai encerrar a carreira rico sem algum resultado memorável e virgem de ATPs
Terrivel
Fraquissimo? Como assim? Você está falando de um Tenista que se manteve no Top 100 por muitos anos…
O que dizer então dos que estão abaixo dele?
Qual a novidade disso. Manchete do New York Times vai ser o dia que ele ganhar.