Madri (Espanha) – Acabou nesta segunda-feira a boa campanha do cearense Thiago Monteiro no Masters 1000 de Madri. Responsável pela eliminação do grego Stefanos Tsitsipas, o número 2 do Brasil e 118 do mundo parou na terceira rodada. Seu algoz foi o tcheco Jiri Lehecka, que levou a melhor sobre o canhoto em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (9-7), após 2h de partida.
Garantido pela terceira vez nas oitavas de final de um Masters 1000, o tcheco de 22 anos tenta avançar para as quartas pela segunda vez, repetindo o que fez mais cedo neste ano em Indian Wells. Ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o argentino Pedro Cachin.
Vindo do quali, o cearense perdeu a oportunidade de voltar ao top 100 caso alcançasse as quartas no saibro madrilenho, mas com a campanha no torneio, com duas vitórias na fase de classificação e mais duas na chave principal, ele está ganhando provisoriamente 12 lugares no ranking, subindo para a 106ª colocação.
Monteiro ainda segue na disputa em Madri, só que na chave de duplas. Ele se juntou a italiano Flavio Cobolli e terá pela frente na estreia a parceria dos franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, cabeças de chave 16, podendo cruzar com o mineiro Marcelo Melo na segunda rodada caso ambos vençam suas primeiras partidas no torneio.
Jogo começa bem disputado
O primeiro set foi bastante parelho, com grande aproveitamento de saque dos dois lados. Monteiro venceu 74% dos pontos e Lehekca 78%. A primeira chance de quebra veio apenas no sétimo game e foi crucial, com o cearense perdendo o serviço em 15-40. Depois disso, o tcheco administrou a vantagem até sacar para fechar no 10º game, quando salvou um break-point e fechou no primeiro set-point.
Lehecka não apenas teve um desempenho um pouco superior com o saque no set inicial, mas também foi um pouco mais firme, levando a melhor nos momentos de pressão, converteu o único break-point que teve e salvando também o único que enfrentou. Ele teve três winners a mais que Monteiro (8 a 5) e compensou com três erros não forçados também a mais (4 a 1).
Monteiro luta, mas não resiste
Aproveitando o embalo da vitória na primeira parcial, o cabeça de chave 30 abriu 2/0 na largada da segunda. Só que a vantagem não durou muito e Monteiro conseguiu buscar a igualdade ao anotar, no quarto game, sua primeira quebra do jogo. Logo em seguida, na virada do quinto para o sexto game, o cearense pediu atendimento médico por um desconforto muscular e saiu de quadra.
Monteiro passou por um momento de aperto no nono game, quando sofreu para confirmar e até enfrentou break-point contra, mas conseguiu achar bons saques quando precisou. O canhoto de Fortaleza tentou pressionar no 12º, viu Lehecka sacar em 30-30, mas não conseguiu sequer alcançar uma chance de quebra e a definição foi mesmo para o tiebreak.
O desempate foi no mesmo ritmo do restante da partida, com chances para ambos os lados e margens mínimas. Lehecka chegou a abrir 6-4 e teve dois match-points, que foram evitados por Monteiro em grandes pontos. O cearense depois teve um set-point que não converteu e ao enfrentar um terceiro match-point contra, acabou jogando para fora em um lance bastante disputado e foi eliminado.
Endureceu muito o jogo, vendeu caríssimo. Excelente a participação dos brasileiros na chave masculina.
Não deu, uma pena. O triste é que perdeu a chance de provavelmente enfrentar o Nadal na próxima rodada. Mas o checo foi melhor. Saque ignorante a mais de 220 por hora. No tiebreak o Monteiro não colocou o primeiro serviço em quadra e isso foi fatal. Mas sai de cabeça erguida e com 88 mil euros no bolso.
Que tênis incrível o Thiago apresentou! Caiu atirando! Orgulho total! O tcheco é muito duro! Vai sacar assim lá em Praga!
Ele é o Tomaz Berdich 2.0.
Ótima comparação, Leandro
Precisa ser top10 por uns 8 anos ainda pra ser comparado rrsss
Felipe, Berdych teve uma grande carreira, mas acho que a comparação foi sobre o saque
Errado, Felipe. Você está supondo a comparação estatística de uns 3 anos de carreira com uns 15 anos de carreira. Aí não dá mesmo para comparar, mas isto está fora de cogitação, seria um absurdo.
Mas é possível e válido comparar a forma de jogar e também as estatísticas entre períodos iguais das carreiras.
O tcheco sacou demais!! Jogo duríssimo!
Rafael, um dos melhores sacadores do circuito, fora que o backhand é ótimo
Grande campanha do Monteiro e muito bom jogo. O tcheco era muito favorito mas Thiago acreditou e não entregou o jogo em nenhum momento. Perdeu, mas de cabeça erguida, enfrentando o favorito.
Monteiro bem que poderia manter esse nível pelo restante da temporada, já tem 30 anos, não tem mais tempo pra jogar de bobeira. Se mantiver esse nível ainda dá tempo de ganhar algum ATP.
Lembrando que Struff venceu seu 1º ATP aos 33 anos de idade… Algo muito digno e muito meritório, diga-se de passagem. Sempre achei o Monteiro muito esforçado e um título em nível ATP seria um prêmio muito justo pela sua carreira até aqui.
Concordo plenamente
Pois é, tomara que ele jogue sempre assim agora
Boa e surpreendente campanha do nosso conterrâneo.
Agora só não pode chegar e jogar e perder pra top250 num torneio pequeno…
Comentário sensato. Parabéns, você consegue. Não é tão difícil, tá vendo?
Ele teve uma injeção de ânimo que foi a campanha do Fonseca e Wild. Tem que motivar por conta própria! Boa sorte.
Parabéns pelo comentário, espero que esteja em “desconstrução” de sua personalidade, verá o quão bem isso lhe fará!
Depois da lapada, ou muda ou muda.
Valeu demais Monteirão! Hoje só faltou aquele pó de pirlimpimpim que caiu na cabeça dele contra o Tsitsipas. Errou umas bolas que, contra o grego, eram só winners. Se mantiver esse nível, fura o quali de novo e aí o top 100 é logo ali.
Bora furar e fazer pelo menos outra R2!
Sim. Thiago . Voltou a jogar como antes. Voltou ao bom.nivel de tênis ATP. É seguir assim e voltar ao top 80 tranquilo e de quebra pode ganhar ATP .
Parabéns Monteiro pela campanha no torneio. Se continuar jogando com confiança e agressividade daqui pra frente, poderá obter outros bons resultados.
Grande jogo do Monteiro. Jogou quase sempre com o 2° serviço no TB, mas mesmo assim não se abalou. Pena ter devolvido logo em seguida a DF que recebeu de presente do checo nesse TB.
Se jogar assim nos demais torneios, tem tudo pra voltar ao TOP 50.
Ele nunca esteve no top 50, tomara que entre
Jogou com muita raça! Merecia ter ganho o segundo set, foi muito parelho e no terceiro set ficaria bem aberto! Parabéns Monteiro!
Parabéns Monteirão da Massa. um Orgulhos de tenista brasileiro, vamos para Roma fazer uma boa semana tb.
Jogo muito difícil, é continuar a caminhada que coisas boas virão
Excelente campanha do Monteiro. Na torcida pra que a temporada continue assim.
Valeu Monteiro. Vendeu caro a derrota. Fez uma boa participação no torneio.
Acho que, como sempre, falta ambição ao Monteiro. Seu maior feito ate hoje foi vencer o Tsitsipas jogando com intensidade o tempo todo e vencendo seu maior adversário de sempre que é o medo de vencer. Se tivesse passado os ultimos dois dias metendo na cabeça que não seria nada espetacular vencer um top 30 de 22 anos depois de vencer um top 10 consagrado, talvez tivesse vencido hoje e, de uma vez por todas, derrotado o medo de vencer. Mas de fato fez um grande torneio. Agora é tentar repetir o feito noutro torneio
Eu como tenista amador, não concordo que exista isso de medo de vencer.
Acho que faltam golpes mesmo, como devolução. E consistência. Conseguiu encontrar bons recursos numa semana mágica… A questão que fica é se vai reencontrar esse bom tenis nos proximos eventos…
Quando Thiago ainda era moleque, mandava ver. Quando surgiu para o tênis todo mundo achava que ele ia ser top 10 como new generation. Acontece que no tênis profissional nao basta dar pancadão. E, infelizmente, o jogo estava mudando a favor dos jogadores que batiam e recebiam na linha de base ou mais para dentro da quadra. O Thiago, seus técnicos brasileiros nao perceberam a mudança drástica e radical e insistiram num modelo de jogo obsoleto do tênis brasileiro de ate entao, i.e. todo mundo la num fundao impossível de devolver as bolas dos caras que jogavam dentro da quadra. Pura Física aplicada. Ou geometria para quem nao tivesse menor visão de Física. Mas o problema de muito cego é nao querer enxergar e ficamos para tras para sempre. O problema nao é falta de golpes mas falta de familiaridade com altura e velocidade das bolas na devolução. O Thiago se impôs uma disciplina gigante entrando na quadra o tempo todo com o Tsisipas e so consegui devolver porque deu dois passos adiante de onde costuma jogar. O mesmo problema teve o Wild no ultimo jogo. Parecia que ia disputar espaço com o fiscal no fundo da quadra. Eis porque o Fonseca me fascina. Joga la dentro da quadra e tem timing para devolver tudo dando pancadão.
Boa análise FJ
Também percebi o medo de vencer nele hoje, em alguns momentos. Monteiro precisa parar com essa bobeira kkkk tá véio já !
Grande Monteiro, guerreiro, o cara jogou muito e o Thiago se esforçou ao máximo. Parabéns!!! Será que ele irá pro quali de Roma?????
Campanha muito digna do Monteiro. Jogando um tênis muito pesado, com golpes muito duros…
E esse forehand hein? O que o Monteiro fez pra deixar seus golpes tão pesados? Foi algum treino específico?
Eu não lembro do Monteiro bater tão pesado na bola. Os golpes dele de fundo de quadra tão castigando MUITO…
Sempre bateu. Ele sempre se garantiu na trocação da linha de base. E mais recentemente, melhorou muito o saque – e em Madrid, o saque só não fez chover.
Se o Thiago Monteiro continuar jogando nesse nível pesado, mês que vem entra no top 100 de novo, e em 2 meses volta pro top 90.
Ele não pode ficar perdendo pra top 300 como o Orlando Luz. Quando entrar em challenger, tem que entrar pra copar logo. Sem ficar se trocando com jogadores de ranking mais baixo.
Só o Wild que não fechou legal contra Alcaraz. Esqueceu o que deveria ter feito. Tava apático. Pareceu um juvenil. Contra Alcaraz era jogo pra brincar. Sem pressão alguma. Sem nervosismo. Sem apatia. No final estão de parabéns nossos moleques. Os 3 foram bem. É para aplaudir. Isso tudo vai multiplicar agora. Um vai puxar outro.
Falta melhor devolucao e há certa inconstância no saque em momentos capitais. Mas o jogo de quadra está excelente.
Vendeu caro! Mas vendeu.
Que pena. Mas o saldo foi bem positivo. Principalmente a forma de jogar, a confiança em seu jogo e em seus golpes. E eu torço muito para que ele tenha percebido que deve explorar mais os torneios que estão mais longe do mar, exatamente como Madrid, São Paulo, acho que Gstaad, etc. Ease tipo de torneio favorece o estilo de jogo do Monteiro, me parece. Assim como favorecia o estilo de jogo do Bellucci.
Eu sabia. A motivação era o Fonseca e o Wild em crescimento. Como caíram, a motivação foi embora. Terrível!
Até teu brother Alquingel foi mais decente no comentário hoje. “Terrível” está longe de representar como o Thiago jogou e se portou em quadra.
o Alquingel tá por aqui, qual o seu codinome ? E o cabelo de boneca, como era mesmo o nome dele gente ?
Boa participação no torneio deve usar como motivação para a sequência da temporada buscando voltar ao top 100
Achei que o Monteiro poderia ter mudado a posição para receber o saque. E tbm acho que poderia ter usado mais slice para quebrar o ritmo do jogo. Na troca franca lá atrás estava em desvantagem. Não tentou fazer nada diferente…
Na verdade, acho que ele “fez diferente” ao longo de todo o torneio, optando por ser mais agressivo. O “se” não joga. Aquela última bola, por exemplo, não sairia se ele lembrasse que não precisava encher a mão daquele jeito. Mas, como disse, fez diferente o torneio todo e o fato é que seria membro do big3 se naquela boa específica (e decerto em poucas outras) tivesse ido mais no jeito e menos na força…
Foi uma bela apresentação do Monteiro, n jogou naquele nível mágico apresentado contra o Tsitsipas(sobretudo com o Backhand) mas, n dá pra exigir q o cara jogue naquele nível.
E tem q se dar os méritos ao Tcheco né, saque avassalador, pressionando sempre o 2° saque do Monteiro, golpes pesadissimos de base, poucos erros n forçados(levando em conta seu estilo agressivo).
Senti q sobretudo o 1° saque deixou o Monteiro na mão nos momentos capitais do jogo, doída tbm aquela bola limpa no T q o Monteiro jogou na rede no 5° ponto do TB mas, lances do jogo e méritos do Lecheka deu pouquíssima margem pra erros..
Agora fica aquela expectativa de q consiga jogar próximo desse nível com mais frequência né, pq é duro o Thiago fazer essas apresentações pra na sequência perder pra jogador fora do top 300..
Jogou muito bem o Monteiro, talvez o torneio ATP que ele jogou melhor na carreira até aqui,sai de cabeça erguida.
Seria muito difícil, mas ao mesmo tempo fundamental, repetir ou ao menos aproximar-se daquele índice de acerto do primeiro saque que obteve contra o Tsitsipas (89%). Hoje caiu para 68%, até ligeiramente superior ao do Tcheco (65%), mas este foi mais efetivo, ganhando 77% contra 69% dos pontos com o primeiro saque e 63% contra 56% com o segundo.
De qualquer modo, um jogo disputado contra um adversário que era favorito. Que siga com confiança rumo ao top 100.
Este Lehecka está jogando muito. Como foi um jogo parelho, o Ceará também está jogando muito. Que continue e até melhore!
Se o tcheco jogar assim o resto do campeonato será campeão