Helsingborg (Suécia) – O Brasil saiu na frente no confronto contra a Suécia pelo Qualificatório Mundial da Copa Davis. Número 1 da equipe nacional nesta semana e atual 119º do mundo, Thiago Monteiro confirmou o favoritismo contra Karl Friberg, 364º do ranking, marcando as parciais de 6/3 e 7/6 (7-5) em 1h50 de partida.
Aos 29 anos, Monteiro tem agora 11 vitórias e 11 derrotas pela Copa Davis. Jogando no piso duro, o cearense chegou à sua quarta vitória em 11 jogos. Ano passado, ele conseguiu vencer o então número 4 do mundo Holger Rune em duelo contra a Dinamarca, também fora de casa.
A equipe brasileira tem a chance de ampliar a vantagem no confronto ainda nesta sexta-feira. Para isso, o paulista Gustavo Heide, 241º do ranking, terá que vencer o sueco Elias Ymer, 160º colocado. A rodada de sábado começa às 9h com a partida de duplas e terá até três jogos. Rafael Matos e Felipe Meligeni abrem a programação contra Filip Bergevi e Andre Goransson.
Monstrous Monteiro forehand #DavisCup | @cbtenis | @dThiagoMonteiro pic.twitter.com/CjfCZB5KKK
— Davis Cup (@DavisCup) February 2, 2024
Monteiro dominou o primeiro set da partida. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de de serviço. Além disso, conseguiu uma quebra logo cedo para sair vencendo por 3/0 e sustentou a vantagem até o fim da parcial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Logo no início do segundo set, Monteiro voltou a quebrar para fazer 3/2. Mas Friberg buscou o empate de imediato e ainda escapou de um break-point no sétimo game para virar o placar. Depois de confirmar dois games seguidos de zero, o brasileiro salvou quatro set-points quando perdia por 6/5 e forçou o tiebreak, antes de definir a disputa em sets diretos.
Grande Monteiro! Está sendo nome do retorno ao Grupo Mundial. Já o idiotinha que ameaça mulher… nem deu as caras…
kkkkk … vive de lampejos… parece montanha-russa … vai vendo
Monteirão é o nosso patriota!
Fez valer seu favoritismo, apesar da quadra dura! Heide joga de sangue doce agora!
Grande Monteiro! O raquete 1 moral da campanha do retorno ao Grupo Mundial.
Excelente o Thiago, era favorito, mas Davis fora em piso pouco adaptado a seu jogo é um convite a zebras. De qualquer forma, o adversário não assusta para o jogo contra o 2o simplista brasileiro, seja o Heide seja o Meligeni, que pode ser decisivo.
Muito bom
jogo de duplas vai ser fundamental pq o Heide deve tomar a virada contra o Ymer, que também sera favorito contra o Monteiro amanhã. Quem previa um confronto facil e tranquilo errou. E uma pena que os jogos so estao sendo transmitidos por uma unica operadora de tv a cabo praticamente clandestina.
Não vejo um favoritismo tão grande do Ymer , ele é 160 e o Monteiro 119. Monteiro 29 e Ymer 27 anos, H2H somente deles 1×1 e nos ultimos 5 jogos 2×3 ymer e 3×2 Monteiro. Piso duro não faz tanta diferença, assim eu diria pela torcida 55% a 45% pro Ymer
Certamente as duplas terão caráter decisivo pros 2 times..
Ótimo, Monteiro!! segurou firme os BPs num game complicado e confirmou a vitória no tiebreak.
Vamos pra cima!
Fez o dever de casa, nada a comemorar por enquanto.
Sofreu demais pra ganhar, tem que subir o nível para o próximo jogo…