Monteiro lamenta detalhes e reconhece que não jogou o seu melhor tênis

Foto: Fotojump

Felipe Priante
Do Rio de Janeiro, especial para TenisBrasil

Quem ficou acordado para acompanhar o fim da rodada de quarta-feira, que adentrou a madrugada de quinta-feira saiu frustrado com a apertada derrota do cearense Thiago Monteiro para o taiwanês vindo do quali Chun-Hsin Tseng, definida apenas no tiebreak do terceiro set, após mais de três horas de batalha. Último brasileiro ainda vivo em simples, o canhoto de Fortaleza lamentou as chances perdidas e enalteceu o algoz.

“Jogo muito duro e longo, acho que mais de três horas. Já esperava um jogo muito duro, ele é um jogador que joga muito rápido e também é veloz. Do final do primeiro set até o final do jogo ele foi muito firme e muito sólido. No terceiro eu não comecei tão bem e depois consegui voltar, foi mais na força mental”, comentou o cearense.

“Sinto que hoje não joguei meu melhor tênis, não consegui gerar muita potência, muito pela forma dele jogar, sempre dentro de quadra, cortando o tempo. No fim do terceiro tive algumas chances para poder fechar no 6/5, no tiebreak ele jogou muito bem, então foi completamente mérito dele”, acrescentou Monteiro.

O brasileiro teve dois saques com 4-3 no tiebreak decisivo, mas não venceu mais pontos desde então. “No 4-3 eu saquei bem, o primeiro ponto foi um rali longo, tentei um ‘drop’ que realmente não foi uma boa escolha, o 4-4 não lembro como foi, mas ele devolveu bem, estava super firme e meu saque não estava rendendo tanto como nos outros dias Não se se era pela umidade, mas ele estava entrando muito firme nos pontos”, analisou.

“Acho que o detalhe principal foi essa bola do 4-3. E ele também estava sacando muito bem, até acima do que esperava. Muitos saques na linha, outros ‘no T’. Acho que o detalhe acabou sendo no game de 6/5, com vários iguais e alguns segundos saques que não consegui entrar tão agressivo”, acrescentou Monteiro.

Último brasileiro a cair em simples, Thiago fez um balanço da participação nacional neste ano no Rio Open. Acho que não foi das melhores. Ano passado tínhamos três brasileiros nas quartas. João (Fonseca) veio de uma semana desgastante e perdeu um jogo duro ontem, eu acabei avançando para as oitavas e perdi nos detalhes”, comentou o tenista de 30 anos.

“A fase do tênis brasileiro vem muito bem, essa não foi nossa semana, mas acredito que o pessoal está jogando em alto nível, todo mundo dando o seu melhor. Também tentei dar o meu melhor para repetir as quartas, mas acabou que não foi possível hoje. Agora é descansar e aprender com o jogo de hoje”, complementou Monteiro.

Por fim, ele fez questão de agradecer o apoio de quem ficou em quadra até o fim, torcendo por uma vitória que infelizmente acabou não vindo. “Dei o meu melhor e quero também agradecer o público que ficou até de madrugada , realmente foi sensacional. Espero voltar melhor no próximo ano”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
51 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 dia atrás

que forma trágica de perder. incrível como isso é constante na vida desse rapaz. luta luta luta mas cansa e perde a fé no final. porém acho um problema dos brasileiros. tomar viradas. CBT precisa dar apoio psicológico aos atletas.

Rodrigues
Rodrigues
1 dia atrás

É uma pena como o mental do Monteiro puxou a carreira dele pra baixo . Monteiro não é um top 30, mas não é pior do que um Acosta que ganhou 250. E vários outros top 60 . Este torneio teria chances claras de fazer demo . Baez vem muito abaixo . Mas …… de novo na hora que entra como favorito não consegue colocar seu melhor tenis .
Podem conferir : suas melhores partidas foram contra ótimos jogadores , quando jogou sem pressão . E normalmente fez jogos duríssimos mas perdeu no detalhe .
Faltou-lhe uma mente forte , cabeça de campeão , uma cabeça melhor e acima do seu jogo . Uma cabeça que faz o cara se sentir um Federer em quadra , quando na realidade ele não chega perto . Mas é essa cabeça que ajuda a tirar o melhor do cara nas horas importantes . Triste mesmo . Monteiro é um baita profissional. Merecia ir um pouco mais longe .

PFON
PFON
1 dia atrás

Pobre tênis brasileiro !! Lamenta o nível do nosso tênis!!

Kario
Kario
1 dia atrás

Monteiro, eu reconheço o seu esforço, e sei q vc alcançou o q muitos devem ter duvidado. Vc é um guerreiro. Ponto. Mas vc jogou o seu melhor, isso é, o feijão com arroz. O problema da derrota foi aquela amarelada, tb conhecida como pânico, q vc teve quando tinha 4/3 no tie break do terceiro, com uma quebra de vantagem. Errou tudo a partir dali, e jogou a partida fora. Isso q enfurece o torcedor brasileiro.

Leonel
Leonel
1 dia atrás

É continuar trabalhando a cabeça. Mesmo que jogue muito bem.o tempo.todo, tudo vai abaixo se não jogar bem tiebreaks e outros pontos chaves de cada partida.

Jackson
Jackson
1 dia atrás

“”Reconhece que não jogou o seu melhor tênis”” Então tá reconhecendo faz uns 2 anos…Porque faz um tempinho que não joga nada

Rafael Oliveira - hipnoseconsc
Rafael Oliveira - hipnoseconsc
1 dia atrás
Responder para  Jackson

eu acho que você é meio burro… sério… de boa…
ele ganha jogos em torneios profissionais Ele acabou de ganhar um jogo ATP 500, que são os terceiros mais fortes a nível mundial.

Tem muita gente que comenta aqui que parece que só quer descontar uma vida frustrada

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Jackson

Monteiro joga muito tênis, parece que você nunca jogou tênis para escrever que ele não joga nada… O problema do Monteiro é não ter força mental necessária para fechar algumas partidas… E esse problema não aconteceu só com o Monteiro, já que Fonseca, Wild e Bia Haddad também lutam contra a “pane mental” típica do tênis brasileiro…

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Monteiro fez o que pode, dentro daquilo que pode fazer.
O tênis brasileiro vive da sorte, sorte de ter alguma família abastada, que forme um jogador de tênis.
A Itália nesses últimos vinte anos fez um trabalho admirável, tem onze jogadores entre os cem do mundo, inclusive o número 1, com a mesma administração, e decisões simples (financeiramente).
O Brasil nos últimos vinte anos, tambem teve a mesma administração (Lacerda entrou em 2004, saiu em 2016, elegeu seu indicado, Rafael Westrupp, que entrou em 2017 e sairá no começo de 2025).
Não teve projetos para prospectar jogadores, nenhuma ideia sobre massificação e popularização do tênis, o presidente diz que tem dinheiro no caixa, com patrocínios fortes, porém, nada acontece na ponta final do esporte.
Vemos uma cobertura (imprensa) servil para com a federação e seus “coquetéis”, não existe cobrança, principalmente do dinheiro público (o tênis é um esporte olímpico, contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o Bolsa Atleta e a Lei das Loterias, facilitando a captação de dinheiro com o setor privado).
Triste o tênis brasileiro e seus dirigentes.
Enquanto isso, o Brasil Open, o maior torneio da América do Sul é um 250, disfarçado de 500.

Ramiro Cora
Ramiro Cora
23 horas atrás
Responder para  JClaudio

correto. Procedente 100%.
Por fim alguém por cá, destacando que ter excelente tênis não é simplesmente ter uma estrela solitária (que logo muitos querem transformar em “heroi nacional”)

Marcos Silva
Marcos Silva
22 horas atrás
Responder para  JClaudio

Muito sensato nas suas colocações. Isto é o que o tênis brasileiro tem vivido nos últimos 30 anos. O tênis nunca será popularizado, acho bem utópico. Monteiro é um bom tenista e guerreiro, contudo está no seu limite. Não podemos esperar dele nada além disso, e que já é muito quando olhamos as origens dele.

JClaudio
JClaudio
22 horas atrás
Responder para  Marcos Silva

Olá Marcos.
Bem lembrado, muito das críticas (algumas carregando uma carga de raiva gratuita), acontece pela origem do Tiago Monteiro, ele não está no “nível” do tênis brasileiro (qual seria o nível do tênis brasileiro? Fonseca?).
Algo que acontece, todos os dias no Brasil, fazemos de conta que está “tudo bem”.
Por isso, aquele jornalista/apresentador pergunta para o jovem com uma raquete nas costas…
-Em qual clube vc é pegador de bola????

Diego
Diego
1 dia atrás

Muitos erros que em bolas fáceis definiram a partida tb,claro que o adversário teve méritos também em devolver as bolas,algumas realmente dificultaram bem,mas muitas dava para devolver

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
1 dia atrás

Não assisti a partida, fui dormir depois do jogo de Zverev. Mais uma derrota doída contra um adversário de pouquíssima expressão. E ainda mais lamentável numa chave que trazia possibilidades até de uma final.

Desempenho pífio dos brasileiros, com uma vitória em nove jogos se incluirmos o qualificatório. E num torneio que apesar de ser 500, está mais para um nível 250.

Última edição 1 dia atrás by Danilo Jeolás
Reginaldo Rabelo
Reginaldo Rabelo
1 dia atrás

Sem cabeça é impossível crescer. Carreira chegando ao fim e nada de melhorar o mental. Aliás, grande mal dos nossos tenistas…

Alexandre de Magalhães
Alexandre de Magalhães
1 dia atrás

Sempre me surpreende aqueles que não entendem quão exitoso um tenista que está entre os 50-150 do mundo é. Já ganhou milhões, conhece o mundo, fala idiomas e muitas outras coisas mais. Claro que a derrota do Thiago é frustrante. Mas a carreira dele é de muito bom nível. Poucos chegam lá.

Fernando
Fernando
1 dia atrás

Qual a novidade disso? Segue o rumo. Anormal seria ele ganhar. Monteiro é jogador de torneio Future.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 dia atrás
Responder para  Fernando

Jogador de torneio future que enfileirou 4 vitórias seguidas contra top ten , só fala bobagem em meu caro.

Fernando
Fernando
1 dia atrás

Monteiro é igual ao Fernando Meligeni corre, corre, corre e na hora H entrega o jogo.

Arajaribu
Arajaribu
23 horas atrás
Responder para  Fernando

Meligeni ganhou três títulos da ATP! Sabe de nada, inocente!

Rodrigues
Rodrigues
21 horas atrás
Responder para  Fernando

Tal “comentarista ” é tão fraco que certamente confundiu Felipe com Fernando . Kkkkkkk

Roger balboa
Roger balboa
1 dia atrás

Participação terrível dos brasileiros nesse Rio Open, e era um torneio fácil pra irem bem

Arajaribu
Arajaribu
23 horas atrás
Responder para  Roger balboa

Fácil é ficar atrás de um smartphone falando m…

André
André
1 dia atrás

A entrevista dele mostra exatamente o que vemos na quadra…um jogador completamente perdido! O atleta de Taiwan ficava a uns 4m da linha de base em todas as trocas de bola…Monteiro falar que ele jogava dentro da quadra mostra que mesmo com tantos anos de estrada não consegue compreender o que acontece no jogo e até por isso não consegue ganhar esse tipo de partidas…quando funciona o plano A ele vai bem…qualquer coisa que aconteça fora do script, tipo os balões do taiwanes, o segundo saque a 20 km/h, ele já se perde…tomar 12 aces de um cara que saca em média a 180 km/h no saibro a nível do mar é completamente descabido…Fui embora no final do 2º set já com a certeza que a derrota viria…e como sempre, da maneira mais dramática possível. No tb do 3º set o Tseng fez uma df bizonha, estava visivelmente abalado emocionalmente, mas a leitura do momento do Monteiro é inexistente…soma-se a isso os reis da zica do Movimento Verde Amarelo e temos a tempestade perfeita…Rio Open pra se esquecer!

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  André

Se você foi embora… Como viu a dupla falta bisonha ??? Alguém está mentindo… Kkkkkkkk

André
André
1 dia atrás
Responder para  SANDRO

Existe um aparelho muito tecnológico que chama celular! E quando você conecta sua conta na globo ele deixa você ver o sportv3! Caso discorde de alguma opinião sobre o jogo, favor dizer a sua opinião e podemos debater sobre o caso. Hoje estarei lá novamente para ver a festa dos hermanos…Abraços!

marcos
marcos
22 horas atrás
Responder para  André

Olha André, saque a adversário a 180 por hora, tudo bem , mas os saques na linha e vários no T. Se vc está brabo com o Thiago, tudo bem , mas não tira os méritos do vencedor. Esse aí , com a altura que tem, é digno de receber um elogio do Sampras

Última edição 22 horas atrás by marcos
André
André
20 horas atrás
Responder para  marcos

Sim, o saque sem dúvida era bem colocado! Vamos ver como será o desempenho do saque contra o Baez e depois comparamos o número de aces…aí podemos ver se o Tseng virou um grande sacador do dia pra noite, ou se o problema era o Thiago mesmo…

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
1 dia atrás

Entrar aqui para detonar gratuitamente nossos jogadores não faz o menor sentido. Monteiro é um jogador com limitações evidentes, não tem um grande repertório, mas é um grande lutador, lutou até o fim e faltou força mental quando o jogo estava 4 x 3 no tie break (com saque a favor) – Qualquer um dos dois poderia ter vencido. Este ano todos os nosso tenistas foram eliminados precocemente no Rio Open. A pressão que exerceram sobre Fonseca depois do título na Argentina e fora do normal. Temos que dar tempo ao tempo, o garoto é de fato, um fenômeno , mas, temos que ter paciência…

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Antônio Luiz Júnior

Porém, “o fenômeno” agiu igual ao Monteiro neste Rio Open: “pane mental”…

marcos
marcos
22 horas atrás
Responder para  SANDRO

Sandro, o Fonseca estava combalido. Nem chegava nas bolas direito. A cuca podia estar às mil maravilhas, mas o adversário sabia disso : o esgotamento físico inevitável e claramente visível, tanto que abusou das curtinhas. Cinco jogos seguidos com quatro duras batalhas contra Hermanos e sua torcida. Ele entrou só pra cumprir tabela.

Pedro
Pedro
1 dia atrás

Temos que parar de ficar colocando a culpa no mental dos atletas, como se ele fosse um grande tenista, a questão é muito mais técnica, o máximo do atleta foi aquilo ali

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Pedro

Não foi o máximo não, foi o mental mesmo, inclusive aconteceu “pane mental” com o Fonseca, Wild e Bia Haddad nesta mesma semana, que perderam da mesma forma para adversários que dava para vencer sim…

Pedro
Pedro
21 horas atrás
Responder para  SANDRO

Você fala isso pra amenizar a derrota, o tenista completo tem um bom psicológico, principalmente pela idade dele e experiência já era pra está acostumado

Rodrigues
Rodrigues
21 horas atrás
Responder para  Pedro

Não colega ! Se o problema é mental , é mental . Monteiro sacou bem na maior parte do jogo . Fez um excelente 1o set . Depois caiu . E pecou demais em momentos importantes , como quando quebrou no começo do 2o set ou esteve com 4/3 e saque .
Se fosse técnico , perderia de 6/3 6/2 inabaláveis . Jogo de ontem , quando vc já estava roncando e babando , teve bons momentos dele . E momentos que mandou mal por não conseguir lidar com a pressão .

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás

O que aconteceu com o Monteiro não foi nada diferente do que aconteceu com Fonseca, Wild e Beatriz Haddad nesta mesma semana, enfim, o tênis brasileiro é assim mesmo: instável mentalmente!!!

Sidney
Sidney
1 dia atrás

Dito isso, o ranking é esse mesmo, próximo do top 100, já é muito, caiu? Vai pros Challengers faz pontos e volta pro top 100, muitos gostariam de estar nessa situação.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás

Algo me diz que, nesta partida, Fonseca foi picado pela Mosca Tseng-Tseng ou a Mosca do Sono, como queiram…

Douglas
Douglas
1 dia atrás

Assistir jogo do Monteiro é a certeza de passar nervoso, o cara erra cada bola inacreditavel… demonstra uma limitação absurda para um jogador de nivel profissional

Rodrigues
Rodrigues
21 horas atrás
Responder para  Douglas

Faz assim : assista a outros jogos também . Dos top 100 altos e estáveis . E vc terá uma imensa surpresa !!!! Erram igual . Alguns até mais . E é assim que é . Melhor desistir . Não é para fracos isso aqui .

Flavio
Flavio
1 dia atrás

Joga como nunca, perde como sempre!

Rodrigues
Rodrigues
21 horas atrás
Responder para  Flavio

Ressuscitaram o Washington Olivetto ? Gênio da criatividade? Kkkkk

Cassio
Cassio
1 dia atrás

E tinha brasileiro desrepetando os hermanos nas redes que o Joao engoliu os Argentinos etc. depois do Atp de Buenos Aires. Que pena! Não precisamos provocar Argentina para torcer. Vejam agora quantos Argentinos estão no Rio.

FJ Santa
FJ Santa
1 dia atrás

Nao foi um derrota nos detalhes. Foi uma derrota natural de um tenista que se acovarda sempre que tem a chance de vencer. Teme a vitória. O Chines, ontem, no final, nem sacar mais conseguia, mas o Thiago Monteiro, que ja é conhecido como a pior devolução de saque da ATP nos ultimos 500 anos, agora tambem é conhecido como o recordista de erros nao forçados. O cara está ha 10 anos no circuito profissional e acha a coisa mais linda nao conseguir devolver nem 10% dos saques adversários. Nem rebater, rebate. É uma vergonha. O Thiago Monteiro, incrivelmente, é o queridinho da mídia nacional. Faz bem o papel que a narrativa da mídia prega. Do coitadinho lutador. O pobrezinho que conseguiu chegar na elite dos top 100 do mundo. E é ai que reside a acomodação do Thiago Monteiro. Fiquei ate o fim do jogo para ter a certeza que ele iria decepcionar toda sua torcida novamente. É um desambicioso.

Roger
Roger
1 dia atrás

Complicado Monteiro…perdeu para um cara com jogo bem abaixo dele…o cara passava a maioria das bolas, esperando ENF do Monteiro. Escola asiática é feroz em defender, isso em vários esportes.
Sem contas que o Tseng, mesmo com menor estatura, com serviço muito melhor, ótima técnica no saque.
Agora fala sério, o Tseng canso de sacar fechado no T e o Monteiro nada de um passo para o lado para receber o saque…cade o técnico para orientar isso?
perdeu ótima chance de Qf

Gustavo
Gustavo
23 horas atrás

Adversário 125 do mundo. ATP 500 em casa. Fim.

Marsgene
Marsgene
23 horas atrás

Morteiro aprontando mais uma de suas peripécias de extrema duração e com melindroso requinte de crueldade cremadora do último fio de esperança…

Neto
Neto
20 horas atrás

Ele foi firme para o jogo.. Logo, você também tem que ir com muita firmeza para os jogos, Thiago. Que pena.

Leandro
Leandro
20 horas atrás

Sempre “Os Detalhes”…

Tom França
Tom França
16 horas atrás

A vingança dos “hermanos” vem com 250 de força a mais, se é que entendem o que eu digo.

Sálvio Fernandes Rodrigues
Sálvio Fernandes Rodrigues
15 horas atrás

Realmente nunca joga o melhor tênis q acha jogar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.