Gênova (Itália) – A fase ruim do cearense Thiago Monteiro parece ter ficado para trás no momento em que pisou novamente nas quadras de saibro do challenger e Gênova, onde foi campeão no ano passado. Nesta sexta-feira, ele venceu mais uma e se garantiu na semifinal do torneio, arrasando o taiwanês Chun-Hsin Tseng, que veio do quali, com parciais de 6/2 e 6/1, apenas 69 minutos de jogo.
Cabeça de chave número 5 na competição, o canhoto de Fortaleza espera agora pela última partida das quartas de final do dia para conhecer seu próximo adversário. Ele terá pela frente quem passar do duelo entre o húngaro Zsombor Piros e o italiano Fabio Fognini, respectivamente quarto e sétimo pré-classificados.
Monteiro perdeu apenas dois pontos nos três primeiros games, todos eles logo no primeiro, quebrando de zero no segundo e confirmando também ser perder pontos no terceiro para abrir 3/0. Depois disso, ele administrou bem a vantagem, não cedeu break-points e conseguiu voltar a pressionar o rival no oitavo game, fechando a parcial com nova quebra.
A partida seguiu com domínio do brasileiro na segunda parcial. Tseng enfrentou break-points contra em todos os seus games de serviço, confirmou no primeiro deles, mas nos dois seguintes acabou amargando quebras. Monteiro acabou faturando cinco games seguidos com estes dois beaks e sacramentou sem sustos sua terceira vitória seguida
O cearense vinha de três derrotas consecutivas antes de Gênova, a primeira delas na segunda rodada do ATP 250 de Kitzbuhel e outras duas em estreias, no quali do US Open e no challenger de Como, na semana passada. Atual 118 do mundo, ele está subindo para o 116º lugar, mas só verá seus pontos do título ano passado em Gênova serem descontados no ranking de 25 de setembro.