Auckland (Nova Zelândia) – Aos 38 anos e quatro meses, o showman Gael Monfils se tornou neste sábado o tenista de maior idade a ganhar um torneio de nível ATP em quase quatro décadas. Ele jogou de forma sólida e aproveitou muito bem o serviço para bater o belga Zizou Bergs, 13 anos mais jovem, por 6/3 e 6/4.
O mais velho campeão do circuito profissional foi o australiano Ken Rosewall, que ganhou Hong Kong em 1977, aos 43 anos. Desde a criação da série ATP Tour, em 1990, o recorde pertencia ao suíço Roger Federer, vencedor aos 38 e dois meses na Basileia de 2019.
Monfils chegou ao 13º troféu de primeira linha da carreira em 35 finais disputadas. Foi sua primeira conquista desde Estocolmo, em outubro de 2023. O francês completa 20 temporadas diferentes com ao menos uma final de ATP desde sua estreia em 2005, tendo como única exceção o ano de 2024.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ex-número 6 do mundo, Monfils entrou em Auckland como 52º colocado e conseguirá recuperar 11 posições, subindo para o 41º às vésperas do Australian Open. Sua estreia em Melbourne não será fácil, diante do compatriota e cabeça 30 Giovanni Perricard.
Da quase queda ao título
Por muito pouco, Monfils não perdeu logo na primeira rodada de Auckland. Ele estava atrás do placar por 6/1 e 5/2 diante do espanhol Pedro Martinez e obteve espetacular reação.
Na final deste sábado, ele contou com muitos erros de Bergs na execução do primeiro serviço e trabalhou bem as trocas de bola. O belga se mostrou agressivo sempre que pôde, mas também cometeu erros fatais que determinaram quebras muito precoces nos dois sets.
Monfils não permitiu um único break-point em todo o primeiro set, tendo vencido 20 dos 22 momentos em que colocou o primeiro saque. Com saque e 3/2 no placar, precisou evitar 0-40, então único momento delicado que passou com o serviço. Na hora de fechar o jogo, veio outro sufoco e Bergs teve três chances de reagir, desperdiçando uma delas em erro bobo. Por fim, no primeiro match-point, Monfils contou com erro de forehand para comemorar a façanha.
É simplesmente fantástico termos o privilégio de acompanhar grande parte da carreira deste atleta excepcional! Monfils, além de ser um jogador fora de série e de um carisma tremendo, consegue transmitir uma leveza e uma ludicidade em quadra como raramente se vê nos competidores do tênis de alto nível. Deixará um vazio imenso ao aposentar-se. Que bom que abocanhou mais um título nessa reta final!
Lenda!!!
GAEL MONFILS é um jogador extremamente talentoso, porém, a grande pedra no sapato de toda a carreira de MONFILS é o DJOKOVIC… São 20 x 0… Em 20 confrontos entre os dois, Djokovic venceu todos os 20… MONFILS pode até ser campeão do Australian Open, desde que não encontre DJOKOVIC pelo caminho… Kkkkkkkk
Meu Deus é muito fanatismo! A matéria é sobre o título do Monfils!!
Pois é. Como tem gente mala.
Muitas malas.Eu sou uma. Amo o Nole e amo Gael. Como não a mala.kkkkk
Sinto falta do botão de deslike!
Não é fanatismo nenhum são apenas fatos… Admiro tanto DJOKOVIC quanto MONFILS, acho ambos tenistas acima da média, também acho que MONFILS tem tênis suficiente para ter um GRAND SLAM na carreira, porém, ele é contemporâneo do DJOKOVIC, e os fatos dizem que de 20 confrontos DJOKOVIC ganhou todos… Talvez, se MONFILS não fosse contemporâneo do DJOKOVIC, ele tivesse alguns GRAND SLAMS no currículo, quem sabe? Não sou fanático por ninguém admiro vários tenistas em atividade como DJOKOVIC , MONFILS, NISHIKORI, WAWRINKA, SINNER, HURKACZ, BAEZ, ETCHEVERRY, ALIASSIME, RUUD entre tantos outros tenistas em atividade que poderia citar aqui… Agora, fatos são fatos, e o 20 x 0 é um fato e não um fanatismo…
Vc calado é um poeta. Entendeu nada ainda.
Fanáticos são “haters” como você que odeiam Djokovic, só pelo fato de ele ser Djokovic… Não conseguem admirar o tênis de Djokovic por puro ódio de “hater” fanático…
Sensacional! Esse é um atleta exemplar… é talentoso, descontraído, educado, gente fina! Merece o título.
Monfils joga muito. Alguns tenistas mereciam mais na carreira. Monfils merecia ter ganhado um título de Master 1000, assim como o Nishikori. Mas os caras tinham Djokovic, Nadal e Federer no auge, além de outros como Wawrinka, Del Potro, Cilic, Berdych, Tsonga. Era difícil
Se não me engano, o francês ganhou 3 GS Juvenil, procede? Se sim, essa transição juvenil profissional é a mais difícil de todos os esportes.
Sim, ganhou o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon como juvenil em 2004.
Monfils alegra o tênis, seus jogos são agradáveis.
Sou torcedor do Novak, mas não perco um jogo de Monfils… É maravilhoso vê-lo jogar…Ganhando ou perdendo.
Merece demais, sou fã
Monfils sempre foi muito talentoso. Mas, deu azar de ter jogado na mesma época do auge de três lendas Novak, Rafa e Federer. Sem contar que tinha outros excepcionais jogadores como Murray, Wavrinka e Delpotro. Assim, ficou bem complicado de ter uma carreira mais vitoriosa. Mesmo assim, ainda foi muito bem sucedida, já que não é qualquer atleta que faz 35 finais de ATP. Famoso Showman, com toda certeza fará muita falta ao circuito quando parar. Sempre foi muito irreverente e querido pelos colegas de profissão.
Privilegiado. Pude assistir Monfils em Paris, RG em 2015.
Que excelente!! Merecido!
Não é só jogar tênis
É jogar , dar o seu máximo! Entrar em quadra não pra ser campeão, embora todos queiram isso, mas olho pra esses caras vejo mais que isso! !! Vejo uma vontade enorme de competir, de ir atrás do seu objetivo, mesmo tendo pela frente djoko, Nadal e Federer , três maiores de todos os tempos!!
Pra mim merece todo respeito e admiração, segue em frente!!