Iga: “Foquei demais nos erros e preciso mudar a mentalidade”

Foto: Giampiero Sposito/FITP

Roma (Itália) – Tricampeã do WTA 1000 de Roma, Iga Swiatek não conseguiu repetir o desempenho de anos anteriores e se despediu ainda na terceira rodada do torneio. Após a derrota deste sábado para Danielle Collins, a número 2 do mundo reconheceu o momento de dificuldade emocional e espera mudar a mentalidade para a sequência da temporada.

“Com certeza estou fazendo algo errado, então preciso me reagrupar e mudar algumas coisas”, afirmou Swiatek após a partida. A polonesa caiu diante de Collins por 6/1 e 7/5, encerrando precocemente sua campanha na capital italiana. Foi apenas a segunda derrota em nove jogos contra a norte-americana.

Acostumada a dominar as competições no saibro nos últimos anos, Swiatek vive uma temporada abaixo das expectativas e ainda não conquistou títulos em 2025. Além disso, a ex-número 1 será ultrapassada pelas norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, caindo para o quarto lugar do ranking. Se a italiana Jasmine Paolini for campeã em casa, a polonesa chegará a Roland Garros como a quinta do mundo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Não estava presente em quadra para competir, para lutar. Foquei demais nos erros. A culpa é minha e não estou fazendo as coisas certas. O foco está nas coisas erradas e vou tentar mudar isso”, reconheceu. Collins fez mais que o dobro de winners, 32 a 15, quebrou seis vezes o saque da polonesa e cometeu 13 erros contra 22.

Apesar do momento turbulento, a jovem tenista de 23 anos segue confiante de que pode reencontrar o melhor nível técnico e emocional. Ela viaja agora para Roland Garros, onde já venceu quatro títulos, sendo três deles nas últimas edições do Grand Slam francês. “Vou tentar mudar a mentalidade, me reagrupar e focar no trabalho dia após dia. Mas não importa o que eu já consegui fazer antes. Cada ano é diferente”.

Polonesa passou por perda familiar recente

Fora das quadras, Swiatek passou recentemente por uma perda familiar. Pouco antes do WTA 1000 Madri, disputado até o último sábado, a tenista compareceu ao funeral de seu avô. Após o torneio em Stuttgart, há três smeanas, a polonesa disse em entrevista ao Canal+ que teria que voltar para seu país de origem por um tempo antes de viajar para a Espanha. Daria Sulgostowska, relações públicas de Swiatek, confirmou que ela compareceu a um funeral pouco antes do torneio. Ao mesmo tempo, pediu respeito à sua privacidade.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Andrade
José Andrade
1 hora atrás

Blá-blá-blá!
O problema é que o nível das atletas femininas subiu e ela ficou estagnada só na pancadaria das devoluções e não aprimorou o saque e a variação de jogadas. Seu estilo ficou manjado e agora é o seguinte: reaprende ou vai ladeira a baixo.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.