Buenos Aires (Argentina) – A parceria entre Marcelo Melo e Rafael Matos ficou com o vice-campeonato de duplas do ATP 250 de Buenos Aires. Cabeças 3 do torneio, os brasileiros foram superados pelo argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage por 7/5, 4/6 e 10-7 em 1h39 de partida.
Melo e Matos haviam vencido os dois primeiros jogos na semana e sequer precisaram entrar em quadra na semifinal do último sábado, beneficiados pela desistência dos argentinos Francisco Cerúndolo e Tomas Etcheverry. O próximo compromisso da dupla é o Rio Open e com uma estreia dura diante dos norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, cabeças de chave 4 e medalhistas de prata em Paris.
Vencedor de 38 torneios no circuito de duplas da ATP e ex-número 1 da modalidade, Melo disputou sua 76ª final na carreira. O parceiro Rafael Matos tem nove títulos e cinco vices. Jogando juntos, os brasileiros foram campeões na grama de Stuttgart e finalistas em Washington no ano passado. Aos 41 anos, Melo é o brasileiro mais bem colocado no ranking. O mineiro ocupa o 37º lugar, uma posição à frente de Matos, gaúcho de 29 anos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Acho que fizemos uma bela final. Estivemos na frente duas vezes no super tie-break e não conseguimos concluir”, explicou Melo. “De qualquer maneira, uma bela semana. Uma final em um torneio duríssimo. Nós que estávamos vindo da quadra dura. Acho que foi um belo preparatório para, quem sabe, ir bem no Rio de Janeiro”.
“Foi uma boa semana independente do resultado de hoje. Nas quartas e também hoje na final fizemos dois grandes jogos, em bom nível. O jogo de sexta veio para o nosso lado, o de hoje não. Agora é fazer esses ajustes, ver o que faltou e vir com tudo no Rio Open que é um torneio muito especial para nós”, acrescentou Matos.
Campeões de duplas neste domingo, Andreozzi venceu seu segundo título aos 33 anos. O argentino havia conquistado o ATP 250 de Umag, ao lado do mexicano Miguel Reyes-Varela na última temporada. Já o parceiro Arribage, de 24 anos, venceu seu primeiro troféu.
¿Quién iba a decirlo? Un mate compartido entre un francés y un argentino 😅 pic.twitter.com/H7iTAz9kJE
— IEB+ Argentina Open (@ArgentinaOpen) February 16, 2025
A final de duplas começou com games curtos e domínio dos sacadores até que Andreozzi e Arribage conseguissem a primeira quebra para fazer 4/2. Melo e Matos chegaram a salvar cinco set-points antes de devolverem a quebra e igualar o placar para 5/5. Mas os brasileiros voltariam a perder o saque no último game da parcial.
O segundo set foi melhor para a dupla brasileira, que conseguiu duas quebras e esteve o tempo todo à frente no placar, ainda que os rivais tenham diminuído a diferença no fim. Melo e Matos começaram o match-tiebreak vencendo por 3-0 e vinham sustentando a liderança até o empate por 6-6. Andreozzi e Arribage aproveitaram o bom momento e fizeram 8-6. Melo diminuiu a diferença com ótimo saque aberto, mas o francês definiu dois pontos seguidos na rede para vencer a partida.
deu zebra meninos. agora é ganhar o ATP 500 do Rio. mas será que nosso querido Rafa consegue defender esse baita título? tenho medo que ele possa perder muito terreno no ranking. a vitória hoje era fundamental por isso.
Foi pro match tie break já era….. impressionante
Se trocar a parceria, talvez…Girafão é um ícone do tênis nacional, mas infelizmente o momento dele já passou, e ele parece que não se deu conta…
Alguém mais notou aquele apagão do placar quando Matos e Melo lideravam o tiebreak? Quando voltou, depois de vários pontos sem registrar, Andreozzi e Arribage estavam na frente.