Turim (Itália) – Depois de ter passado por duas rodadas do quali, Felipe Meligeni aproveitou a confiança pelas vitórias e a melhor adaptação às condições e estreou com vitóira na chave principal do challenger de Turim, no saibro italiano. Ele venceu nesta quinta-feira o argentino Thiago Tirante, de 23 anos e 103º do ranking, por 4/6, 6/3 e 6/1 em 1h42 de partida.
Paulista de 26 anos e atual número 3 do Brasil, Meligeni é o atual 132º do ranking e vem de vitórias sobre os italianos Gianluca Mager e Andrea Pellegrino durante o quali. Seu próximo adversário é outro tenista da casa, o jovem de 21 anos e 215º do ranking Francesco Maestrelli.
Meligeni está somando 19 pontos na ATP pela campanha, são seis por ter furado o quali e mais 13 pelas vitórias na chave principal. Como ele tem 38 pontos a defender, está provisoriamente perdendo 4 posições. Se ele vencer mais uma, somará 31 pontos no torneio e praticamente mantém a posição atual. O torneio dá 175 pontos na ATP ao campeão, 90 para o vice e 50 para os semifinalistas. Meligeni tem a chance até de entrar no top 100 em caso de título
Meligeni sofreu apenas uma quebra e dominou a partir do 2º set
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Tirante logo no game de abertura. O argentino não enfrentou break-points e cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço durante a parcial. Na segunda parcial, também com apenas uma quebra, Meligeni viveu um ótimo momento da partida ao vencer 12 pontos seguidos, entre 1/1 e 4/1. O brasileiro não teve o serviço ameaçado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já no set decisivo, Meligeni teve amplo domínio da partida. Novamente sem enfrentar break-points, cedeu apenas quatro pontos no saque e colocou pressão constante nas devoluções contra o argentino, que teve apenas 45% de primeiros serviços em quadra. O paulista quebrou três vezes o saque do argentino e fechou o jogo em três sets.
Teve sorte no sorteio e pega outra baba na próxima rodada. Deve atingir pelo menos as quartas o Felipinho.
Não tem muita “sorte” pra um cara 130-140 do ranking num CHL que é quase um ATP 250. Ele venceu bem um adversário bom.
E vai passar mais uma…
VQV Felipe!
O que Meligeni Alves fez de pontos bem construídos e winners foi uma enormidade!
Teve hora que o Tirante balançava a cabeça, gesticulava, numa situação tipo: putz, o que é isso? O que ele tá fazendo??? Se tivesse constância e equilíbrio emocional, jogando desse jeito, seria top 30. Baita repertório. No fim, Tirante se entregou e estourava a bola, aceitou a excelente atuação nos sets finais!
Top 30 não hahaha existe um abismo. Mas acredito que ele está cada vez mais próximo de beliscar uma vaga no top 100
Top 30?? Bem menos……
Baita vitória do Felipe,pra chegar ao top 100 tem que vencer adversários como o de hoje melhor ranqueado,vamos em busca de mais uma vitória.
Que bela vitória do Meligeni. No primeiro set, cometeu muitos erros não forçados e estava um pouco disperso. Mas já deva pra ver que tinha bola pra vencer. Tem mais variação e potência que o argentino. Diminuiu os erros a partir do segundo set e se impôs. Bom jogo. Próxima rodada equilibrada contra o tenista da casa Francesco Maestrelli. Italiano sabe jogar no saibro e jogará em casa. Mas dá para o Meligeni buscar mais uma vitória. Vamos Felipe buscar sua 2º quartas de Challenger este ano
Fico imaginando os hates argentinos falando “perdendo pra tenista de menor ranking o Tirante nunca vai ser top 50”, “fraco demais, tem que aposentar”, “perdeu pra um desconhecido”
Grande Meligeni. PArabéns .Vc merece . É sempre bom ver brasileiros chegando na 6a e sábado…as vezes no domingo, algo impensa´vel há dois anos
Parabéns Meligeni.
Só 19 pontos por 3 Vitórias difíceis em Challenger
5 Vitórias mais fáceis em um ITF M25 dá 25 pontos.
Por isso que para alguns que estão com ranking acima de 300 como o Luz, melhor jogar um ITF M25 no Brasil ou até mesmo na América do Sul, que jogar quali em Challenger na Europa.
Bom, Luz conseguiu entrar na Chave principal do Challenger na Nova Macedônia. Ver como se sai, Challenger com jogadores venciveis.