Melhor lituano da história, Berankis anuncia aposentadoria

Foto: Tata Open Maharashtra

Vilnius (Lituânia) – Lituano com a melhor classificação na história no ranking da ATP, Ricardas Berankis anunciou na última terça-feira sua aposentadoria do tênis profissional por meio de uma publicação no X/Twitter.

“Hoje é um daqueles dias que parecem que nunca vão chegar, mas quando chegam, me tocam de forma muito sensível e profunda. Quero anunciar que tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: encerrar minha carreira profissional no tênis”, escreveu a tenista de 35 anos.

Berankis venceu o título juvenil do US Open e o Orange Bowl em 2007, o mesmo ano em que alcançou o primeiro lugar no ranking mundial juvenil da ITF. Como profissional, chegou em duas finais de ATP, em Los Angeles (2012) e Moscou (2017) e também conquistou um título de duplas, em Houston (2015) com o russo Teymuraz Gabashvili.

“Vinte e cinco anos não é apenas um número. É uma trajetória de vida, um sonho de infância de alcançar o auge do tênis que venho perseguindo. Essa fase passou num instante, mas ao mesmo tempo deixou uma quantidade inimaginável de emoções, lutas, vitórias, experiências dolorosas, memórias duradouras e amizades que me acompanharão pelo resto da vida”, acrescentou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Sua melhor colocação no ranking durante a carreira foi 50º lugar alcançado em 2016. Ele venceu jogos nos quatro Grand Slam, mas só quatro vezes conseguiu alcançar a terceira rodada, duas no Australian Open (2011 e 2013), uma em Roland Garros (2021) e outra no US Open (2020).

“Houve altos e baixos. Essas experiências me moldaram como atleta e como pessoa. Toda história tem seu começo e seu fim… Hoje, encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida, e o faço com paz e gratidão”, disse o lituano.

“Agradeço a todos que estiveram ao meu lado – minha família, amigos, treinadores, colegas de equipe, patrocinadores, parceiros, fãs e todos que acreditaram em mim, me apoiaram, me encorajaram e me ajudaram a me reerguer nos momentos mais difíceis. Minha fé e o apoio de vocês foram a minha força motriz”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.