Turim (Itália) – Depois de faturar cinco títulos em 2023, na sua temporada mais vitoriosa, o russo Daniil Medvedev ainda não conquistou um título sequer neste ano e segue na busca. Finalista do Australian Open e do Masters 1000 de Indian Wells, ele ainda tem chance de conseguir isso na disputa do ATP Finals, onde foi campeão em 2020.
O russo tentará usar a experiência de sua sexta participação consecutiva no torneio. “Provavelmente se você me perguntasse isso em 2018, quando eu não estava lá, eu diria: ‘Seis vezes seguidas, uau! Como’? Você precisa vencer Masters 1000s, precisa jogar bem nos Slams, e naquela época eu ainda não estava fazendo isso, mesmo que estivesse em ascensão. Então estou muito feliz por estar aqui e ansioso”.
Sua estreia na edição deste ano será contra o norte-americano Taylor Fritz, na primeira partida de simples do torneio. “Com Taylor, é bem louco porque nós dois estivemos no top 10 por uns três anos e meio e só jogamos um contra o outro uma vez, o que é uma loucura”, disse Medvedev, que derrotou Fritz em Cincinnati 2022.
Além do norte-americano, também estão no grupo de Medvedev o australiano Alex de Minaur e o número 1 do mundo Jannik Sinner. Principal nome da temporada, o italiano venceu quatro dos cinco duelos com o russo em 2024 e assim empatou o retrospecto entre eles (7 a 7).
“Você precisa jogar uma partida perfeita para vencê-lo. Do começo ao fim, você precisa estar lá, precisa deixá-lo cansado fisicamente e fazê-lo trabalhar. Se você não for capaz de fazer isso desde o começo, ele assume o controle da partida e é difícil quebrar seu ritmo. É um oponente muito difícil, especialmente aqui na Itália”, comentou Medvedev.