Bogotá (Colômbia) – O saibro com altitude de Bogotá está fazendo muito bem para o paulista Mateus Alves. O paulista de 23 anos avançou neste sábado para sua primeira final de nível challenger da carreira. Após superar o ex-top 20 Bernard Tomic nas quartas, ele passou com muita autoridade sobre o colombiano Nicolas Mejia, 260º colocado, por 6/3 e 6/2.
Seu adversário na decisão deste domingo será o argentino Facundo Mena, que impediu uma decisão totalmente brasileira ao derrotar o catarinense Karue Sell, que também fez seu melhor resultado em nível challenger, por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/0. Aos 31 anos, Mena ocupa o 243º posto. Alves enfrentou o argentino neste ano nas quartas de final do M25 de Telfs e perdeu de virada.
Até esta ótima semana, Mateus havia parado quatro vezes nas quartas de final de um challenger, uma delas em janeiro deste ano na Argentina. Terá agora o melhor ranking da carreira, subindo do atual 356º posto para o 310º lugar, segundo a projeção oficial da ATP. Em caso de título, deve se aproximar do 285º.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com as condições geralmente mais velozes de Bogotá, Alves voltou a forçar o saque, o que lhe rendeu seis aces mas também quatro duplas faltas. O importante é que ganhou 27 dos 30 pontos em que acertou o primeiro saque e com isso não permitiu uma única chance de quebra ao tenista local.
Reis fica com o vice nas duplas
Também neste sábado, o pernambucano João Lucas Reis acabou ficando com o vice-campeonato na chave de duplas ao lado de Benjamin Lock, do Zimbábue. Cabeças 4, eles completaram a vitória na semifinal sobre os colombianos Nicolas Mejia e Andres Urrea, em jogo paralisado na sexta-feira devido ao mau tempo, marcando as parciais de 6/3 e 7/6 (7-4).
Pouco depois, Reis e Lock voltaram à quadra para enfrentar na decisão o neozelandês Finn Reynolds e o chileno Matias Soto, segundos principais favoritos da competição, mas foram superados por 6/3 e 6/4.
Com a campanha até a final, João Lucas Reis somará 50 pontos e com isso dará um grande salto no ranking de duplas, saindo do 301º para o 252º lugar. Ele tem como recorde pessoal a 204ª colocação, obtida em novembro de 2023. Aos 24 anos, o pernambucano perdeu a chance de faturar o segundo challenger da carreira e o décimo título como profissional. Na temporada passada ele levantou o troféu em Santiago ao lado do catarinense Pedro Boscardin.
Parabéns guerreiro, jogo difícil amanhã, mais se continuar sacando desse jeito vai copar
Se jogar como hoje, terá boas chances amanhã. Boa sorte.
O Mateus realmente saca bem
O q houve com o Sell no terceiro set? Se machucou ou deu tilt? Mas tá de parabéns, e o Mateus tb.
Bancou o Wild: inúmeros erros n forçados, fazendo biquinho todo hora, atirando raquete no chão..
Cara ao meu ver e tenho o acompanhado bastante esses últimos meses desde a sua volta acho q faltou um pouco de perna. O jogo foi muito intenso até o time break do segundo e ele literalmente deu tudo p levar p terceiro. Acho q cansou. Minha visão de expectador. N sou profissional rs
Que pena ler isso. Baixou o Wild e a raquete voou…
Mateus Alves sacando muito, amanhã se entrar com a mesma pegada terá suas chances.
Grande vitória do Mateus Alves parabéns, sacando muito, vem em franca evolução. Eu não sei o que o pessoal vê nesse Sell jogador limitado, eu até entendo o grande F F apaixonado pelo seu marido. Só podem ser um casal pq esse cara desvaloriza todos tenistas Brasileiros e pelo Sell é um amor sem fim
Concordo, lambeção sem sentido algum. Desejo tudo de bom pro cara, que consiga bons resultados. Mas não vejo qualque lampejo de algum diferencial ali. Ainda mais com 31 anos.
Grande Mateus Alves. Parabéns e sucesso. Ao Sell tb. Faz uns 2 a 3 anos, e chamavam de pangarés os nossos Brazucas. Hj temos 2 no top 100( um saiu e retornou) , 3 top 200 e 3 top 300 e outros subindo.
Parabéns Mateus. Primeira final de Challenger, vencendo vários jogadores melhores rankeados. Muito bom