Porto Alegre (RS) – Ex-número 74 do mundo em simples e 49º do mundo nas duplas no ranking da ATP, o campineiro João Soares será atração nesta segunda-feira, dia 3, no primeiro dia da 39ª edição da Copa Yone Borba Dias, a competição masters mais tradicional do país, realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O evento da categoria MT 700, dos mais valiosos do mundo, com 700 pontos para os campeões, será realizado entre os dias 3 e 8 de novembro, com mais de 200 atletas.
Soares estreia às 10h no primeiro jogo da quadra 3, na categoria 70 anos, contra o brasileiro Caio Araújo. Soares tem no currículo vitórias sobre nomes como Mats Wilander e Thomaz Koch em sua carreira profissional e retorna ao torneio após mais de uma década. Soares, medalha de bronze no Pan de 1975 nas duplas, atualmente administra sua academia em Campinas.
Ao todo serão 22 jogos no primeiro dia do torneio, com atletas de dez países. Além do Brasil, estarão representados o Uruguai, Colômbia, Argentina, Chile, Austrália, Coreia do Sul, França, Itália e Jordânia. O evento tem atrações como Paulo André Benini, ex-jogador de futebol campeão mundial pelo Corinthians em 2012. Ele disputa seu segundo ano no circuito mundial master. Seu rival de estreia será Henrique Mello em duelo que deve ocorrer na quarta-feira.
Na categoria 60 anos, Ricardo Tomb é o favorito e terá o multicampeão do torneio, Marcelo Krebs, em possível duelo na chave. Na categoria 65 anos, destaque para Carlos Behar, da Colômbia, que tenta mais um título no evento gaúcho, que foi premiado com o Longevity Award da Federação Internacional de Tênis por seus mais de 25 anos de realização.
Gaúchos na briga
Além de Marcelo Krebs, outros gaúchos brigarão por títulos como Marcelo Maciel nos 55 anos, com estreia na terça-feira contra Willington Pereira, a partir das 15h30. Eurico Carvalho também joga na categoria e enfrenta Marcelo Guimarães. Nos 50 anos, o argentino Matias Epifanio, que adotou a capital gaúcha, estreia também na terça, aguardando o vencedor do jogo entre Ricardo Júnior e o uruguaio Jean Lavie. A gaúcha Laura Prochnow, de Santa Maria, tenta mais uma conquista. Ela joga na categoria 45 anos, em grupo, com Juliana Graeff e Luciana Ribeiro.












Por que a Patrícia Medrado que é campeã mundial da categoria não está participando? Fará muita falta, certamente.