Madri (Espanha) – Pela segunda vez em sua carreira profissional, Jiri Lehecka disputará as quartas de final de um Masters 1000. Depois de ter feito uma ótima campanha no piso duro de Indian Wells, o tcheco de 22 anos e atual 31º do ranking repetiu a dose no saibro de Madri, ao eliminar nesta terça-feira o pentacampeão Rafael Nadal com parciais de 7/5 e 6/4 em 2h01 de partida.
Também algoz de Thiago Monteiro na terceira rodada em Madri, Lehecka enfrenta nas quartas de final o russo Daniil Medvedev, 4º colocado no ranking. O único duelo anterior entre eles foi vencido por Medvedev, na grama de Wimbledon no ano passado.
Ao superar Nadal no saibro, Lehecka também se tornou o jogador de pior ranking a vencer ao espanhol em sua superfície favorita em torneios Masters 1000 ou Grand Slam. Até então, o recorde pertencia ao argentino Gaston Gaudio, que era o 29º do ranking no Masters de Hamburgo em 2003. O tcheco também tenta se reaproximar do melhor ranking da carreira, o 23º lugar.
Czech-mate. ♟️@jirilehecka hands Rafael Nadal a 7-5 6-4 defeat in what was possibly his final #MMOpen pic.twitter.com/s4iZ3T7Oz7
— Tennis TV (@TennisTV) April 30, 2024
Nadal conseguiu três vitórias no torneio
Para Nadal, o aspecto positivo da campanha em Madri são as três vitórias que ele conseguiu no torneio, uma delas sobre o australiano Alex de Minaur, número 11 do mundo. O espanhol também passou pelo convidado norte-americano de 16 anos Darwin Blanch e venceu uma batalha de 3h contra o argentino Pedro Cachin na terceira rodada.
Aos 37 anos e tentando voltar ao circuito depois de ter sofrido uma lesão no quadril que comprometeu suas duas últimas temporadas, o espanhol não vencia três seguidas desde 2022. Embora ocupe atualmente apenas o 512º lugar da ATP, Nadal solicitou o ranking protegido para entrar na chave em Roland Garros, mas já disse que só vai jogar se ele sentir que tem condições de ser competitivo. Após a partida, o espanhol recebeu homenagens em quadra, relembrando momentos marcantes de seus cinco títulos.
Lehecka enfrentou apenas um break-point
Unplayable 👏
Nadal can only applaud as @jirilehecka serves out the first set 7-5!#MMOPEN pic.twitter.com/YvwORuDcNx
— Tennis TV (@TennisTV) April 30, 2024
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Lehecka já no penúltimo game da parcial. Pouco antes, o tcheco salvou único break-point que enfrentou em toda a partida, com um winner de backhand na paralela para manter o serviço e fazer 4/4. Ele também havia escapado duas vezes de 0-30. Nadal, por sua vez, não escondeu a frustração pelas oportunidades desperdiçadas e perdeu os últimos oito pontos do set. Muito mais agressivo em quadra, o tcheco tinha 18 a 5 nos winners e cometeu 17 erros contra 8.
Lehecka foi impecável nos games de serviço durante o segundo set. Além de executar com eficiência o jogo de saque e primeira bola, o tcheco também estava muito confortável nas subidas à rede. Não demorou para que ele conseguisse uma quebra logo cedo e saísse vencendo por 2/0. E Nadal teve que lutar muito para salvar três break-points no terceiro game da parcial. A torcida na Caixa Mágica ficou inflamada, gritava “Sí, se puede” e tentava empurrar o ídolo espanhol, mas Lehecka se manteve frio e fiel às táticas para seguir mantendo o saque até fechar o jogo em sets diretos.
Rafa continua um lutador admirável, mas hj pegou um grande adversário! Lehecka é muito completo! E que homenagem emocionante pro Rafa! Satisfação ter acompanhado a carreira dessa lenda!
O Jeleka jogou demais. Não errou um voleio e sacou muito.
Nadal no saibro realmente é um monstro. Mesmo o adversário jogando muito, ainda igualou o jogo.
isso aí, Nadal ! o homem tá com tudo de novo ! Vc vai voltar mais forte do que nunca ! rumo ao 15º RG !
#rumoaos25slams #euacredito
Kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkk
É sério!!??
Obrigado, Rafa.
O maior competidor do esporte está parando.
Merece todas homenagens.
A homenagem foi emocionante. Não há como negar.
Gracias RAFA por tantos anos incríveis!
Essas duas partidas contra De Minaur e Lehecka pode dar alguma esperança a Nadal e seus fãs, mas no cômputo geral a impressão é que não dá pra jogar três sets nesse nível atual.
Pra mim o grande diferencial foi o jogo contra o argentino Cachin que não tem uma grande movimentação, nem potencia nem muitos recursos, o que em outros tempos era 6/1 6/2 pro Nadal e foi aquele sufoco como vcs viram…
Qualquer jogador que tenha mais potencia e algumas armas minimamente ofensivas como o Lehecka, vai vencer o Nadal.
Onde assino, Adriano. A dúvida em relação a RG é se vai apenas para ser homenageado. A despedida já está praticamente confirmada para as Olimpíadas com direito a dupla com Alcaraz. E o local é o mesmo…Abs!
Esqueci que o Touro já se inscreveu na LAVER CUP . Talvez faça algo semelhante a Federer…Abs!
Sr. SR deu tempo do Blog, mas aparece nas notícias.
Rsrsrs, abs!
Então o Monteirão perdeu de menos do que o Nadal!
Quem é o tal do “monteirão” para ousar sequer ser citado numa mesma frase que Rafael Nadal? Hater é um caso muito sério…
Rafa evitou correr muito, por isso perdeu. O tcheco estava batendo muito forte. Rafa deve estar poupando as pernas para a despedida de Roland Garros.
Aposenta karai…
Daí a gente vê a pedreira que Monteiro enfrentou. O theco tá voando nessa quadra.
Monteiro tá jogando bem no saibro.
Chega a ser constrangedor o esforço da torcida e da mídia contra o adversário, que foi muito calmo e soube levar o jogo na boa, sabendo que no final sairia vencedor, imagina se fosse o djokovic jogando contra Nadal na Espanha, com certeza saiu fora pra evitar esse tipo de situação, deixa o encontro com Nadal para outro paiz……
que chance o monteiro perdeu hein rs
Rafa lenda. E esse jogo valorizou o jogo do Monteiro
Já vimos temporada que Nadal foi sofrível nos torneios de saibro e quando chegou RG, ganhou. Se ele pegar ritmo e não sofrer com lesões, pode vir forte, ainda mais que será sua despedida.
Infelizmente depois de Roger federer nadal tbm está parando mais admiro demais o nadal no saibro joga muito hoje enfrentou adversário muito difícil leheckhka jogou muito bem
Sou fã do Djokovic, mais reconheço que o Nadal é um monstro, merece todas as homenagens
O espanhol é um lutador mesmo. Ficou até o fim, porém, como eu havia falado ontem, o Lecheka venceria em 2 sets. Que venham os próximos torneios para o Nadal.
Já tinha dito aqui ontem q apostava no Lehecka mas, me surpreendeu positivamente o Nadal, exigiu mtoooo do Tcheco no 1° set, onde jogou soberbamente nos momentos de maior pressão. Atuação beeem superior aquela contra o Cachin ..
corrigindo: “… superior àquela contra o Cachin”. Vc nunca ouviu falar sobre crase ?
Era big 3 está passando. Vai levar anos p aparecer 3 fenômenos na mesma época. Os três somam quase 300 títulos. Djkovic deve jogar até o fim do próximo ano. Sorte nossa ter a oportunidade de ver essas feras.
Pena que está indo embora a era big 3. Três fenômeno com quase 300 títulos. Sorte a nossa ser dessa geração e ver essas lendas.
Realmente Monteiro foi bem demais em Madri e perdeu jogando uma grande partida contra esta revelação que ontem bateu Nadal.