PLACAR

Kudermetova rompe com Tursunov após um semestre

Foto: Toray PPO Tennis

Moscou (Rússia) – Não durou muito a parceria entre a russa Veronika Kudermetova e o técnico Dmitry Tursunov. Após menos de seis meses de trabalho, a atleta de 26 anos anunciou o rompimento com o compatriota e alegou algumas dificuldades no relacionamento e na conduta do ex-top 20 de simples na ATP.

“O que acontece é que ele é uma pessoa muito direta. Nós, atletas, somos muito emocionais, é preciso ter um pouco de tato, principalmente quando você nos diz o que devemos fazer ou quando não se importa nem um pouco com o que queremos fazer”, frisou a número 19 do mundo. Marido da jogadora e também integrante de sua equipe técnica, Sergey Demkhine comentou ainda que manter Tursonov por uma temporada inteira teria sido muito difícil.

Ao lado do técnico russo desde Wimbledon, em julho deste ano, Kudermetova conquistou o WTA 500 de Tóquio, batendo a então número 2 do mundo Iga Swiatek nas quartas de final e a quarta colocada, Jessica Pegula, na decisão. Fora isso, foram quatro eliminações em estreias, uma queda em segunda rodada e três derrotas em terceiras fases. No WTA Elite Trophy, a russa não passou da fase de grupos nas simples, com uma derrota e uma vitória, e foi campeã nas duplas ao lado de Beatriz Haddad Maia.

Quatro rompimentos em 18 meses

Aposentado do tênis profissional desde agosto de 2017, Dmitry Tursunov logo começou a atuar como técnico e trabalhou com importantes nomes do circuito feminino, como Elena Vesnina, Aryna Sabalenka e Anett Kontaveit antes de emendar uma sequência de projetos que não deram muito certo com Emma Raducanu, Belinda Bencic e agora Veronika Kudermetova.

Em apenas um ano e meio, foram quatro trabalhos interrompidos precocemente. Com Kontaveit, foram dez meses de parceria até que a jogadora anunciou a separação mútua em junho de 2022. Poucas semanas depois, o treinador se juntou à equipe de Raducanu em caráter experimental e ficou apenas até o fim de setembro, assumindo então o comando da comissão técnica da campeã olímpica Belinda Bencic. Só que, mais uma vez, a parceria não foi longe e eles encerraram o ciclo em abril deste ano. Agora, o anúncio de Kudermetova escancara de vez a dificuldade de Tursunov em emplacar projetos duradouros.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE