PLACAR

Krueger derruba favorita e vence 1º WTA aos 19 anos

Ashlyn Krueger (Foto: Akira Ando/Japan Open)

Osaka (Japão) – A jovem norte-americana de 19 anos Ashlyn Krueger conquistou seu primeiro título de WTA 250 em Osaka. A jogadora de 1,85m se aproveitou da potência de seu saque e dos golpes de fundo e venceu neste domingo a chinesa Lin Zhu, principal cabeça de chave do torneio e 35ª do ranking, por 6/3 e 7/6 (8-6). Krueger não perdeu sets ao longo da semana.

Krueger iniciou a semana como 123ª do mundo e dará um salto no ranking com os 280 pontos conquistados. Ela não apenas debuta no top 100, como também se aproxima do grupo das 70 melhores do mundo.

Até então, o principal resultado de Krueger na atual temporada era um título da série 125 da WTA na grama. Nos tempos de juvenil, chegou a vencer o tradicional Orange Bowl em 2020. Ela treina com Michael Joyce, que foi um dos mentores de Maria Sharapova e já treinou também Victoria Azarenka e Jessica Pegula.

Vice-campeã do torneio, Lin Zhu conquistou em fevereiro seu primeiro WTA 250 em Hua Hin, na Tailândia. A experiente jogadora de 29 anos tinha a chance de entrar no top 30 pela primeira vez em caso de título em Osaka. Na atual temporada, a chinesa conseguiu seus dois melhores resultados em Grand Slam, oitavas no Australian Open e terceira rodada no US Open.

 

Na final disputada em uma manhã de muito sol e calor no Japão, as condições da quadra estavam rápidas e favoreciam o jogo agressivo da norte-americana, que disparou sete aces e não enfrentou break-points. Krueger tentava definir os pontos com o saque e primeira bola, enquanto Zhu apostava em um jogo de mais solidez do fundo de quadra, evitando riscos.

O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Krueger ainda no início da partida. Ela saiu vencendo por 3/0 e não teve o saque ameaçado, além de liderar com folga a contagem de winners por 16 a 3.

Zhu equilibrou as ações no segundo set, que foi inteiramente sem quebras ou mesmo break-points. A chinesa chegou a ter um set-point no tiebreak, mas Krueger conseguiu se salvar. Pouco depois, a norte-americana encaixou um winner de devolução com o forehand no 6-6 para chegar ao match-point e não deixou a oportunidade escapar. Krueger fez 28 winners contra 13 de Zhu e cometeu 26 erros diante de 16 da rival.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE