Osaka (Japão) – A jovem norte-americana de 19 anos Ashlyn Krueger conquistou seu primeiro título de WTA 250 em Osaka. A jogadora de 1,85m se aproveitou da potência de seu saque e dos golpes de fundo e venceu neste domingo a chinesa Lin Zhu, principal cabeça de chave do torneio e 35ª do ranking, por 6/3 e 7/6 (8-6). Krueger não perdeu sets ao longo da semana.
Krueger iniciou a semana como 123ª do mundo e dará um salto no ranking com os 280 pontos conquistados. Ela não apenas debuta no top 100, como também se aproxima do grupo das 70 melhores do mundo.
Capping off an outstanding week in Osaka 🏆
Ashlyn Krueger wins her first Hologic WTA Tour title, fending off top seed [1] Zhu, 6-3, 7-6(6)!#KinoshitaJOTennis pic.twitter.com/kg6Zl1CoXV
— wta (@WTA) September 17, 2023
Até então, o principal resultado de Krueger na atual temporada era um título da série 125 da WTA na grama. Nos tempos de juvenil, chegou a vencer o tradicional Orange Bowl em 2020. Ela treina com Michael Joyce, que foi um dos mentores de Maria Sharapova e já treinou também Victoria Azarenka e Jessica Pegula.
Vice-campeã do torneio, Lin Zhu conquistou em fevereiro seu primeiro WTA 250 em Hua Hin, na Tailândia. A experiente jogadora de 29 anos tinha a chance de entrar no top 30 pela primeira vez em caso de título em Osaka. Na atual temporada, a chinesa conseguiu seus dois melhores resultados em Grand Slam, oitavas no Australian Open e terceira rodada no US Open.
Na final disputada em uma manhã de muito sol e calor no Japão, as condições da quadra estavam rápidas e favoreciam o jogo agressivo da norte-americana, que disparou sete aces e não enfrentou break-points. Krueger tentava definir os pontos com o saque e primeira bola, enquanto Zhu apostava em um jogo de mais solidez do fundo de quadra, evitando riscos.
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Krueger ainda no início da partida. Ela saiu vencendo por 3/0 e não teve o saque ameaçado, além de liderar com folga a contagem de winners por 16 a 3.
Zhu equilibrou as ações no segundo set, que foi inteiramente sem quebras ou mesmo break-points. A chinesa chegou a ter um set-point no tiebreak, mas Krueger conseguiu se salvar. Pouco depois, a norte-americana encaixou um winner de devolução com o forehand no 6-6 para chegar ao match-point e não deixou a oportunidade escapar. Krueger fez 28 winners contra 13 de Zhu e cometeu 26 erros diante de 16 da rival.