PLACAR

Keys volta à semi após 5 anos e desafia Sabalenka

Foto: Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) – Na partida que encerrou as quartas de final da chave feminina do US Open, Madison Keys superou Marketa Vondrousova e garantiu sua volta à semifinal em Nova York depois de cinco anos. A norte-americana marcou as parciais de 6/1 e 6/4 em 1h21, eliminando assim a atual campeã de Wimbledon.

Esta é a sexta semifinal de Grand Slam na carreira de Keys e a terceira no US Open. Ela foi vice-campeã em 2017 e parou na semi no ano seguinte. A jogadora de 28 anos também alcançou a penúltima rodada duas vezes na Austrália e uma em Roland Garros.

Ex-número 7 do mundo, Keys aparece atualmente no 17ª posição. Ela já volta a atuar na quinta-feira à noite contra Aryna Sabalenka, que será a nova líder do ranking a partir da próxima semana. A norte-americana tem apenas uma vitória em três jogos contra a bielorrussa. Sabalenka venceu o duelo mais recente, nas quartas de final de Wimbledon deste ano.

Já Vondrousova carregava uma invencibilidade de 11 jogos em Grand Slam. A canhota de 24 anos e atual nona colocada do ranking fez a melhor campanha em cinco participações no US Open. Há dois dias, quando venceu a norte-americana Peyton Stearns pelas oitavas, a tcheca relatou ter sofrido uma lesão no cotovelo esquerdo, que a fez se retirar da chave de duplas, ao lado de Barbora Strycova.

Para uma partida que prometia um bom contraste de estilos, entre o jogo agressivo e de muita potência de Keys contra as variações de Vondrousova, a disputa desta quarta-feira e acabou sendo unidimensional, basicamente decidida pelos ralis do fundo de quadra. E como a norte-americana tem mais peso de bola, conseguiu se impor e comandar os pontos com seu forehand, vencendo de forma dominante.

O jogo iniciou com um susto. Um torcedor passou mal ainda no primeiro game e precisou ser atendido pela equipe médica do torneio. O jogo ficou paralisado por aproximadamente 10 minutos. Na volta, a norte-americana salvou um break-point e deu início a sua grande atuação no primeiro set. Ela conseguiu duas quebras e saiu vencendo por 5/0. Só então, Vondrousova conseguiu confirmar o serviço, mas não evitou a perda do set logo depois.

A segunda parcial foi um pouco mais equilibrada e o domínio de Keys nos pontos mais importantes fez a diferença. A tenista da casa salvou mais seis break-points. Cinco dessas chances de quebra foram no oitavo game. Logo na sequência, com o placar empatado por 4/4, ela conseguiu a única quebra da parcial e decidiu a partida no saque pouco depois. Keys fez quase o dobro de winners, 19 a 10, e por ser mais agressiva, cometeu 28 erros contra 19. Ela aproveitou os três break-points que teve e salvou nove em toda a partida.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE