Madri (Espanha) – A norte-americana Madison Keys precisou de dois sets muito duros para garantir seu lugar nas oitavas de final do WTA 1000 de Madri. A número 5 do ranking superou a russa Anna Kalinskaya em batalha de 1h49 e as parciais de 7/5 e 7/6 (7-3).
Semifinalista do torneio no ano passado, seu melhor resultado em 10 aparições em Madri, Keys agora espera a vencedora do duelo entre a compatriota Emma Navarro e a croata Donna Vekic.
Já a russa Mirra Andreeva, em busca de seu terceiro título de nível 1000 de sua ótima temporada, superou a polonesa Magdalena Frech, com parciais de 7/5 e 6/3. A número 7 do mundo fez quartas em Madri na última temporada e terá amplo favoritismo para repetir a campanha já que enfrenta a surpreendente ucraniana Yulia Starodubteva, 99º do mundo, que eliminou a top 20 Liudmila Samsonova, por 2/6, 7/6 (7-2) e 6/0.
Coming out victorious ⭐️
Qualifier Yuliia Starodubtseva battles back to earn her spot in the Round of 16, defeating Samsonova 2-6, 7-6(2), 6-0!#MMOPEN pic.twitter.com/54C1k9oWD6
— wta (@WTA) April 26, 2025
Keys evitou três break-points logo no terceiro game e conseguiu vantagem ao obter quebra para 3/2, mas cedeu o empate em seguida. Os games enfim ficaram mais fáceis para as sacadoras, com Keys vencendo dois consecutivos sem perder ponto, até que obteve quebra fácil e fechou na terceira tentativa.
O segundo set foi ainda mais complicado para a norte-americana. Kalinskaya elevou o nível e chegou a ter 3/0 até que devoluções firmes de Keys conseguiram duas quebras e a virada para 4/3. Sacou então para fechar a partida sem sucesso e precisou salvar três set-points antes de levar ao tiebreak. A russa então perdeu quatro serviços e facilitou a vida de Keys.
Mirra por sua vez encontrou dificuldades com o jogo de base consistente de Frech. Salvou um break-point no quarto game antes de obter a primeira quebra, outros três antes de fazer 5/3 mas enfim cedeu à pressão na hora de sacar para o set. Frech não aproveitou o momento, viu a russa devolver bem e cedeu o serviço para permitir 6/5.
Mais confiante, a jovem russa obteve vantagem ainda no terceiro game do segundo set, sacou melhor para ganhar dois games de zero e, com 5/3, forçou um game muito longo que acabou logo no primeiro match-point.