Delray Beach (EUA) – Em bom final de semana para o tênis sérvio, Miomir Kecmanovic barrou o garoto norte-americano Alex Michelsen e garantiu seu lugar na decisão do ATP 250 sobre piso sintético descoberto em Delray Beach. O número 56 do mundo marcou as parciais de 7/6 (7-3) e 6/3, e se juntou a Hamad Medjedovic, finalista em Marselha. A festa sérvia só não foi completa porque Laslo Djere parou em João Fonseca em Buenos Aires.
Seu adversário na decisão deste domingo será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que barrou o momento ascendente do italiano Matteo Arnaldi. Atual 60º do ranking, Fokina ganhou com parciais de 6/4 e 6/4.
Kecmanovic disputará sua quinta final de nível ATP e a primeira desde 2023 depois de desperdiçar dois set-points com 6/5 na primeira parcial, mas reagir bem no desempate. Seu único título de primeira linha aconteceu há quase cinco anos, no saibro de Kitzbuhel. Depois disso, perdeu as finais de Estoril e Delray Beach em 2023. Ele ainda foi vice na grama de Antalya em 2019.
Ex-21º do ranking, Fokina ainda sonha com seu primeiro troféu de ATP. Sua única chance veio no Masters 1000 de Monte Carlo de 2022, onde perdeu para Stefanos Tsitsipas. A campanha do espanhol em Delray Beach incluiu a vitória sobre o favorito e top 5 Taylor Fritz nas quartas.
Nos três duelos já realizados, Kecmanovic venceu todos, sempre sobre piso sintético. O primeiro foi no challenger de Ningbo, em 2018, seguido pela vitória no Next Gen Finals da temporada seguinte e da primeira rodada da Basileia em 2022.
E o maluco do espanhol tá na chave do Rio semana que vem. O que tem de talentoso, tem de doido esse aí. Poucos falam dele, mas faz bem demais ao circuito.