Charleston (EUA) – Em seu primeiro torneio desde a troca de nacionalidade da Rússia para a Austrália, Daria Kasatkina estreou com vitória no WTA 500 de Charleston, em quadras de har-tru (saibro verde). A número 12 do mundo precisou de apenas 1h para marcar um duplo 6/1 contra a norte-americana Lauren Davis, 211ª do ranking.
“Estava muito tensa no início, mas consegui lidar bem. O placar faz parecer que foi um jogo fácil, mas tivemos muitos games longos”, disse Kasatkina após a partida. “Esta semana tem sido bastante estressante com todas as mudanças. E quando você entra em quadra, todo o estresse que você está vivendo explode. Mas estou muito feliz com a forma como eu lidei com a situação”.
A jogadora de 27 anos falou em entrevista ao Tennis Channel sobre o que motivou a troca de nacionalidade. Ela é assumidamente homossexual, o que é criminalizado na Rússia, além de ter se posicionado publicamente de forma contrária ao governo do país por conta da guerra na Ucrânia. “A Austrália é um ótimo lugar, onde as pessoas são muito legais e todo mundo é tratado da mesma forma. Ninguém julga ninguém e você pode ser você mesmo”.
Daria’s dialed in 📞@DKasatkina knocks out Davis 6-1, 6-1 to advance in Charleston!#CharlestonOpen pic.twitter.com/QrE2mweHvy
— wta (@WTA) April 2, 2025
No âmbito esportivo, ao defender a Austrália, ela também poderá disputar competições como a Billie Jean King Cup e os Jogos Olímpicos no futuro. “E em quadra, os jogadores australianos são conhecidas pelo espírito de equipe. É um país muito forte esportivamente. Vencer o primeiro jogo como australiana foi muito especial para mim, estou muito feliz e honrada por isso”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Kasatkina tem bom histórico em Charleston. Ela foi campeã do torneio em 2017 e chegou à final do ano passado, superada por Danielle Collins. Além disso parou na semifinal de 2023. Sua próxima adversária será a norte-americana Sofia Kenin, ex-número 4 do mundo e atual 44ª do ranking, que venceu a suíça Belinda Bencic, campeã em 2022 e atual 41ª do ranking, por 6/0 e 6/3. Será o sexto duelo entre Kasatkina e Kenin, com três vitórias para cada lado.
muito feliz por ela! S2
Parabéns Kasatkina!
Parabéns e felicidades com a cidadania Australiana
Dá gosto ver uma jogadora como essa, e se naturalizou Australiana para felicidade dos australianos. Bem que a Sabalenka poderia se casar com o noivo brasileiro e se naturalizar brazuca pra fazer a nossa felicidade também.