Adelaide (Austrália) – Convidada para a disputa do WTA 500 de Adelaide, a jovem australiana Emerson Jones aproveitou muito bem a oportunidade de de disputar um torneio de alto nível e surpreendeu a chinesa Xinyu Wang, 37ª do mundo, com direito a “pneu” e placar final de 6/4 e 6/0 em apenas 72 minutos de confronto.
“Eu nem pensei que conseguiria um convite para este torneio. Então, vencer uma rodada é ainda mais especial”, disse Jones em sua entrevista na quadra. “Estou bem surpresa e um pouco chocada. Conforme a partida avançava, eu só pensava que precisava focada em cada ponto. Fiz isso até quando estava 5/0′”.
Jones é a atual número 1 do ranking mundial juvenil, disputou as finais do Australian Open e de Wimbledon da categoria e terminou a participação em competições de base vencendo o ITF Junior Finals na China, em outubro. Como profissional, ocupa o 371º lugar da WTA e conquistou um título de ITF W75 em Sydney no fim do ano passado. A jovem tenista também já tem convite para a chave principal do Australian Open.
Duas vezes, finalista Kasatkina bem em Adelaide
A adversaráia de Jones na segunda rodada será a russa Daria Kasatkina, que não teve dificuldade para confirmar a condição de cabeça de chave número 3 e passou sem sustos pela tenista da casa Olivia Gadecki, gastando 1h22 para triunfar como placar final de 6/2 e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Kasatkina tem bom histórico recente em Adelaide e disputou duas finais nos últimos anos, sendo superada por Belinda Bencic em 2023 e por Jelena Ostapenko na temporda passada. A atual número 9 do mundo está apenas uma posição abaixo do melhor ranking da carreira.
Putintseva estreia bem, Vondrousova volta ao circuito com vitória
Outra que também superou a primeira rodada com firmeza foi a cazaque Yulia Putintseva, que teve uma adversária complicada, a croata Donna Vekic, mas mesmo assim triunfou em sets diretos, com 6/2 e 6/3. Ela espera pela vencedora do jogão entre a norte-americana Danielle Collins, quarta pré-classificada, e a tunisiana Ons Jabeur.
Já a tcheca Marketa Vondrousova, que disputa seu primeiro torneio desde Wimbledon, recuperada de lesão e cirurgia no ombro, superou a russa Anastasia Pavlyuchenkova em três sets, com parciais de 6/4, 6/7 (4-7) e 6/2, numa longa partida de 2h42. Sua próxima adversária será ou a compatriota Katerina Siniakova, ou a russa Diana Shnaider, sexta favorita.
Também teve trabalho na primeira rodada, precisando jogar três sets para seguir adiante, a russa Ekaterina Alexandrova, algoz da canhota canadense Leylah Fernandez com o placar final de 6/4, 3/6 e 6/2, depois de 2h13 de jogo. Ela desafiará a norte-americana Emma Navarro, cabeça de chave 1, que estreia direto na segunda rodada.
Olha a nova geração chegando .jones
Coitada da Bia que levou uma surra da Madison agora a pouco logo de cara