Jeline Vandromme e Max Schoenhaus são campeões no Junior Finals

Max Schoenhaus e Jeline Vandromme (Foto: ITF)

Chengdu (China) – A belga Jeline Vandromme e o alemão Max Schoenhaus conquistaram os títulos da edição de 2025 do ITF Junior Finals, disputado ao longo desta semana na cidade chinesa de Chengdu. As finais foram realizadas neste domingo.

Atual campeã do US Open em sua categoria, Vandromme conquistou o Finals de maneira invicta. A belga de 17 anos e número 8 do ranking superou na final a norte-americana Kristina Penickova por 4/6, 7/6 (7-5) e 7/5 em 2h30 para vencer o décimo título de sua carreira juvenil.

Esta foi a terceira vitória de Vandromme sobre Penickova, número 3 do ranking, sendo que uma foi na campanha para o título em Nova York e as outras duas já na semana atual. Como profissional, a belga já tem quatro títulos e ocupa o 479º lugar no ranking da WTA.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Nem sei se consigo expressar isso em palavras! Ainda é inacreditável. Foi uma partida louca. A Kristina jogou muito bem. Estou muito feliz por ter lutado até o fim por cada ponto, por ter conseguido passar. Ganhar este título é uma sensação incrível”.

Já na final masculina, Max Schoenhaus dominou a partida de apenas 48 minutos contra o romeno Yannick Alexandrescou e fez 6/2 e 6/0. Este é o terceiro título de ITF para o alemão de 18 anos e número 5 do ranking, que foi finalista de Roland Garros na categoria.

Schoenhaus havia ficado em segundo lugar de seu grupo, atrás do espanhol Andres Santamarta Roig, mas se recuperou na fase decisiva e também eliminou na semi o italiano Jacopo Vasami, que estava invicto no torneio. Como profissional, o alemão ocupa o 843º lugar da ATP.

“Estou muito feliz por ter jogado o meu melhor tênis durante toda a semana. Os oito melhores juvenis estão aqui e é muito difícil competir. Gosto muito de todos os meninos, eles são meus amigos próximos. Nunca é fácil jogar contra eles, mas estou muito feliz por ter conquistado o título e jogado o meu melhor tênis”.

Torneio vale mil pontos no ranking

Os campeões vão receber 1.000 pontos no ranking juvenil, o mesmo valor atribuído a um título de Grand Slam da categoria. O desempenho pode ser decisivo na disputa pelo número 1 do mundo ao fim da temporada. Além disso, um ranking melhor dará acesso a torneios profissionais em 2026 por meio do programa de aceleração da ITF.

Todos os 16 participantes desta semana também terão apoio financeiro para a transição ao circuito profissional. Um valor recorde de US$ 220 mil será destinado a garantias para viagens, sendo até US$ 23 mil para os campeões, com valores decrescentes até o oitavo colocado.

Entre os grandes nomes do tênis mundial já passaram pelo Junior Finals estão quatro campeãs de Grand Slam: Marketa Vondrousova, Elena Rybakina, Sofia Kenin e Jelena Ostapenko, além de Casper Ruud, Holger Rune, Andrey Rublev, Lorenzo Musetti, Taylor Fritz, Qinwen Zheng e Leylah Fernandez.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.