Roma (Chile) – Pela primeira vez em 16 anos, o Chile terá um representante na final de um Masters 1000. O experiente Nicolas Jarry, de 28 anos, conseguiu uma vaga na final de Roma e repetiu o feito do compatriota Fernando Gonzalez, no mesmo torneio em 2007. Na semifinal desta sexta-feira, Jarry superou o norte-americano Tommy Paul, 16º do ranking, por 6/3, 6/7 (3-7) e 6/3 em 2h45 de partida.
Vencedor de três títulos de ATP, Jarry disputará a sétima final da carreira e a segunda na temporada. Este ano, ele ficou com o vice em Buenos Aires. O chileno pode repetir o feito de Marcelo Rios, campeão do torneio em 1998. Ele enfrenta na final de domingo o alemão Alexander Zverev, número 5 do mundo e campeão do torneio em 2017. Zverev lidera o histórico de confrontos por 4 a 2.
Algoz do número 8 do ranking Stefanos Tsitsipas nas quartas de final, Jarry vai em busca de sua 11ª vitória contra top 10 na carreira e a terceira na temporada. Este ano, ele também derrotou Carlos Alcaraz em Buenos Aires e Casper Ruud em Miami.
Keep calm and Jarry on 🔥@NicoJarry holds his nerve to reach his MAIDEN Masters 1000 final, defeating Paul in 3-sets#IBI24 pic.twitter.com/MR758kv4e0
— Tennis TV (@TennisTV) May 17, 2024
A vaga na final de Roma faz com que Jarry volte ao top 20 e alcance o 17º lugar. Ele pode chegar à 15ª posição em caso de título. Já Tommy Paul será o 14º colocado na próxima atualização do ranking. O norte-americano derrotou dois top 10, Daniil Medvedev nas oitavas e Hubert Hurkacz nas quartas.
Chileno esteve perto de fechar em sets diretos
Jarry fez um primeiro set muito seguro no saque e não enfrentou break-points. E embora tenha criado uma oportunidade de quebra logo no início da partida, ele só aproveitou uma chance no oitavo game. Mais agressivo em quadra, o chileno fez 8 a 2 nos winners e cometeu 13 erros contra 8.
Jarry’s got talent 😮💨@NicoJarry electrifying the Roma crowd…
#IBI24 pic.twitter.com/I7cPzgKz2K— Tennis TV (@TennisTV) May 17, 2024
Logo no início do segundo set, Paul teve que escapar de um 15-40. Mas não demorou para que Jarry conseguisse a quebra. O chileno chegou a liderar por 4/2, mas teve o serviço quebrado no oitavo game. A definição ficou para o tiebreak, em que Paul abriu grande vantagem e sustentou a liderança até o fim. Jarry fez 14 a 8 nos winners e cometeu 24 erros contra apenas 4 do norte-americano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O terceiro set também teve apenas uma quebra, conquistada pelo chileno com uma excelente devolução no sexto game para novamente fazer 4/2. Mas diferente do que havia acontecido na parcial anterior, o chileno seguia confirmando seus serviços de forma tranquila. Sacando para o jogo, entretanto, foram necessários cinco match-points até que a vitória fosse confirmada.
A landmark moment for @NicoJarry and his team 👏#IBI24 pic.twitter.com/t3gxi6qWFx
— Tennis TV (@TennisTV) May 17, 2024
Vem jogando bem demais esse ano, era de se esperar um grande resultado a qualquer momento.
uma pena… gosto muito do Paul, um dos meus jogadores favoritos no circuito
O último sul americano numa final de Masters tinha sido o Del Potro em Miami?
Indian Wells*
Schartzman em Roma, 2020.
A matéria não diz um su americano , ela especifica : ÚLTIMO CHILENO.
Eu n corrigi a matéria, apenas fiz uma pergunta
Transmissão ficava o jogo todo resumindo o Jarry ao poderoso saque mas, o cara tem golpes de fundo brutais(backhand dele incluso, bem eficiente), um jogo de rede decente, clr, poderia ter mais variações mas tá longe de ser apenas um sacador..
E o “Brazilian Storm” vai colocar alguém em finais de masters quando? Rs
Vai demorar ein
Vai não, é só vc ser o tenista representante do país.
Daqui a alguns anos acho que o Fonseca
Estamos esperando você nos representar.
Quando vc for o tenista , representante.
A Bia já esteve recentemente em final de Masters. Considerando o tênis como um todo e não apenas o masculino.
Puxa, quase a final Chilena!!
Zverev ganha
Porque não voltam com o Placar antigo onde a gente via a chave do Torneio completa, quem ia jogar contra quem e se eram Oitavas, Quartas, semi
As chaves permanecem lá: https://tenisbrasil.uol.com.br/cat/todos-os-resultados/chaves
Um grande jogo, uma grande vitória e uma grande conquista. Gosto muito de ambos os tenistas e Tommy Paul valorizou demais a derrota, salvando 04 match points. Quem diria, o CHILE colocando dois excelentes tenistas no TOP 25. Merecem aplausos, JARRY e TABILO fizeram um grande torneio.
ótimo jogador, muito forte e habilidoso, como Delpo…mas temo por sua condição física, por ser muito alto.