Londres (Inglaterra) – Assim como havia acontecido na final do Australian Open em janeiro, a eslovaca Renata Jamrichova levou a melhor sobre a auastraliana Emerson Jones e conquistou também o torneio juvenil de Wimbledon. A canhota de 17 anos marcou as parciais de 6/3 e 6/4 e voltará à liderança do ranking mundial da categoria.
“Estou muito feliz e grata agora por poder ter essa lembrança de jogar meu último torneio juvenil aqui, em um ambiente tão bonito e nesta quadra incrível e contra a Emerson”, disse Jamrichova na cerimônia de premiação. “Foi uma das melhores partidas juvenis que já joguei. E sinto que estou melhorando como pessoa fora e dentro das quadras a cada dia”.
Este é o segundo ano consecutivo que uma juvenil conquista dois Grand Slam na mesma temporada. Ano passado, a russa Alina Korneeva ganhou o Australian Open e Roland Garros. Antes delas, as últimas a conseguirem esse feito havia sido a suíça Belinda Bencic e a croata Ana Konjuh no ano de 2013, Bencic foi campeã de Roland Garros e Wimbledon, enquanto Konjuh ganhou o Australian Open e o US Open.
Joy for Jamrichova 🌟
The Slovakian defeats Australia’s Emerson Jones 6-3, 6-4 to win her second girls’ singles Grand Slam title of 2024 💪#Wimbledon pic.twitter.com/g6NSjW5oyf
— Wimbledon (@Wimbledon) July 14, 2024
Primeira juvenil de seu país a conquistar Wimbledon, Jamrichova venceu na atual temporada seus dois primeiros torneios como profissional, em Telde na Espanha e Sharm ElSheikh no Egito. Ela ocupa o 546º lugar no ranking da WTA e tem duas vitórias contra adversárias do top 100, diante da compatriota Anna Karolina Schmiedlova e da argentina Nadia Podoroska.
Vice-campeã, Jones tem 16 anos e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da categoria. Ela conseguiu o melhor resultado de uma juvenil australiana em Wimbledon desde o título de Ashleigh Barty em 2011. Dez anos mais tarde, em 2021, Barty também foi campeã entre as profissionais. Ela ocupa o 630º lugar no ranking profissional da WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Jamrichova teve um início de partida arrasador, vencendo 12 dos primeiros 14 pontos disputados para sair vencendo por 3/0. Ela não teve o saque ameaçado durante o primeiro set e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço. Já no segundo set, a eslovaca começou atrás no placar, estava perdendo por 3/1, mas devolveu a quebra na sequência. Ela ainda salvou break-point no oitavo game e ganhou confiança para voltar a quebrar para vencer os últimos três games da partida.
Grant e Jovic vencem mais um Slam nas duplas, tcheca vence nos 14 anos
Presenting the 2024 Girls’ Doubles champions ✨
American duo Tyra Caterina Grant and Iva Jovic defeat Great Britain’s Mingge Xu and Mika Stojsavljevic 7-5, 4-6 [10-8] 🇺🇸#Wimbledon pic.twitter.com/OlN8EPv50N
— Wimbledon (@Wimbledon) July 14, 2024
O título de duplas também ficou com uma parceira campeã do Australian Open, as norte-americanas Tyra Caterina Grant e Iva Jovic, que derrotaram as britânicas Mika Stojsavljevic e Mingge Xu por 7/5, 4/6 e 10-8. Grant e Jovic também foram finalistas de Roland Garros nas duplas e fizeram parte da equipe campeã da Billie Jean King Cup Junior no fim do ano passado.
Já na categoria 14 anos, o título é de Jana Kovackova, que derrotou na final a letã Keisija Berzina por 5/7, 6/3 e 10-2. Kovackova passou invicta pela fase de grupos contra a norte-americana Margaret Sohns, a britânica Daniella Britton e a paraguaia Zoe Doldan. E na semifinal, venceu a britânica Megan Knight.