ITF vai liberar comunicação entre treinadores e tenistas em 2025

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Londres (Inglaterra) – Norma que já estava em vigência no topo dos circuitos profissionais (coaching), liberada tanto na ATP quanto na WTA, a comunicação entre treinador e tenista será oficializada pela ITF (Federação Internacional de Tênis) em seus torneios a partir de 2025.

Após alguns anos de teste, a entidade que comanda o tênis mundial acredita que o resultado foi satisfatório pela maioria dos jogadores, treinadores e árbitros.

Uma votação majoritária dos delegados da Associação Nacional na Assembleia Geral Anual da ITF de 2024, em Hong Kong, permitiu a mudança na regra a partir de 1º de janeiro de 2025.

O Comitê apoiou o pedido e acredita que permitir a comunicação entre técnicos e tenistas irá alinhar as abordagens de treinamento entre os órgãos internacionais, reduzir a carga sobre os árbitros de cadeira para policiar a atual restrição à comunicação e reduzir a subjetividade na aplicação da atual restrição ao “coaching”.

Além disso, eles acreditam que a decisão irá apoiar o desenvolvimento dos jogadores e também, tornar o tênis mais justo e, potencialmente, mais divertido.

Diretor executivo sênior jurídico e de integridade da ITF, Stuart Miller comentou a mudança. “Isso vem acontecendo aos poucos desde 2017. Reunimos feedback de todas as principais partes interessadas, incluindo jogadores, treinadores e árbitros de cadeira”, afirmou o dirigente.

“Os jogadores sentiram que foi um desenvolvimento positivo e tornou os torneios mais interessantes para eles. Os treinadores disseram que isso ajuda no desenvolvimento dos jogadores e ajuda a melhorar a posição de sua profissão. Os árbitros de cadeira disseram que isso melhora sua capacidade de se concentrar em monitorar o jogo e tomar as decisões certas”, complementou.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Roberto Pascarelli
Roberto Pascarelli
1 mês atrás

Se na pratica ja acontece de qualquer maneira, esta certo em oficializar. Porem, tem um pouco de elitista na medida, ja que muitos jogadores nao podem viajar com seus treinadores, pela questao financeira.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.