Iga vence jogaço com Rybakina e Polônia volta à final da United Cup

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Sydney (Austrália) – Pelo segundo ano consecutivo, a Polônia disputará a final da United Cup e segue na busca por um título inédito na competição entre países. E novamente, a equipe conta com uma semana impecável de Iga Swiatek, que marcou sua quarta vitória seguida em simples, além de já ter vencido dois jogos de duplas na fase de grupos. A número 2 do mundo venceu um grande jogo neste sábado Elena Rybakina, sexta colocada no ranking, por 7/6 (7-5) e 6/4 em 2h03 e definiu o confronto contra o Cazaquistão.

Esta foi a terceira vitória de Swiatek em sete jogos contra Rybakina no circuito. A cazaque havia vencido o duelo mais recente, na semifinal de Stuttgart em quadra de saibro, mas a polonesa chega ao segundo triunfo seguido no piso duro. Ela já havia levado a melhor na final de Doha, em fevereiro do ano passado.

“Acho que foi a primeira vez que consegui vencer com Elena em uma superfície tão rápida quanto essa, então é uma vitória que significa muito”, disse Swiatek na quadra após sua vitória. “Sei que não comecei tão bem, senti como se estivesse um pouco travada. Mas trabalhei para mudar o jogo e fico feliz por ter feito isso na última chance possível no primeiro set. É sempre difícil jogar contra a Elena”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A semifinal deste sábado começou com uma tranquila vitória de Hubert Hurkacz, 16º do mundo, sobre Alexander Shevchenko, 78º colocado, por 6/3 e 6/2. Hurkacz mantém o perfeito retrospecto nos quatro jogos contra Shevchenko no circuito profissional.

Mesmo com o confronto já definido, também foi disputada a partida de duplas, já que cada vitória na United Cup vale pontos no ranking. Os capitães escalaram três tenistas que tiveram menos oportunidades na semana e os poloneses venceram de novo, Maja Chwalinska e Jan Zielinski marcaram 6/4 e 6/1 contra Zhibek Kulambayeva e Alexander Shevchenko.

Agora, a Polônia aguarda o confronto entre Estados Unidos e República Tcheca, que se enfrentam a partir de 3h30 (de Brasília) com transmissão da NSports (no YouTube, na Claro, na Vivo e na Sky).

Começo difícil para a polonesa e virada no primeiro set

Apesar de ser um encontro entre duas jogadoras que praticam um tênis agressivo, havia um constraste de estilos entre os golpes mais retos da cazaque e as bolas com maior spin da polonesa. Rybakina foi a primeira a quebrar e fez 3/2, aproveitando-se de um momento com maior instabilidade no saque e no forehand da adversária. Ela vinha sustentando a vantagem sem enfrentar break-points até liderar por 5/3.

A reação de Swiatek na partida começou justamente quando ela mais precisava. Ela confirmou o serviço para se manter viva no set e depois contou com uma sequência de erros da adversária para ter suas primeiras chances de quebra. Rybakina sacou bem em alguns dos break-points que enfrentou, mas a presão constante naquele game acabou rendendo a quebra.

A número 2 do mundo chegou a ter dois set-points quando liderava por 6/5, mas Rybakina sobreviveu a um longo game de saque com 13 minutos de duração. A definição ficou para o tiebreak, que começou com dificuldades para as sacadoras até o 3-3. Swiatek passou à frente no placar ao explorar uma subida da rival à rede para fazer 4-3. E mesmo permitindo o empate, ao errar um forehand no ponto seguinte, conseguiu recuperar a vantagem na sequência. Ela só fechou o set em sua quarta oportunidade.

O segundo set começou com Swiatek confirmando seus serviços com maior facilidade e criando break-points em diversos games de serviço de Rybakina. E no momento em que a cazaque baixou um pouco a intensidade e cometeu mais erros, quebrou de zero para fazer 4/3. Sacando para o jogo, a polonesa salvou o único break-point que enfrentou na parcial ao sustentar um longo rali de fundo. E em mais um ponto longo, contou com um erro da cazaque junto à rede para definir a disputa em sets diretos.

Subscribe
Notificar
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
2 dias atrás

Que JOGAÇO senhores !!! Iga super emocionada na entrevista por ter vencido pela primeira vez a Rybakina em uma quadra rápida, dizendo que isso significava muito para ela !!! Valeu muito a pena ficar acordado até tarde para assistir a esse espetáculo de tênis !!! Estão de parabéns pelo show de tênis que deram em quadra !!!

William
William
1 dia atrás
Responder para  SANDRO

Não foi a primeira vitória em quadra rápida. A Iga já venceu ela em Doha e lá foi quadra dura. Numa final, inclusive. Mas ela quiz dizer acho, pela questão de uma quadra mais rápida.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  William

Ninguém melhor que a própria IGA SWIATEK para saber se a quadra é rapida ou não… Se quiser contestar discuta com a própria IGA…

William
William
1 dia atrás
Responder para  SANDRO

Mas Doha é quadra dura..isso não cabe discussão.

Ramon
Ramon
2 dias atrás

A “limitada” Iga tá vindo com sangue nos olhos pra 2025 hein. Já venceu as pedreiras Muchova e Rybakina…sem o peso do N1, e com o novo técnico que promete acrescentar mais ferramentas na caixa, acredito que ela deve performar muito bem no AO e WB, oque penso ser os grandes objetivos da polaca hoje.

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Ramon

Ramon onde está a técnica dela filhão? Então até hoje estou procurando isso até hoje que não vejo kkkk, estou esperando o novo técnico da Iga a melhorar isso nela que até agora nada, então tecnicamente a Iga é limitada demais que só não ver quem não quer, mas mentalmente e fisicamente é a melhor tenista do mundo disparada mesmo tendo alguns problemas na coxa ,neste começo de temporada, mas mesmo assim neste quesito a vejo superior comparada às outras provando isso hoje de novo que acabou sendo merecido à sua vitória. A respeito da Ribakina, que mesmo tecnicamente é um pouco melhor que a polonesa, ainda mentalmente tem fragilidades que foi provado de novo ao ter um 5×3 que não conseguiu suportar devido à pressão da adversária sendo mérito do mental da Iga, mas no tiebreak ali achei uma falha absurda no seu mental ao sacar pessimamente, aliás, quem tem um dos melhores ou o melhor saque entre as mulheres encolher assim aí não tem jeito mereceu perder mesmo o primeiro set, mas também quando a Ribakina perde o primeiro set seja hoje ou contra outras adversária top parece que ela sente muito fazendo com que perca um pouco a confiança, então talvez o ótimo Ivanisevic possa ser importante ao seu time não só na melhoria do saque, mas também a nível mental porque se ela não avançar o seu mental não vai ter êxito em 2025 mesmo jogando bem.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  Flávio

Na boa, Flávio. Não tens a menor noção do que seja TÉCNICA. E duvido que tenhas assistido a partida . Pois foi exatamente o que as duas mostraram no jogão…rs. Abs !

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ah não sei não kkk, meu caro a Iga ,até hoje, não sabe usar dropshot, slice, tem dificuldade no smash e fica 90% só no paredão de fundo de quadra usando só bons tops spin que só isso é limitação amigo,que esta bem claro isso. O jogo da Iga é limitado ,porém eficiente que dar muito certo contra a maioria de suas adversárias porque o tênis feminino atual infelizmente é limitado será que você ainda duvida disso? Eu assisti meu caro amigo e concordo que foi um jogo bem disputado, mas pelo que apresentaram ambas a vitória da polonesa foi merecida porque soube usar bem o seu mental que é superior ou melhor se mostrou superior ao da Ribakina hoje, então eu entendo sua visão, mas dizer que a Iga é abundante tecnicamente aí sou obrigado a discordar porque não é. Abraços e que o ano de 25 que esteja nascendo seja excelente para você e para todos que colaboram com o site.

William
William
1 dia atrás
Responder para  Flávio

A Iga ganha de todas as jogadoras nesse jetio dela de jogar.Imagina se ela mudasse para melhor, de acordo com você,? Kkkkkkkkk. Não iria mais ter adversárias…kkkkkk. Eu só fico curioso com vc men, pq se pega tanto no pé da polonesa faz o que ao assistir aos jogos dela? Vai ver seu ídolo macho Djoko……kkkkkkk

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  William

Ora bolas é claro amigo,pois tudo que servir pra melhorar é válido isso serve para todos, inclusive nós, e vejo a Sabalenka evoluindo tecnicamente e outras porque não querem ser acomodadas que isso eu admiro, agora não confunda as coisas viu cara porque falar a verdade não é pegar no pé de ninguém e sim uma visão crítica construtiva pra que haja melhoria, então eu já disse n vezes aqui que não tenho nada contra a polonesa ou qualquer outro, apenas procuro falar a verdade do seu estilo de jogo só isso, mas parece que você não aceita que fale a verdade, desculpa eu procuro ser justo independente quem seja. Vou repetir se critico ou elogio Djokovic (este é craque do tênis mesmo),ou o big 3 ou fenômenos Alcaraz e Sinner ou a ex- tenista Barti (jogava muito) baseando na sensatez que parece que alguns aqui têm dificuldades de entender, então cara aprenda a interpretar isso e não confunda as coisas. Passe bem.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás

Mudança de Treinador as vezes ajuda até com as tops . Iga com novo físico ( braços e pernas torneadas ) , clara melhoria no Serviço, fez grande partida contra uma ótima Rybakina. Repete Doha 2024 e vence sua grande rival nas duras , novamente em Sets diretos. Reduz para 3 x 4 o retrospecto negativo, e de quebra Polônia de novo na final. Ps : Para início de Temporada mostrou desconforto na coxa. Muito cedo, vamos combinar. Abs !

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sérgio acho que ela melhorou seu saque, mas tecnicamente a Iga ainda é muito ruim, mas se o seu novo treinador evoluir a sua técnica a ensinando a usar dropshot apurado ou mais smash aí acho que ela ficaria sem erros porque fisicamente e mentalmente é a melhor de todas isso não tem como negar, então se conseguir avançar na técnica passa a acreditar em Wimbledon( maior torneio de tênis do mundo), veja aí amigo a Muchova é a melhor jogadora, tecnicamente disparada, mas não tem físico aí não tem jeito que cabe a ela ser intensa fisicamente pra ganhar torneios, pois no atual tênis não adianta ter só talento. Alcaraz é compleo sendo multivencedor porque é completo, ou seja, tem muito técnica, velocidade, mental e o Sinner (que já é bom) entendeu isso porque ele quer ser um jogador tão bom como o espanhol, por isso que ele disse que quer evoluir mais tecnicamente e vejo já isso.

Paulo Justos
Paulo Justos
1 dia atrás
Responder para  Flávio

Vai descansar, Flávio!

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Paulo Justos

Onde que falei mentira filho?

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
1 dia atrás
Responder para  Flávio

Prezado Sergio, me parece que você considera como jogador técnico apenas aquele que realiza exclusivamente o movimento que produz um efeito diferente na bola, surpreendente, esteticamente belo. Como Federer. Mas há muitos jogadores q são caracterizados pela força mental e raça, como Rafael Nadal. Qual o ídolo da Iga? NADAL. As divergências aqui ocorrem talvez sejam decorrentes apenas das características que cada um aprecia mais. Eu considero a força mental o diferencial entre os bons jogadores “tecnicamente” e os maiores campeões, isso é o q mais aprecio. Por isso considero a Iga um fenômeno. Muitas vezes ela não está em um b1om dia, mas ganha!

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  Roberto Mesquita

Rafael Nadal no início era assim mesmo, mas ele viu que precisava melhorar tecnicamente e o fez porque durante sua carreira acrescentou alguns dropshots, slices e o seu smash ficou mais firme que a polonesa ainda não atingiu isso, agora ela esta melhorando seu saque isso é bom, mas ainda esta muito,muito longe de ser tecnicamente admirável que espero que o seu novo técnico a ensine isso. Agora eu concordo sim que a força mental é muito importante, mas também não podemos esquecer da parte física, que a meu ver, junto à força mental sejam as maiores virtudes da polonesa que pra mim ela possui os maiores mental e físico entre as moças.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.