Doha (Qatar) – Campeã do WTA 1000 de Doha nas últimas três edições, a polonesa Iga Swiatek estreou com uma firme vitória no torneio. Em uma segunda-feira de bastante vento, a cabeça de chave número 2 oscilou um pouco no começo da partida contra a grega Maria Sakkari, mas depois deslanchou e garantiu a vitória com parciais de 6/3 e 6/2, em 1h23 de confronto.
A vitória na estreia foi a 13ª seguida no torneio da polonesa, que não perde em Doha desde 2020, quando foi superada pela russa Svetlana Kuznetsova na segunda rodada. Swiatek também chegou à marca de 50 vitórias consecutivas em estreias de torneios, não perdendo em seu primeiro jogo desde o WTA Finals de 2021, derrotada justamente por Sakkari.
Iga oscilou um pouco no começo, venceu os dois primeiros games, mas depois perdeu os três seguintes, com duas quebras consecutivas. Ventava muito e era difícil controlar a trajetória da bola. Só que a partir de então ela conseguiu uma grande arrancada que praticamente definiu sua vitória. Primeiro, devolveu a quebra de desvantagem e então salvou um break-point no sétimo game para evitar que Sakkari abrisse 4/3 e saque.
The flash or @iga_swiatek ⚡️#QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/hD0lgwBUVz
— wta (@WTA) February 10, 2025
Na sequência, a polonesa não apenas faturou os dois games que faltavam para fechar o primeiro set, mas também abriu 4/0 no segundo, chegando a vencer oito seguidos, encontrando o tempo de bola ideal para o saque e principalmente nas devoluções. Com a confortável dianteira que obteve na largada da segunda parcial, Swiatek apenas precisou administrá-la, deixando escapar um match-point no sétimo game para fechar no oitavo com o saque.
Sua próxima adversária sairá do duelo entre Linda Noskova e Yulia Putintseva, que jogaram nesta segunda pela primeira rodada. A tcheca eliminou a croata Donna Vekic, cabeça de chave 15, com parciais de 6/2 e 6/4, enquanto a cazaque passou pela japonesa Moyuka Uchijima em batalha de três sets, definida com o placar final de 6/2, 6/7 (5-7) e 6/3. Curiosamente, as duas jogadoras ganharam das polonesa em Grand Slam no ano passado, Noskova no Australian Open e Putintseva em Wimbledon.
The campaign continues 🏃♀️💨@iga_swiatek defeats Sakkari in straight sets 6-3, 6-2.#QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/7lZBjeRnia
— wta (@WTA) February 10, 2025
Tava na cara que a Iga ia dar um baile na Sakkari.
A grega parece que está andando de marcha-à-ré na sua qualidade de jogo.
A Sakkari deslumbrou com a carreira, chegou no top 10 sem ganhar quase nada de títulos e o tempo passou, não evoluiu e do jeito que anda dificilmente voltará o top 10.
A regra para o cálculo no ranking é igual para todas as jogadoras. Para ter uma boa posição no ranking não precisa necessariamente ganhar títulos, mas sim ser consistente e chegar mais longe nos torneios e isso a Sakkari conseguiu. Ela teve problemas físicos na época que tinha que defender pontos importantes no ano passado, não pode disputar os torneios para defendê-los e por isso caiu no ranking e está numa fase de recuperação. E a grega perdeu hoje porque a sua adversária joga uma barbaridade. Pra isso você faz vistas grossas e finge que não vê.
Mas se não ganhar títulos não adianta amigo, pois o que consagra a carreira de um atleta são conquistas.
Acorda cara, pois se seguir essa lógica de apenas disputar e não ganhar, ou seja, apenas só somar pts para se manter entre os top 10 já é suficiente aí você esta de brincadeira viu porque essa sua escorregada é sem lógica, desculpa. Então apenas se manter no top 10 se não ganhar alguns títulos é deprimente para uma carreira de um atleta, pois eu tenho certeza que eles preferem ganhar títulos seja Slam, master , finals ou atps do que apenas se manter no ranking, claro que uma boa colocação no ranking é importante, mas se não ganhar títulos não adianta porque o que marca mais a carreira de um atlesa são títulos, pois se não fosse Djokovic não estaria tentando ganhar seu 25 Slam ou a Sabalenka não teria ficar a chateada com a perca do AO porque sabem da importância de conquistas na sua carreira.
[…] (Qatar) – Após uma ótima estreia da tricampeã Iga Swiatek nesta segunda-feira, a rodada desta terça no WTA 1000 de Doha contará com mais favoritas em […]
Affffff SAKKARI. . . medíocre….. afff
Swiatek maravilhosa, mas continuo batendo na tecla: não tem condições esse saque! O saque com quick não faz esse efeito que fazia antes quando ela começou, principalmente porque as jogadoras estão se ajustando para receber. Basta ver a semifinal do AO onde a Keys recebia todos os saques da Swiatek sem problema. Se eu fosse ela contratava um especialista em saque, principalmente por causa do segundo serviço que é extremamente fraco. E acrescentar mais coisas nesse jogo dela, como voleio
[…] Tricampeã em Doha, Iga Swiatek já tem adversária definida para as oitavas. A polonesa reencontra a tcheca Linda Noskova, que venceu a cazaque Yulia Putintseva por 6/2 e 6/3. Swiatek lidera o histórico por 4 a 1, mas as duas últimas partidas foram em três sets, além de Noskova ter vencido do Australian Open do ano passado. Elas se enfrentam por volta das 11h. […]