Londres (Inglaterra) – Numa mostra de que agora domina bem a sempre difícil superfície de grama, a polonesa Iga Swiatek passou com facilidade pela número 19 do mundo Liudimila Samsonova para atingir sua primeira semifinal em Wimbledon. A multicampeã de Grand Slam anotou sua quinta vitória sobre a russa, desta vez com placar de 6/2 e 7/5.
Iga tem agora semifinais em todos os quatro Grand Slam, chegando pela nona vez a esta fase em um dos quatro principais torneios do circuito. Além dos cinco títulos em Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e da solitária conquista de US Open (2022), ela tem uma semifinal em Paris e outras duas no Australian Open. Ela e Aryna Sabalenka são as únicas com semifinais nos três Slam desta temporada, mas a polonesa não foi além em qualquer deles.
Para se tornar a segunda polonesa com melhor desempenho na história do All England Club, ela precisa vencer mais uma e chegar até a final, igualando assim a campanha de Agnieszka Radwanska em 2012, quando ficou com o vice. Nas semifinais, Swiatek terá pela frente a vencedora da partida entre a russa Mirra Andreeva, sétima mais bem cotada ao título na competição, e a suíça Belinda Bencic. Swiatek perdeu dois dos três confrontos diante de Andreeva, com duas derrotas neste ano em Dubai e em Indian Wells, mas leva vantagem sobre Bencic de 3 a 1, incluindo vitória nas oitavas de final de Wimbledon de 2023.
Jazda! 🇵🇱
Iga Swiatek defeats Liudmila Samsonova 6-2, 7-5 to reach her first #Wimbledon semi-final 👏 pic.twitter.com/AWlIo5Jsbg
— Wimbledon (@Wimbledon) July 9, 2025
Domínio quase total
O primeiro set foi bastante tranquilo para a polonesa, que só levou um susto no primeiro game, enfrentando um break-point, mas depois controlou as ações, principalmente a partir do 2/2, quando anotou duas quebras consecutivas para fechar a parcial. Os 18 erros não forçados de Samsonova contra apenas 8 de Swiatek fizeram a diferença,
A arrancada de Iga seguiu no começo da segunda parcial, com ela abrindo 3/0 depois de vencer sete games seguidos. Contudo, já no terceiro game a reação da russa começou, com a ex-número 1 do mundo precisando salvar quatro break-points. No quinto, Samsonova enfim devolveu a quebra na terceira chance que teve, em um game no qual a polonesa saiu de 0-40. Só que a cabeça de chave número 8 não perdeu o domínio da partida e obteve a quebra definitiva com grande devolução.
Nao foi seu melhor jogo, mas venceu. Para o próximo jogo, vem pedreira. Bencic voltando a boa forma ou Andreeva querendo chegar cada vez mais longe. Serão semifinais interessantes!
Esse ano acho que ela pode se preparar melhor para wimbledon porque não foi tão bem na temporada de saibro. Ano passado ela ganhou tudo no saibro.
Que partida exuberante da Iga. A Campeã voltou. E aos detratores da caixa de comentários de que Iga é limitada e de poucos recursos técnicos: Iga será Campeã de Wimbledon…vida eterna a polonesa .PS: Não sou torcedor da Iga.
Esse camarada que fala essa bobagem aí é um tremendo de um infeliz e invejoso isso sim..kkkkkk.
Pedi para ele me citar uma jogadora com mais títulos que a Iga jogando atualmente, principalmente Slans, e estou até agora aguardando.
Detalhe tá: ele só entra e faz comentários no feminino nos jogos da Iga. Kkkkkkkk.
Talvez ele não saiba contar até 5.
Parabéns a Samsonova, belo torneio.
Gosto da Samsonova. Educada e respeitosa. Ainda vai ganhar um título grande, acredito.
Aguardando os haters….kkkkkkkk.
Tô até vendo um aí que os argumentos dele se resumem a: limitada sem técnica. Mas, pasmem: ganha de todo mundo…kkkkkkkkkkk
A vida do hater não é fácil, na falta de talento precisa passar o dia encontrando defeitos nos outros.
Estão deixando ela sonhar!!! Passo a passo, a limitada Iga vai chegando, para o desespero de alguns. Que a polaca “manche” a grama sagrada neste domingo.
Iga ganhando em Wimbledon será o desespero para os críticos dela. Vencendo no piso que tem mais dificuldade de sobressair.
Mesmo numa fase não tão boa, Swiatek conseguiu impor a sua superioridade tenistica.