Iga entende que precisa corrigir o saque e buscar variações no jogo

Iga Swiatek e Elena Rybakina (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – A derrota nas quartas de final do Australian Open adiou o sonho de Iga Swiatek de completar a galeria de títulos de Grand Slam, depois do tetracampeonato de Roland Garros e de suas conquistas em Wimbledon e no US Open. Superada por Elena Rybakina nesta quarta-feira, a número 2 do mundo entende que será preciso corrigir problemas no saque e buscar variações de jogo para seguir competitiva.

“Eu sei exatamente o que preciso melhorar”, afirmou Swiatek após a derrota por 7/5 e 6/1 para Rybakina. Foi o 12º encontro entre elas, com seis vitórias para cada lado. Apesar da frustração com o resultado, a polonesa reconheceu o alto nível do confronto. “Não estou feliz com o resultado. Foi uma partida de muita intensidade. O primeiro set foi equilibrado, decidido por poucos pontos. No segundo, ela melhorou o saque, arriscou mais e tudo ficou muito mais difícil”.

A vice-líder do ranking explicou que tentou ser agressiva nas devoluções, especialmente no segundo saque da adversária, mesmo correndo riscos. Para a tenista de 24 anos, detalhes fizeram a diferença no primeiro set, mas depois a cazaque assumiu o controle da partida. “Eu queria atacar o segundo serviço, então é normal cometer erros. Mas se você quer quebrar o saque dela, precisa aproveitar esses momentos”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Swiatek também admitiu que o saque foi um dos principais pontos frágeis na partida e ressaltou que os ajustes necessários já estavam no radar antes mesmo do torneio. “Meu saque não estava no melhor nível, então foi difícil manter o placar equilibrado no segundo set. Para mim, o processo nunca é tão fluido. Vejo o Carlos Alcaraz mudando o saque todo ano. No meu caso, pequenas mudanças levam muito mais tempo”.

Com isso, a ex-líder do ranking planeja investir mais tempo no desenvolvimento técnico, ainda que isso signifique reduzir o calendário. “Acho que é necessário se você realmente quer melhorar seu jogo. Não sinto que seja possível fazer essas mudanças no curto intervalo entre torneios. Provavelmente vamos pular alguns WTA 1000”.

“Espero que, com mais experiência e mais um ano de treinos e jogos, eu possa voltar ao próximo Australian Open com mais recursos, mais variações e com aspectos do meu jogo melhor resolvidos”, avaliou. “São basicamente os mesmos pontos que eu já vinha pensando em trabalhar. Vou continuar fazendo meu trabalho e espero conseguir encaixar melhor essas mudanças nos próximos torneios. E talvez esse resultado venha já no ano que vem”.

Subscribe
Notificar
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Andrade
José Andrade
3 dias atrás

Agora que ela veio perceber isso?
Vem reinando a algum tempo só dando pancadas diante de jogadoras limitadas. O sarrafo subiu com a ascensão de Gauf, Rybakina, Pegula, Sabalenka e outras. Se não mudar, a tendência é os títulos irem rareando.

Flávio
Flávio
3 dias atrás
Responder para  José Andrade

Falei isso aqui há muito tempo, em 2025 ela apresentou lampejo técnico que a fez vencer merecidamente Wimbledon, mas depois regrediu de novo, agora é interessante ela falar isso porque percebeu que precisa de algo em seu jogo e como tem força mental e física poderosas, mas falta evoluir tecnicamente que se atingir isso ficaria completa e difícil para as adversárias que a Sabalenka entendeu isso ou a Pegula hoje, então falava isso há tempo para os Igalovers, mas a maioria deles não aceitavam taí que a própria ídola deles admitiu isso, tomara que ela evolua nisso porque se as outras podem acredito que a polaca também pode.

Johnny
Johnny
3 dias atrás

Nossa, mas só agora ela viu isso? Torço muito para Swiatek, mas o saque dela tem uns 3 anos que não faz efeito! O segundo saque é lento, sem potência, o que torna a devolução da adversária um prato cheio. Já o primeiro saque com quick, não faz efeito nenhum diante de adversárias altas igual a Rybakina, Sabalenka, etc. A leve mudança que ela fez no saque para jogar Wimbledon só serviu para aquele torneio, o que foi ótimo por sinal, pois ela ganhou o título. Depois disso o saque voltou a ficar muito óbvio, sem potência. Swiatek devia contratar um especialista nesse fundamento e tbm aprender alguns golpes na rede, ela não faz um drop shot o jogo inteiro, não voleia, não sobe, aí fica complicado vencer fazendo a mesma coisa 4/5 anos seguidos…

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 dias atrás

O que aconteceu com a Iga é absolutamente normal. Suas adversárias evoluíram e conseguiram maneiras de neutralizar os seus pontos fortes. Então, cabe a ela buscar desenvolver novas habilidades para recuperar o domínio perdido. O fato dela não ter buscado essa evolução antes, também acho mais ou menos lógico. Antes, com o seu estilo de jogo original ela conseguia dominar e vencer suas principais adversárias. Agora, suas adversárias evoluíram, encontraram formas de vencê-la, e é hora dela, Iga Swiatek, buscar aprender novas habilidades pra porder fazer frente às suas principais rivais.

Flávio
Flávio
3 dias atrás

Falei isso a ti meu caro há muito tempo, mas você não queria entender taí que finalmente a Iga parece que entendeu que precisa mudar.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 dias atrás
Responder para  Flávio

Lógico que entendi. Mas enquanto ela estava vencendo jogos, ganhando torneios e domiinando o circuito não tinha muito sentido mudar o estilo. Agora que suas concorrentes conseguiram encontrar maneiras de neutralizar o seu jogo, é hora de buscar novas habilidades para fazer frente às suas principais adversárias.

Flávio
Flávio
2 dias atrás

Pois é, a polonesa parou no tempo, só que pós-RG eu vi ela apresentando lampejo técnico que ela perdeu a final de um torneio de grama, vencido pela Pegula, que por isso a ajudou a vencer o torneio mais importante de todos que é Winbledom,mas depois ela regrediu aí perdeu tempo, honestamente espero que ela faça o que ela disse que é evoluir tecnicamente para potencializar o seu jogo.

Ramiro
Ramiro
3 dias atrás

bom … mais vale tarde do que nunca
Einstein dizia :
“A constatação de insanidade
é fazer sempre a mesma coisa
e esperar resultados diferentes”

Edu Martins
Edu Martins
2 dias atrás

Iga parou no tempo, vai depender do fracasso das adversárias para ir conquistando algo mais alto como foi ano passado em Wimbledon!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.