Indian Wells (EUA) – A caminhada de Iga Swiatek rumo ao terceiro título no WTA 1000 de Indian Wells segue com vitórias em sets diretos. Depois de ceder apenas seis games somados nas três primeiras partidas, a polonesa enfrentou a chinesa Qinwen Zheng, número 9 do mundo, e venceu por duplo 6/3. Este é também o jogo mais longo que ela disputou no torneio, com 1h35 de duração.
Swiatek amplia a vantagem contra Zheng no histórico de confrontos, agora liderando por 7 a 1. Mas a chinesa havia vencido o duelo mais recente, na semifinal olímpica em Paris no ano passado. A última vitória da atual número 2 do mundo sobre a rival era do início do ano passado, em Dubai.
Dominante no torneio, Iga igualou o número de games cedidos nas três primeiras rodadas que Monica Seles em 2002. E considerando os números dos circuitos masculino e feminino, a polonesa repete a campanha de Novak Djokovic em 2012, quando o sérvio também só perdeu 12 games até a semifinal.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Vencedora das edições de 2022 e 2024 em Indian Wells, Swiatek tenta se tornar a primeira tricampeã desde que o torneio entrou no calendário da WTA em 1989. A polonesa de 23 anos já acumula dez títulos em torneios de nível 1000, introduzidos em 2009, igualando-se a Victoria Azarenka entre as maiores campeãs em atividade e ficando atrás apenas de Serena Williams com 13 conquistas. Em sua carreira profissional, Iga tem 22 títulos e apenas 4 vices.
Her match win streak ticks up to 10 here at Indian Wells 😤@iga_swiatek | #TennisParadise pic.twitter.com/rRMdiPjCKD
— wta (@WTA) March 13, 2025
A adversária de Swiatek na semifinal virá do jogo entre a jovem russa de 17 anos Mirra Andreeva, número 11 do ranking, e a ucraniana Elina Svitolina, 23ª colocada. A polonesa tem uma vitória e uma derrota contra Andreeva, que foi sua algoz em Dubai há três semanas. Já contra Svitolina, lidera o histórico por 2 a 1.
Domínio no início do jogo, com chuva e vento nos games finais
A tranquila vitória de Swiatek nas quartas começou a ser construída com uma quebra de serviço logo cedo, permitindo que a polonesa abrisse 3/0 no placar. Ela se aproveitou do baixo aproveitamento de primeiro saque de Zheng, com apenas 50%, para ser agressiva nas devoluções e ampliar a diferença para 5/1. Ainda que a chinesa tenha devolvido uma das quebras, apenas a segunda sofrida pela polonesa no torneio, a vantagem era confortável para Swiatek vencer o primeiro set. A polonesa fez 8 a 6 nos winners e cometeu 8 erros contra 12.
Eliminada nas quartas, Zheng fez a melhor campanha da carreira em Indian Wells aos 22 anos. A chinesa chegou ao torneio com apenas uma vitória na temporada, mas conseguiu vencer três jogos em sets diretos contra Victoria Azarenka, Lulu Sun e Marta Kostyuk antes de ser superada nesta quinta-feira.
Swiatek Strikes ⚡️@iga_swiatek | #TennisParadise pic.twitter.com/O9XIuoO2kS
— wta (@WTA) March 13, 2025
Logo no início do segundo set, Swiatek conseguiu duas novas quebras e saiu vencendo por 4/0 com apenas dois pontos perdidos no saque. No momento em que começou a ventar bastante e era mais difícil sacar e controlar a trajetória da bola, a polonesa encarou um game mais longo em seu serviço e salvou três break-points, abrindo 5/1 no placar.
O jogo teve uma breve paralisação por chuva, sem que as tenistas precisassem ir aos vestiários. Na volta, Zheng confirmou o serviço com dificuldade e ainda devolveu uma das quebras, mas a polonesa definiu a partida logo na sequência, após dupla falta da chinesa. Swiatek liderou a contagem de winners por 16 a 14 e cometeu 16 erros contra 29. A polonesa aproveitou todos os cinco break-points que teve e só perdeu dois games de saque.
A polonesa que “não tem nenhuma técnica” ganhou mais uma.
Fico curioso as vezes em saber como a Iga consegue acertar um saque? Devolver uma bol? Pq se você não tem nenhuma técnica, não consegue fazer nada..mas pelo visto a Iga é um caso de zero talento e 100% sorte…kkkkkkkk.
A Swiatek tem o principal talento que falta na maioria do circuito, movimentação (cobertura de quadra) e consegue utilizar o peso da bola da adversária para contra-atacar. Apesar de que precisa evoluir muito o 2º saque e tentar começar a se sentir melhor junto à rede, isso principalmente se quiser vencer em Wimbledon, vai ter que mudar. Já que tem muitas jogadoras no momento vindo em grande evolução, se antes só Ostapenko (Swiatek não pode ver ela na chave 0-5 H2H), Sabalenka e Rybakina (quando está saudável) faziam frente a Swiatek. Agora temos Keys, Andreeva e outras que estão evoluindo muito o seu jogo.
Fiz uma piada Evgs…porque tem um esperto aí que fala que a Iga não tem nenhuma técnica e zero talento.. até os boleirinhos jogam melhor que ela.kkkkkkk
Ele realmente é engraçado, deve se roer quando ela ganha. Tem uns caras aqui que parecem personagens, uns contra brasileiros, outros contra tenistas especificas, tipo um contra a Sakari.
Iga está jogando demais, fez a zheng parecer uma adversária comum
Zheng nunca foi e nunca será adversária para a polonesa. Iga é um milhão de vezes superior à chinesa. Os próprios números mostram isso. 5 Grand Slams. Quantos Slams tem a Zheng? Zero.
Pelo menos a Zheng não tomou pneu e fez mais que 3 games. A Swiatek por enquanto só tem medo quando encara Ostapenko, a letã causa calafrios na Swiatek, quando cai na chave da polonesa, letã tem 0-5 no H2H, ainda bem que ela oscila demais, faz um bom torneio a cada 10 disputados. Mas Ostapenko deveria dar aula em como enfrentar a Swiatek, já que a maioria do circuito não consegue nem equilibrar os jogos contra ela, é uma chuva de pneus a cada torneio.
É preciso um dia muito ruim dela e espetacular da adversária para que possa ser derrotada. Sem querer ser mãe diná, acho que terá um teste mais duro contra a Andreeva, já que não vejo chance da Svitolina contra a russa, penso eu.
A Swiatek só tem uma jogadora que causa calafrios nela, chama-se Jelena Ostapenko, H2H 0-5 para a letã, o que ajuda é que oscila demais, faz 1 bom torneio a cada 10 jogados.
Acertou na mosca José. Svitolina não foi e nunca será páreo para as grandes campeãs do circuito.
Concordo também que teremos, agora sim, um grande duelo entre a russa e a polonesa. Excelente jogo pela frente.