Xangai (China) – Campeã em sua primeira aparição no WTA 1000 de Pequim, dois anos atrás, a polonesa Iga Swiatek sofreu sua primeira derrota no torneio. E a eliminação não poderia vir de pior forma, com 70 erros não forçados e um “pneu” no terceiro set, caindo diante da norte-americana Emma Navarro com parciais de 6/4, 4/6 e 6/0.
Os 70 erros não forçados anotados por Swiatek na derrota desta quarta-feira foi sua segunda maior marca na carreira em WTA 1000, ficando atrás apenas dos 83 erros não forçados cometidos contra a tcheca Barbora Krejcikova nas oitavas de final de Roma em 2021.
Navarro se tornou a segunda a aplicar um “pneu” sobre a polonesa no terceiro set, algo que apenas a bielorrussa Aryna Sabalenka havia conseguido. Famosa por vencer games por 6/0, a polonesa raramente perde games por esse placar. Foi somente a 11ª vez na carreira (em nível WTA) que ela terminou um game sem pontuar.
Recordista na temporada em partidas de três sets (51) e também em vitórias nessa condição (32), a norte-americana espera agora pela vencedora do último duelo de oitavas de final no WTA 1000 de Pequim, entre a compatriota Jessica Pegula e a ucraniana Marta Kostyuk.
Os dois primeiros sets foram bem parelhos e definidos nos detalhes. Iga até largou na frente na parcial inicial e abriu 2/0, mas então levou duas quebras consecutivas e perdeu os quatro games seguintes. Navarro administrou então a vantagem até o final e largou na frente da principal favorita ao título. A norte-americana só precisou fazer dois winners na parcial, contra 11 de Swiatek, mas teve o serviço facilitado pelos 23 erros da polonesa.
No segundo set as coisas se inverteram e foi a norte-americana que obteve a primeira quebra, no terceiro game. Só que Swiatek devolveu imediatamente e repetiu a dose no último game da parcial, jogando com paciência nos ralis para empatar o jogo. Foi um set em que a número 2 do mundo disparou seis aces. Mas na parcial decisiva, a polonesa voltou a errar demais venceu apenas 18 pontos, 9 com o saque e 9 na devolução, foi dominada e amargou três quebras e perdeu break-points para sofrer um “pneu”. Swiatek liderou a contagem de winners por 35 a 12, com 9 aces na partida e contou com apenas 21 erros não-forçados de Navarro.
Eita trem bão, sô!
Tem uns jogos que parece que a Iga não se encontra.
Não vi o jogo mas 70 erros não forçados é muita coisa.
pior #1 de todos os tempos… joga feio demais
125 semanas na liderança e é a pior só pq vc não gosta dela? Kkkkkkkkk
Prezado, opinião todos tem, e desde que se tornou nº 01 não gosto muito do estilo dela também. Mas não dá pra falar que Iga está abaixo de Jelena Jankovic , Dinara Safina, Karolina Pliskova, todas ex-nº 01 e não tão bem aclamadas nessa posição de topo.
Meu caro, sou um crítico da polaca em relação a sua qualidade técnica,mas nesse ano eu vi uma melhora técnica dela, mesmo que pouca evolução, por isso já acho que é um bom avanço e espero que ela melhore mais nisso.
A Swiatek, é isso, tem muita consistência nos resultados, por isso está sempre brigando pelos grandes títulos, mas, nos poucos dias em que os erros não forçados aparecem em alta quantidade, a chance de derrota é imensa. É a Swiatek que gosta de aplicar pneu, levou um pra casa dessa vez. `
Pois é, as tops 3, Sabalenka, Swiatek e Gauff (a que mais oscila das 3), também oscilam, só que bem menos que o restante do circuito, por isso vêm se mantendo até com certa facilidade nesses rankings.
Bem argumentado o seu comentário.
Pura realidade. Quando ela não está em um bom dia, ela se perde demais. Não vi o jogo mas a Navarro joga muito e já ganhou também da Sabalenka, de virada inclusive.
Agora: os haters da polonesa não pode ver ela perder uma que vem tirar onda mas quando a Sabalenka perde ninguém se pronuncia. Kkkkkkkkkk;
Em tempo: Iga tem o melhor aproveitamento do circuito feminino em porcentagem de vitóriasXderroras desde 2009: 81,24%. É muita coisa.
Afffffffff
Placar que ninguém esperava, até os 2 primeiros sets estava ok de ambas, mas o 3 set da polonesa foi pavoroso, honestamente seria interessante um duelo entre ela x Pegula agora, mas não será possível e sobre a Navarro que talvez tenha feito sua melhor partida da sua carreira hoje que fez um jogo seguro, então fazer o que não há o que dizer e o pneu aplicado corresponde isso, depois da queda da menina imatura, Andreeva, e da polaca pode acontecer de tudo, vamos ver o que dar.
Na “Semana do Pneu” a Swiatek encontrou uma nova fornecedora que quis lhe apresentar uma nova marca de pneu e lhe deu um de brinde pra ela conhecer. Resultado inesperado e surpreendente. Parabéns para a Navarro que já foi Top 10 e nesta semana é nº 17 do ranking, ou seja, ela tem qualidade.
Assino em baixo.
Boa!… kkk grande senso de humor (sem faltar à verdade).
3 set foi terrível,pressa pra definir os pontos, e a Emma só colocando do outro lado