Roterdã (Holanda) – Em jogo que encerrou a rodada das quartas de final do ATP 500 de Roterdã, o polonês Hubert Hurkacz superou o russo Andrey Rublev, campeão em 2021, garantindo um vencedor inédito no torneio em quadras duras e cobertas. O atual 21º do ranking começou atrás do placar e marcou as parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4 em 2h24 de partida.
Aos 27 anos, Hurkacz marca sua 18ª vitória contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. Ex-número 6 do mundo e vencedor de oito torneios da ATP, o polonês busca a 12ª final no circuito. Sua conquista mais recente foi no saibro do Estoril, no ano passado.
Hurkacz volta à quadra neste sábado às 15h30 para desafiar Carlos Alcaraz, pricipal cabeça de chave em Roterdã e número 3 do mundo. O jovem espanhol de 21 anos venceu os três duelos anteriores entre eles, mas esses confrontos sempre foram equilibrados: Dois definidos no terceiro set e um em dois tiebreaks.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A outra semifinal acontece às 11h com o australiano Alex de Minaur, número 8 do mundo, e o italiano Mattia Bellucci, 92º do ranking e vindo do quali. Canhoto de 23 anos, Bellucci já eliminou Daniil Medvedev e Stefanos Tsitsipas nesta semana em Roterdã.
Last 4 calling for Hubi 📞@HubertHurkacz comes back to beat Rublev 6-7 6-3 6-4 taking him into the semi-finals in Rotterdam#abnamroopen pic.twitter.com/mr2Ibkkmbo
— Tennis TV (@TennisTV) February 7, 2025
Rublev teve um ótimo início de partida, saiu quebrando e abriu 3/0 no placar. Ele chegou a liderar o primeiro set por 4/1, mas permitiu o empate. Já no tiebreak, Hurkacz estava em vantagem e fez 5-2, mas perdeu os últimos cinco pontos, com direito a uma sequência de erros. O polonês fez mais winners no set, 19 a 11, e cometeu 13 erros contra 15.
O segundo set começou com games longos. Mas Hurkacz não enfrentou break-points e colocou pressão constante sobre o serviço de Rublev. A quebra só foi confirmada no sexto break-point e o polonês terminou o set vencendo três games seguidos.
Sacando muito bem, Hurkacz disparou sete aces no último set, terminando a partida com 17 no total. O polonês conseguiu a quebra para fazer 4/3. E logo depois, escapou de um 0-40 para confirmar o serviço e ganhar ainda mais confiança na reta final da partida. Ele liderou a contagem de winners por 40 a 30 e cometeu 35 erros não-forçados contra 40 do russo.
Agora virá o maior desafio do Hurkacz.
Tem que encarar o Alcaraz e mandar ver no espanhol.
Ótima semifinal.
Que vença o melhor!