Marselha (França) – Pelo segundo ano consecutivo, o francês Ugo Humbert conquistou o título do ATP 250 de Marselha, em quadras duras e cobertas. Segundo cabeça de chave, o canhoto de 26 anos e 17º do ranking superou neste domingo o jovem sérvio Hamad Medjedovic, de 21 anos e 96º do mundo, por 7/6 (7-4) e 6/4 em 1h40 de partida.
Como houve uma mudança na data do torneio em relação ao ano passado, por conta de ajustes de calendário, Humbert já havia tido descontados os pontos da última edição. Com isso, o novo título faz com que o francês recupere três posições no ranking e volte ao 14º lugar, uma posição abaixo de seu recorde pessoal. Esta foi sua sétima conquista na carreira em nove finais.
“Não foi fácil, porque ele jogou muito bem, mas estou super feliz por defender meu título”, disse Humbert, que agora tem um retrospecto de 13 vitórias e 2 derrotas em Marselha. “Estou muito orgulhoso disso. Significa muito para mim, porque é na França. É muito bom estar de volta a Marselha. Adoro jogar aqui. Os torcedores foram incríveis e me deram energia para vencer todas as quatro partidas. Então, agradeço a eles”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O francês ampliou sua excelente campanha em torneios em quadras cobertas na França, chegando a 18 vitórias nos últimos 19 jogos, incluindo os títulos em Metz (2023), Marselha (2024 e 2025) e a final do Masters 1000 de Paris no ano passado, quando foi superado por Alexander Zverev.
No place like home 🙌
The moment @HumbertUgo claimed his second Marseille title, and 3rd on home soil!#Open13Provence pic.twitter.com/4FVj7EqqfX
— Tennis TV (@TennisTV) February 16, 2025
Humbert conseguiu uma quebra cedo no primeiro set, abriu 3/1 no placar e vinha sustentando sua vantagem até liderar por 5/3, quando Medjedovic devolveu a quebra. O francês ainda salvou um set-point no momento em que perdia por 6/5, antes de vencer a parcial no tiebreak. Em vantagem no placar, Humbert jogou mais solto no segundo set e aproveitou as condições mais rápidas do torneio para confirmar seus serviços de forma bastante segura. Ele não enfrentou break-points, cedeu apenas seis pontos games de serviço. As primeiras chances de quebra do francês foram no meio do set, mas a quebra só viria no último game da partida e de zero.
Vice em Marselha, Medjedovic buscava seu primeiro título de nível ATP, mas acabou superado pela consistência do francês. Ainda assim, sua campanha na cidade francesa garantiu uma boa ascensão de 24 posições no ranking, levando-o provisoriamente ao 72º lugar da ATP, mas podendo ainda ser ultrapassado por João Fonseca. Esta foi sua segunda final na carreira. Ano passado, também ficou com o vice-campeonato no ATP de Belgrado, disputado em quadras cobertas, quando foi superado por Denis Shapovalov na decisão.
Festa completa com o título de duplas
A festa foi completa para os franceses com o título de duplas. Benjamin Bonzi e Pierre-Hugues Herbert conquistaram o primeiro troféu como parceiros. A dupla da casa venceu os cabeças de chave 2, o belga Sander Gille e o polonês Jan Zielinski, por 6/3 e 6/4.
Bonzi e Herbert jogaram juntos pela primeira vez no início do mês, na Copa Davis, quando garantiram o ponto decisivo da França contra o Brasil. Agora, eles repetiram o sucesso em Marselha, consolidando uma grande campanha na semana. Ex-número 2 do ranking de duplas, Herbert está com 33 anos e venceu seu 24º título de ATP na modalidade, enquanto o parceiro Bonzi, de 28 anos, chegou ao segundo título.
🏆🇫🇷 Associés pour la première fois en équipe de France il y a 2 semaines, Pierre-Hugues Herbert et Benjamin Bonzi remportent leur premier titre ATP à l’Open 13 de Marseille !#O13Provence pic.twitter.com/MVMabnlbc7
— FFT (@FFTennis) February 16, 2025
A Sérvia está apresentando mais um tenista promissor aí,duas finais já para este jovem,top 75 nessa semana