Basileia (Suíça) – O espanhol Alejandro Davidovich Fokina será o adversário de João Fonseca na final do ATP 500 da Basileia, que acontece neste domingo às 11h30 (de Brasília). Fokina, de 26 anos e 18º do ranking, liderava a segunda semifinal deste sábado contra o francês Ugo Humbert, 24º colocado, por 7/6 (7-4) e 3/1 quando o francês se retirou por uma lesão na região lombar.
O único duelo entre Fonseca e Fokina foi realizado no Masters 1000 de Cincinnati, em agosto e teve uma vitória brasileira. Na ocasião, o carioca havia perdido o primeiro set, mas liderava o segundo antes que o espanhol se retirasse da partida, justificando a desistência pelo desgaste acumulado na sequência de torneios preparatórios para o US Open.
Enquanto Fonseca já tem um título de ATP, conquistado no saibro de Buenos Aires em fevereiro, Fokina carrega um retrospecto incômodo em finais e já tem quatro vice-campeonatos, três deles este ano Delray Beach, Acapulco e Washington, além do Masters 1000 de Monte Carlo em 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Ele é um jogador muito jovem e certamente será um dos melhores do mundo no futuro”, disse Fokina sobre Fonseca. “Ele tem todos os golpes e é muito forte mentalmente. Será um jogo duro. Ele jogou um tênis incrível hoje contra o Munar. E eu quero a minha revanche contra ele, porque sei que daqui a alguns anos ficará cada vez mais difícil enfrentá-lo”.
“For sure he’s going to be one of the top players in the world in the future” 🔊
High praise for Joao Fonseca from the man who will be fighting him for the title 🏆#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/KBp1WqnwJc
— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2025
O primeiro set da semifinal foi inteiramente sem quebras, sendo que Humbert chegou a ter um set-point quando liderava por 5/4. Mas ainda no terceiro game, o francês já havia pedido atendimento do fisioterapeuta por três minutos para tratar de um desconforto no quadril. Durante o tiebreak, o espanhol foi superior.
Logo no início do segundo set, Fokina conseguiu uma quebra de serviço e saiu vencendo por 3/0. Humbert até conseguiu confirmar um game de saque, mas logo depois se retirou. O francês tenta se recuperar para o Masters 1000 de Paris, que começa na segunda-feira. Ele foi finalista da edição passada.
Unfortunate scenes in Basel 🥲
Davidovich Fokina through to the final as Humbert is forced to stop at 7-6 3-1.#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/ZtZ2xDsxgB
— ATP Tour (@atptour) October 25, 2025












só lembro daquele jogo entre o Wild e o Fokina, que o Fokina se jogou na rede pra tentar salvar um match point em vão rs, e no final do Wild venceu kkkkkk
Sou muito mais o João. Ainda mais quando ele é o azarão, torna-se perigosíssimo!
Espero que o nosso melhor tenista depois do Guga va’ consciente de esticar este jogo para tres sets. Fokina perde se for para tres sets mas, sera’ um prazer ver Big J ganhar em dois sets. Jogo dificil com Joao em melhor forma fisica. Dream, big dream.
Desculpe, mas o melhor tenista pós Guga, ainda é o Belutti. João tem todo potencial para superá-lo ainda este ano. Ainda não aconteceu, quem sabe em breve….
Ele nem previsará de 3 sets. Pode apostar!
Fokina nunca venceu um torneio da ATP, sempre perde as decisões.
Na última vez, chorou copiosamente depois de australiano de Minaur vence-lo no ATP 500 de Washington.
Vai chorar de novo, lamentavelmente…
Final dificílima para Fonseca, certeza que será um jogo bastante parelho.
É Dalcin, você me respondeu em outra postagem que os franceses deixam a desejar na parte física, e realmente os franceses estão com problemas nessa questão, infelizmente. O Fills está afastado, o Ugo acabou de machucar no quadril, entre outros. Penso que o calendário está deixando muitos bons tenistas fora dos últimos torneios do ano, por contusão. A mãe do Rune criticou bastante nesta semana. O Rudd abandonou ontem, enfim, muita gente boa de fora. Enfim, alguma mudança no calendário deverá ser importada.
Caramba queria tanto pra ser o Humbert na final com o João.
Não queria ver o fokina perder a quinta final , mas quero muito o João campeão.
Dito isso , vamos jão!
Adversário duríssimo! Mesmo amargando vices, colocaria 55% a 45% de favoritismo para o espanhol!
Impressionante,outro abandono
Final difícil para Fonseca,mas acredito na vitória brasileira
O espanhol vai continuar sem título. Vitoria brasileira em sets diretos
João, o Fonseca, mostrando aos descrentes que ele tem condições de brilhar na terra do Federer
Hoje ele ganhou bem do espanhol e amanhã também pode ganhar de outro espanhol. Ele só tem que acreditar nisto
E o jogo é jogado e o lambari é pescado. VQV João o Fonseca.
Como brasileiro, espero que João vença, mas de qualquer forma essa partida será linda só pela história e contexto que os jogadores construiram até aqui, um afirmando cada vez mais seu potencial e outro na luta pra conseguir seu primeiro ATP!!!
Vai ser sofrido meus amigos
Se o título vier, vai ser sofrido pois Fokkina joga muito e está muito motivado pelo primeiro ATP, mas esse também pode ser seu maior problema. Porém João tem postura nessas situações tal como se tivesse estado em decisões de grandes torneios por muitas e muitas vezes, e isso é incrível!!!. Certamente não há favorito, mas se jogar oscilando pouco, controlar bem o excesso de pancadaria, mantiver essa boa mentalidade, e o saque “comparecer” à final, apostaria no João, pois ele num bom dia, é preocupação séria pra qualquer jogador do circuito com qualquer ranking.