Heide mantém embalo após o quali e anota sua 1ª vitória na ATP

Gustavo Heide (Foto: EFG Swiss Open Gstaad)

Gstaad (Suíça) – Depois de furar o quali no ATP 250 de Gstaad, o paulista Gustavo Heide manteve o embalo e estreou com vitória na chave principal do torneio suíço, sua primeira neste nível. Nesta terça-feira, ele precisou de três sets para derrotar o  italiano Stefano Napolitano, contra quem marcou o placar final de 7/6 (7-4), 5/7 e 7/6 (7-3), em 3h14 de batalha.

Seu próximo adversário na competição será o cabeça de chave 2 Ugo Humbert, que entra adiantado na disputa e estreia direto na segunda rodada. Será a primeira vez que Heide enfrentará o francês de 26 anos e atual 15 do mundo e a segunda vez que ele vai encarar um top 20, tendo tirado dois sets do argentino Sebastian Baez na derrota na estreia em Roland Garros.

O primeiro set foi dominado pelos sacadores, com Heide vencendo 74% dos pontos com o serviço e Napolitano 67%. Ambos não foram ameaçados e não enfrentaram um break-point sequer contra. Veio então o inevitável tiebreak para definir o vencedor e o desempenho um pouco mais consistente do brasileiro acabou lhe dando a vantagem no placar.

A resposta do italiano de 29 anos e atual 125 do mundo veio prontamente, com quebra logo no primeiro game da segunda parcial, abrindo 2/0 em seguida. Heide reagiu na reta final e por pouco não fechou a partida. Ele devolveu o break no quarto game e no décimo teve quatro match-points, que Napolitano salvou com o saque, O paulista acabou quebrado no game seguinte e viu o rival empatar o jogo.

No terceiro e decisivo set, Heide teve um break-point a favor no segundo game e um contra no sétimo, ambos não convertidos e depois novamente se aproximou da vitória, com mais três match-points perdidos no 12º game, ambos salvos por Napolitano com o saque. Veio mais um tiebreak e o paulista repetiu o desempenho do desempate anterior, fechando o jogo no oitavo match-point que teve.

Subscribe
Notificar
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
10 meses atrás

Vitória sensacional do Heide, sobretudo após perder vários match points no segundo set

Refaelov
Refaelov
10 meses atrás
Responder para  Jorge Luiz

Também achei isso muito positivo: ele tem um histórico de jogos onde desabou mentalmente e perdeu a partida após desperdiçar MP, dessa vez conseguiu voltar pro jogo e buscar a vitória!

Paulo A.
Paulo A.
10 meses atrás
Responder para  Jorge Luiz

Está de parabéns. Vai jogar solto e sem obrigação de ganhar agora.

Claudio Marçal
Claudio Marçal
10 meses atrás

Que batalha! Teve dois MP no 6/5 no terceiro set, mas felizmente foi melhor no TB e garantiu sua primeira vitória em ATP! Que seja a primeira de muitas!

Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
10 meses atrás

Muuuito bom resultado
Mais um crescendo !!!!

Thiago
Thiago
10 meses atrás

Caraca Heide! É pra fazer a gente enfartar. Que bom que manteve a cabeça no lugar (diferente do mimadinho) e conseguiu enfim fechar o jogo. Agora, é jogar solto contra o Humbert e curtir.

Gil Oliveira
Gil Oliveira
10 meses atrás

Como assim, 4/6 (7-4) ?? Olha aí, redação!
Grande vitória do Heide. Jogando mais, livre de contusões, poderá quebrar o top 100 em breve!

Lucas F.
Lucas F.
10 meses atrás

Ótima vitória do Heide, pena que parece que temos muito azar nas chaves, já vai pegar um top 15 agora, enquanto o Monteiro pega o Ruud. Mas enfim, o jeito é torcer kkk

Refaelov
Refaelov
10 meses atrás

Todos os parabéns pro Heide, momento muito marcante para a carreira uma primeira vitória em chave principal de ATP, podia ter resolvido o jogo com mtoooo menos drama no 2° set mas, valeu pela resiliência que mostrou se mantendo no jogo..

Eu tinha falado no post das vitórias no Qualy: as condições de jogo de Gstaad potencializam o jogo dele baseado em saque contundente e resolução dos pontos em poucas bolas se valendo do seu pesado jogo de base..

Próximo jogo me soa como uma bela oportunidade: o francês é top 15 e um jogador mtoooo talentoso mas, oscila bastante e não joga no saibro desde roland garros(e o saibro esta longe de ser o ganha pao do Humbert).. se o BR estiver num dia inspirado no saque, terá suas chances..

Rogério
Rogério
10 meses atrás
Responder para  Refaelov

Refaelov, além destas condições do saibro de Gstaad citadas por vc, acho que o Heide tem jogo para se adaptar a quadra dura, bom saque e potencia nos golpes. Sai um pouco do perfil tradicional do saibrista. Vc concorda?

Refaelov
Refaelov
10 meses atrás
Responder para  Rogério

Com certeza, vamos ver se no segundo semestre ele se arrisca mais em torneios em Hard..

Emanoel Gouveia
Emanoel Gouveia
10 meses atrás

Salvou o dia dos Brasileiros…
Agora é só entrar tranquilo e concentrado…o que vier é lucro

Evandro
Evandro
10 meses atrás
Responder para  Emanoel Gouveia

Não precisou ninguém salvar o dia, hoje. Os brasileiros pelo mundo foram muito bem. Meligeni perdeu num MD de ATP 500, que ele nem sonhava poder participar até pouco tempo, contra franco favorito. Todos os 4 tenistas principais jogaram contra melhores ranqueados (às vezes, muito melhor) e ficamos com duas vitórias. As meninas foram muito bem também, com a Cé destacando. Só o Dutra ganhou duas hoje, igual a Bossi. E amanhã tem o Wild tentando reerguer nas duplas. VqV!!

JOÃO GREGÓRIO DE ARAÚO
JOÃO GREGÓRIO DE ARAÚO
10 meses atrás
Responder para  Evandro

Acho o Meligeni Alves, um jogador muito bom, mas que necessita um apoio maior para DESLANCHAR DE VEZ !

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
10 meses atrás

Parabéns Heide… step-by- step…bem melhor que certos Wilds da vida

paulo
paulo
10 meses atrás

Bela vitória do Gustavo. Infelizmente não houve transmissão ao vivo no Star Plus. Vamos esperar que contra o Francês, transmitam o jogo, pois será na quadra principal. Bora, garoto!!!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
10 meses atrás

Boa vitória do Heide. Jogo duríssimo nas oitavas. Se vencer, será disparado a maior vitória da carreira. Apesar do francês não ser muito adepto do saibro, com apenas 13 vitórias em nível ATP e pouco mais de 30% de aproveitamento, é um TOP15 e fez quartas de Master 1000 este ano no barro. Humbert favorito

Leonel
Leonel
10 meses atrás

Muito bem. Agora vai pegar Humbert mas tá ótimo. O que queremos é justamente isso nossos atletas contra os melhores., perdendo ou ganhando.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.