Lajeado (RS) – Pouco mais de um ano e meio depois, o paulista Gustavo Heide voltou a comemorar um título de simples no circuito profissional. Neste domingo, o jogador de 23 anos conquistou o ITF M25 de Lajeado, superando na decisão o argentino Santiago Taverna, principal do torneio realizado nas quadras de saibro do Clube Tiro e Caça, com parciais de 6/1 e 6/4.
O último troféu que Heide havia levantado foi em março de 2024, quando ele faturou o challenger de Assunção, no Paraguai, numa final brasileira diante do carioca João Fonseca. Depois disso, o paulista ainda teve algumas campanhas de destaque, como sua primeira participação em um Grand Slam, após furar o quali de Roland Garros, e as quartas de final no ATP 250 de Gstaad, ambas em 2024.
Já na atual temporada, ele conviveu com problemas físicos e chegou a ficar afastado do circuito por seis meses para tratar uma lesão nas costas. Seu retorno aconteceu em setembro, com dois vice-campeonatos consecutivos em eventos da ITF, nos M25 de Londrina e Barueri.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Atual 344º do ranking, Heide disputou a 11ª final da carreira e chegou ao sétimo título, sendo seis de ITF (três M25 e três M15). Ex-número 142 do mundo, ele ganhará três posições nesta segunda-feira, mas deverá dar um salto maior no próximo dia 10 de novembro, quando os 25 pontos da conquista de Lajeado forem computados, podendo se reaproximar do top 300.
Schiessl e Kuzuhara são campeões nas duplas
Na chave de duplas, o título ficou com o paranaense João Schiessl e o paulista naturalizado norte-americano Bruno Kuzuhara. Eles derrotaram na decisão a parceria 100% nacional formada pelo paulista Mateus Alves e o gaúcho Eduardo Ribeiro, com parciais de 6/4, 6/7 (4-7) e 10-8.
Schiessl conquistou o quarto título de duplas da carreira e o primeiro em 2025, enquanto Kuzuhara levantou seu quinto troféu e o segundo na atual temporada.












Parabéns pela paciência de encarar os itfs nesse retorno. E que venham os Challengers!
Obs: em vários momentos da partida parecia que a torcida estava torcendo mais para o argentino. O que foi aquilo?
É sério??!!
Eu, hein.
Os gaúchos têm cada uma…
Gaúchos
Fiquei mesmo surpreso com o título do Heide pois achei que ele não conseguiria vencer o Hermano. Parabéns!
Parabéns Heide.
Grande Vitória.
Grande pessoa o Santiago Taverna… Ganhou ontem a semi final do Puccinelli e depois ficou comendo churrasco e tomando cerveja e Fernet com o pessoal no clube, junto com seu treinador… Hoje na final a torcida estava junto com ele… Esse torneio ficou pequeno para Lajeado, arquibancadas lotadas desde sexta-feira… Teria que virar um Challenger 50…
Ah sim, então tá explicada a torcida por um argentino em pleno território nacional
Agora temos que acostumar que todo final de semana tem títulos. Marcondes e Heide nesta semana. Chabalgoity quase surpreendeu Heide. Garoto bom. Ele e Guto vão trazer títulos logo mesmo. Nossos juvenis vão garantir safra para próximos anos.
Precisava realmente levantar esse M25 o Heide hj, depois dos 2 vices citados na reportagem.. vi q vai priorizar os Challengers nesse fim de ano, tá inscrito em Montevideu e Florianópolis, oq considero uma decisão acertada, tomara que venha ao menos uma campanha de destaque nesse nível até o final de 2025..