Halep vê diferença no tratamento e diz que ITIA teve má vontade com ela

Foto: Miami Open

Bucareste (Romênia) – Assim como a polonesa Iga Swiatek, a também ex-número 1 do mundo Simona Halep passou por um caso de doping, mas com uma sentença bem diferente. Ela foi punida pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) com quatro anos de suspensão e só conseguiu reverter a pena no Tribunal Arbitral do Esporte, reduzindo para apenas nove meses.

Halep expressou seus sentimentos através de uma publicação no Instagram. “Tento entender, mas é realmente impossível para mim entender uma coisa dessas. Sento e me pergunto: por que há uma diferença tão grande no tratamento e no julgamento? Não encontro e não creio que possa haver uma resposta lógica”, começou a romena de 33 anos.

“Só pode ser má vontade por parte da ITIA, a organização que fez absolutamente tudo para me destruir, apesar do óbvio. Eles queriam muito destruir os últimos anos da minha carreira, queria algo que eu nunca poderia imaginar que poderia querer”, acrescentou Halep, acusando a entidade que regula a integridade no tênis de ser parcial.

+ Iga garante que positivo no antidoping foi a pior experiência da sua vida

+ WTA emite comunicado sobre decisão da ITIA no caso de doping de Iga

+ Shapovalov volta a criticar falta de parâmetros nas suspensões por doping

A romena contou que foi doloroso ver a atuação da ITIA em seu caso e que ainda se sente injustiçada. “Como é possível que em casos idênticos que aconteceram quase ao mesmo tempo, a ITIA tenha abordagens completamente diferentes em meu detrimento? Como pude aceitar que a WTA e o conselho de jogadores não quiseram me devolver a classificação que eu merecia?!”, disparou a ex-número 1.

“Perdi dois anos de carreira, perdi muitas noites em que não conseguia dormir, pensamentos, ansiedade, perguntas sem respostas, mas ganhei justiça. Descobriu-se que se tratava de uma contaminação e que o passaporte biológico era pura invenção. E ganhei outra coisa, minha alma permaneceu limpa!! Sinto decepção, sinto tristeza, sinto frustração, mas não sinto maldade nem agora”, criticou Halep.

Ela ainda agradeceu pelo apoio de todos que estiveram ao seu lado mesmo nos momentos mais duros. “Apesar de toda a maldade, eu também tive amor porque quem me ofereceu amor naqueles momentos realmente me conhecia! Talvez esta seja a maior vitória! E assim estou, reconciliada e orgulhosa de quem sou!”, finalizou.

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Silva
Marcelo Silva
14 dias atrás

Engraçado que atletas de outros esportes foram suspensos por períodos superiores a 2 anos, por causa da mesma substância (trimetazidina). O que há de errado com o tênis? Na minha opinião isso afeta a credibilidade do esporte. Parece que só punem quem querem.

SANDRO
SANDRO
14 dias atrás

Além de todo esse terror sofrido pela HALEP, quantos títulos e premiações em dinheiro ela foi obrigada a perder ??? HALEP deveria receber uma indenização bem gorda em dinheiro por tudo que ela foi obrigada a deixar de ganhar nesses 2 anos de martírio !!!

Lu Barros
Lu Barros
14 dias atrás

Realmente o caso da Iga agora foi a gota d’água que entornou o caldo.
Tá mais fácil entender o romeno da Halep do que os critérios, decisões, políticas (manipulações, pressões, interesses, lobbies) da ITIA, WADA, WTA, ATP et caterva.
Tem que sentar todos envolvidos, jogadores também muito bem representados, reorganizando daqui para frente.

Leo Lobato
Leo Lobato
14 dias atrás

tb achei a pena dela anormalmente rigorosa

André lima
André lima
14 dias atrás

Claro que como
Em todo lugar tem uma panela e ficou claro que halep não faz parte dessa panela. Sinner e iga fazem… simples assim.

Gusmão
Gusmão
14 dias atrás

Tem que rever esses critérios de julgamento
A ITIA pude alguns, usando o regulamento com rigidez, sem escrúpulos.
Já outros com parcialidade.
O caso do Sinner foi o pior, nenhuma punição, nem afastamento para julgamento.

Hyrata Abe
Hyrata Abe
14 dias atrás

O tratamento dado ao Sinner e a Iga é revoltante! Mas fico muito contente em ler essa palavras da Simona! Ela permaneceu naquilo que era, ou seja, honesta o tempo todo.

SANDRO
SANDRO
14 dias atrás
Responder para  Hyrata Abe

Revoltante é o que fizeram com a HALEP… Você queria que SINNER e SWIATEK também fossem injustiçados no nível da HALEP??? O que fizeram com HALEP não deve se repetir nem com SINNER, nem com SWIATEK , nem com qualquer outro tenista…

Rodri
Rodri
13 dias atrás
Responder para  SANDRO

Pra vc tudo bem ela servir de bode expiatório?

andr
andr
14 dias atrás

tenis virou negócio. antes indpeendente da justificativa se era pego com substancia proibida era suspenso. hoje o cara coloca culpa no massagista, no suplemento e passa ileso. Mas isso só se aplica pras jovens estrelas do tenis que tem seus privilégios. Uma vergonha. Tem que suspender todos. nao existe desculpa pra isso. a partir momento que vc é um atleta profissional precisa saber o que está sendo feito com vc, o que consome e os tratamentos. agora ficou fácil vc joga culpa em outros pra poder trapacear.

Ernesto
Ernesto
14 dias atrás

Quando lembro que nossa TOP 20 poderia hoje ter um patamar diferente, mas tbm foi rigorosamente punida por 2 anos, isso trás um sentimento amargo.

Tia, VADA precisam ser fiscalizados e punidos tbm

Geraldo
Geraldo
14 dias atrás

A Halep tem razão!

Fábio
Fábio
14 dias atrás

Jogava muito essa baixinha

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
13 dias atrás

É importante esse espaço para trocar de opiniões sobre tênis. Por apreciar o esporte e por acompanhar Sinner e Iga, e tendo lido diversos artigos sobre o doping deles dois, formei opinião por uma punição mais leve como a da Iga, também para o Sinner (1 mês, depois do Aberto da Austrália). A concentração das substâncias era infinitesimal. A tecnologia de detecção está em nível de precisão tão alto q é necessário redefinir critérios de relevância e impacto no desempenho dos jogadores e uma margem de tolerância.

Neto Gomes
Neto Gomes
13 dias atrás

Alguns casos são abafados. O julgamento é realizado em total sigilo.
Outros são suspensos e se tornam público de imediato.
A Halep tem razão – não há uma explicação convicente para ter tratamentos diferenciados no mundo do tênis.
O erro dos responsáveis pode sobrar para os tenistas que de alguma foram privilegiados – Iga e Sinner.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.