WTA emite comunicado sobre decisão da ITIA no caso de doping de Iga

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) – A WTA reconheceu a decisão da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), que nesta quinta-feira revelou o teste positivo da polonesa Iga Swiatek para a substância proibida trimetazidina (TMZ). Através de comunicado, a entidade ratificou a definição da agência regulatória, mas também se solidarizou com a atual número 2 do mundo.

“A WTA apoia totalmente Iga durante esse momento difícil. Iga tem demonstrado consistentemente um forte comprometimento com o jogo limpo e a manutenção dos princípios do esporte limpo e esse incidente infeliz destaca os desafios que os atletas enfrentam ao navegar no uso de medicamentos e suplementos”, disse o comunicado.

Reforçando seu apoio a um esporte limpo e aos processos rigorosos que protegem a integridade da competição, a entidade destacou que as atletas devem tomar todas as precauções para verificar a segurança e a conformidade de todos os produtos que usam, pois mesmo a exposição não intencional a substâncias proibidas pode ter consequências significativas.

“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as nossas atletas para fornecer educação e recursos que as capacitem a tomar decisões informadas e manter os mais altos padrões de integridade em nosso esporte”, finalizou a declaração  divulgada pela WTA.

Subscribe
Notificar
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
6 dias atrás

Depois do caso IGA SWIATEK, fica menos complicado imaginar o roteiro do caso SINNER. Deve pegar pena mínima. Abs!

SANDRO
SANDRO
6 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

SINNER não tem que pegar pena nenhuma… Se o Senhor fosse vítima de alguma contaminação, gostaria de ser impedido de ganhar dinheiro com o seu ganha pão??? Muito justo, não é mesmo???

Rodri
Rodri
6 dias atrás
Responder para  SANDRO

Sua visão de justiça é bem distorcida. Típica dos tempos que estamos vivendo

Rodri
Rodri
6 dias atrás

E a WTA dando exemplo. Que a ATP faça o mesmo

JClaudio
JClaudio
6 dias atrás

“A WTA apoia totalmente Iga durante esse momento difícil. Iga tem demonstrado consistentemente um forte comprometimento com o jogo limpo e a manutenção dos princípios do esporte limpo e esse incidente infeliz destaca os desafios que os atletas enfrentam ao navegar no uso de medicamentos e suplementos”

A WTA apoia uma tenista que foi pega no exame antidoping, ex número um do mundo, entre abril e julho (três meses) venceu 29 partidas e perdeu apenas duas.
Em agosto foi pega no doping.
Os números levaram uma grande suspeita, o caso do Sinner é parecido, o jogador teve um ganho físico anormal, nem cãibras teve, fez a quinta melhor campanha da história.
Algo está errado.

William
William
6 dias atrás
Responder para  JClaudio

Iga atropela as outras adversárias a 03 anos já amigo. Só ver em 2022, em que ela ganhou 37 partidas seguidas. Errado está é a sua inveja, isso sim…kkkkkkkkk.

Última edição 6 dias atrás by William
Renato
Renato
6 dias atrás
Responder para  JClaudio

Sinto muito mas se tem alguém errado esse alguém é vc

Percy
Percy
6 dias atrás
Responder para  JClaudio

Câimbras e sinal de mal preparo físico o que Nei hum tenista tem,se dá câimbras e sinal que seu preparo deve ser mais intenso.

Helio
Helio
5 dias atrás
Responder para  Percy

Embora sejam mais comuns durante ou após a prática de atividades físicas intensas, as cãibras nas pernas podem ocorrer em diferentes momentos do dia e por motivos variados, que vão desde deficiência nutricional ao uso de algumas medicações.

Saiba quais são as principais causas das cãibras:

excesso de ácido lático ou ausência de oxigênio dentro do músculo — situações que ocorrem durante atividades físicas intensas;
desidratação, que acontece quando o organismo libera uma grande quantidade de sais minerais;
deficiência nutricional de sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio;
uso de diuréticos, que eliminam água e eletrólitos do organismo, especialmente se não houver monitorização adequada dos íons corporais. Minha opinião: “Estão tratando coisas iguais de forma diferente. Sharapova não foi perdoada. Pquê? Por ser Russa? Outros TBM já foram perdoados, como recentemente o Sinner. Pquê uns são perdoados e outros não? Que justiça é esta? As substânciae proibidas são bem conhecidas dos tenistas por terem uma equipe técnica e médica invejável, por demais capacitada. Por exemplo, vou criar um caso fictício, digamos que um atleta pode contraiu um tipo de contaminação PQUE, surpreendentemente, a água que bebeu direto da torneira, continha alguma substância proibida e ele bebendo água direto da torneira ficou contaminado e ato contínuo foi disputar um jogo e nos testes acusou positivo para doping. Neste caso é inocente. Mas se comprar uma água energizada e haver uma substância nesta água que esteja na lista das substâncias proibidas e depois de beber desta água foi jogar, neste outro caso de doping, o atleta é culpado. Fui claro?

Francesco
Francesco
6 dias atrás

Parabéns IGA Desejamos MUITAS conquistas…..

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
6 dias atrás

N vejo lisura…a bia tomou uma suspensão exemplar…a iga..30 dias…nas férias q lisura e essa?

Tony
Tony
6 dias atrás

Igual gasquet, com cocaína, disse q foi beijo de uma mulher dai ele pegou

Chico Gebara
Chico Gebara
5 dias atrás

Pra mim o problema não é a pena mas a falta de critério. Boa, halep e sharapova pegaram ganchos enormes. Iga e sinner passaram a mão na cabeça. E não vale dizer de procedimentos diferentes. A sharapova foi pega em março por uso de um medicamento q entrou na lista de proibidos em janeiro.

Emilio
Emilio
5 dias atrás
Responder para  Chico Gebara

Falou tudo. Dois pesos, duas medidas!!@

Roberto
Roberto
5 dias atrás

Passou da hora de todas organizações anti-doping repensarem sobre a punição e a exposição do atleta. Inúmeras ficam noticiando com tamanho alarde o doping de um ou outro atleta e o pior que em 99% dos casos as substâncias não dá ganho nenhum e as vezes outras dão até prejuízo físico.
Acho que realmente só devem divulgar e punir se o atleta teve algum benefício com a substância identificada. Pois depois que mancharam a reputação não adianta falar que a quantidade identificada não produziu nenhum efeito na performance do atleta.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.