Houston (EUA) – Há 50 anos acontecia a Batalha dos Sexos em Houston que atraiu a atenção do mundo esportivo. Billie Jean King, protagonista em sua luta pela igualdade estabeleceu um marco. A lendária tenista americana lembrou a data em suas redes sociais.
“Hoje marca o 50º aniversário da Batalha dos Sexos, a partida de tênis em que joguei e derrotei o ex-campeão de tênis Bobby Riggs no Houston Astrodome.
6-4, 6-3, 6-3. Arguably one of the most impactful scorelines in sporting history!
On this day in 1973 🗓️ WTA founder @BillieJeanKing defeated Bobby Riggs in the Battle of the Sexes at the Houston Astrodome.
The match was seen by a global audience of 90 million, and would change. pic.twitter.com/NqVA91XaAw
— wta (@WTA) September 20, 2023
Jogamos diante de um público mundial de 90 milhões de pessoas, e a partida se tornou o evento esportivo televisionado mais assistido de todos os tempos.
A vitória foi muito mais do que tênis. Tornou-se um dos momentos marcantes do movimento feminino, um dos momentos mais impactantes no esporte e um dos dias mais importantes da minha vida.
Percorremos um longo caminho desde 1973 e tenho gostado de ver as atletas femininas de hoje viverem os sonhos da minha geração.
Mas nós ainda não acabamos. O trabalho continua até hoje e cada um de nós pode ajudar. Vamos continuar em frente.”
Há uma década, o repórter Don Van Natta investigou novas evidências intrigantes de que Riggs, um jogador inveterado que se associava a figuras da máfia, poderia ter trapaceado. No 50º aniversário do célebre triunfo de King em 20/09/1973, a ESPN reprisa sua reportagem, que provocou polêmica, aclamação e raiva na ocasião. Veja abaixo o vídeo de 14 minutos.
A partida chamou tanta atenção que acabou virando filme, lançado em 2017, dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris com Emma Stone e Steve Carell nos papeis principais.