Bogotá (Colômbia) – Cabeça de chave número 2, o goiano Luis Guto Miguel fez valer o favoritismo e já está na semifinal do J200 de Bogotá, torneio juvenil que acontece no saibro colombiano e vale 200 pontos para o campeão. Enfrentando o argentino Ian Vertberger, 422º no ranking da ITF, o brasileiro de 15 anos e 170º colocado saiu atrás, mas buscou a virada e marcou o placar final de 6/7, 7/6 e 6/2.
Na próxima fase, Guto terá pela frente o vencedor do duelo entre o peruano Jerry Salinas, de 16 anos e 871 do mundo no circuito de juniores, e o equatoriano Francisco Casto, 222º e quarto principal inscrito da competição.
A campanha até aqui já rende 100 pontos para o tenista nascido em Goiânia (GO), mas radicado em Brasília (DF). No entanto, ele tem 30 pontos a descartar e por enquanto está se aproximando do 140º lugar, superando seu recorde que foi o 163º posto em junho. Finalista no J100 de Salvado em 2023, ele busca o seu primeiro título no circuito juvenil da ITF.
Guto também segue vivo na chave de duplas e disputa ainda nesta sexta-feira a semifinal do torneio, atuando ao loado do sul-coreano Juan Kim. Eles encaram o argentino Dante Pagani e o chileno Bastian Zamora.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Enzo, Pietra e Naná ficam pelo caminho
Também em Bogotá, outros três tenistas brasileiros disputaram a competição, mas acabaram eliminados. Cabeça 14, o paulista Enzo Vargas chegou até as quartas de final e foi superado nesta sexta-feira pelo boliviano Diego Munoz pelo placar de 6/4, 5/7 e 6/2. Atual 325º do ranking, o jogador de 17 sairá da capital colombiana com 42 pontos e também alcançará sua melhor marca, atingindo a faixa dos 280 melhores do mundo.
Nas duplas, Enzo Vargas chegou a avançar uma fase, mas caiu na segunda rodada junto com p boliviano Diego Navia, com quem formava a sexta parceria mais bem cotada ao título. Eles caíram para os argentinos Benjamin Chelia e Ian Vertberger por 6/3 e 6/2.
Na chave feminina, a participação nacional teve fim ainda na quarta-feira, quando Pietra Rivoli, que entrou como a quinta favorita, caiu para a norte-americana Julieta Pareja, nona pré-classificada, por 6/0 e 6/0, na terceira rodada. No dia anterior, a gaúcha de 16 anos já havia se despedido na segunda fase de duplas, jogando com a própria Pareja, sua algoz nas simples. Elas foram derrotadas pela também americanas Zaire Clarke e Ava Rodriguez em sets diretos.
Quem também se despediu cedo foi a paulista Nauhany Silva, de 14 anos, que não passou da estreia na simples, caindo de virada para a colombiana Maria Uribe, placar de 5/7, 6/4 e 6/1. Nas duplas, Naná foi até a segunda rodada com a também anfitriã Celeste Salazar, mas elas caíram para as donas da casa Mariana Barraza e Valentina Arias, cabeças de chave 2.
E temos também 3 brasileiros na semifinal de um J30 no Paraguai. Na chave feminina, temos Giulia Gomes Ferreira (2009) e na chave masculina nossos representantes são Felipe Mamede (2009) e Nicholas Carneiro (2007)