Nova York (EUA) – Se nas chaves principais de simples do US Open a participação brasileira já foi encerrada, no juvenil o goiano Guto Miguel segue fazendo bonito e já está nas quartas de final. Nesta quarta-feira, ele venceu mais um favorito, batendo o tenista da casa Jack Kennedy, cabeça de chave número 9, com duplo 6/4.
O próximo adversário de Guto poderia ser o espanhol Andres Santamaria, segundo mais bem cotado ao título, mas ele foi derrotado nas oitavas pelo britânico Oliver Bonding, cabeça de chave 14, também em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4.
Atual 19º colocado no ranking mundial juvenil, Guto está com a melhor marca da carreira depois de ter sido campeão em simples e duplas no Canadá na semana passada. As três vitórias no US Open rendem 300 pontos no ranking, deixando o goiano próximo do top 15. Uma nova vitória vale 490 pontos, sendo que o brasileiro tem 140 a descartar. Ele poderá chegar à 13ª posição. O ranking considera os seis melhores resultados em simples e mais 25% da soma das seis melhores pontuações de duplas.
Na campanha em Flushing Meadows, o goiano já deixou pelo caminho o também norte-americano Simon Caldwell, na segunda rodada, e surpreendeu o alemão Niels McDonald, sétimo favorito, na estreia no torneio.
Em uma partida equilibrada, o brasileiro cresceu nos pontos importantes e aproveitou bem as oportunidades que teve. No primeiro set, ele teve apenas um break-point a seu favor e o converteu, anotando a quebra no quarto game. No sétimo, foi a vez de Kennedy ter dois break-points, ambos evitados por Guto, que administrou a vantagem até o final.
Guto pressionou o tenista da casa logo no primeiro game da segunda parcial e saiu quebrando na terceira chance que teve. Afiado com o saque, ele cedeu somente seis pontos nos seus games de serviço, não deu brechas para o norte-americano e garantiu a vitória depois de 65 minutos de confronto.
O Gutão está voando desde a semana passada; se mantiver essa pegada, dá para sonhar com final ou título. Estamos na torcida, já que abriria muitas portas para convites de grandes torneios e treinos com grandes jogadores.
No 2o set chegou a fazer 4/0. Está muito confiante e concentrado, acho que dá para sonhar.
Nessa toada vai ser top 10 até o fim do ano…
Isso seria excelente pq ganharia uma série de convites para challengers pelo programa de aceleração da ATP.
Bela campanha do Gutão,o garoto segue fazendo bonito no US OPEN júnior.
Dá-lhe Guto!!! Estamos todos muuiitttooo felizes pela sua categórica Vitória!!!
Go go go!!!
Prezado Sr Redator, caso o Gutão vença o US OPEN Juvenil 2025, ele ficaria com quantos pontos, e em qual classificação no Ramking Juvenil???
Creio que muitos têm esta curiosidade…
Claro, uma resposta aproximada…
Obrigaduuu!!!
Boa Guto! Mais um brasileiro (no futuro) se junta ao João Fonseca, rumando ao top 10!
Rumo a taça
A partir de qual ranking a ATP passa a conceder convites para os challengers?
Por parte da ATP, eu desconheço algum projeto para ajudar nessa transição do juvenil para profissional. Claro que os jogadores, mas bem ranqueados no juvenil e que começam a chamar a atenção, começam a receber convite por parte dos organizadores dos torneios ATP ou Challenger, por causa da visibilidade que tal jogador traz, como aconteceu com o nosso João Fonseca.
O projeto que conheço para ajudar os juvenis é por parte da ITF, que é quem organiza o circuito juvenil.
Por isso seria muito importante o Guto fazer final ou título de simples em algum Grand Slam juvenil.
A ITF desenvolveu uma série de iniciativas, sendo a principal o Projeto Junior Exempt, que oferece “wild cards” (convites) para torneios profissionais aos melhores tenistas juniores no final do ano, ajudando-os a transicionar para o profissionalismo. A introdução do ITF World Tennis Tour também foi crucial, pois os torneios de menor valor (como os de US$ 15.000) passaram a reservar vagas para os melhores juniores, facilitando essa transição a partir de 2019.
Critério:
As jogadoras e jogadores que terminam o ano entre os 10 melhores do ranking mundial juvenil são elegíveis para receber “wild cards” nos eventos do circuito profissional.
Potencial imenso.
O garoto é embaçado! Quartas de final do US Open sem perder set! A única coisa que preocupa é uma aparente lesão no abdome que o está incomodando ao sacar. Se não fosse isso, a vitória de hoje teria acontecido por um placar mais elástico ainda.
Gutão destruindo as marcas do Joao Fonseca ( se considerado a mesma idade) . Só falta cair outro raio por estas bandas .
Já caiu anota aí!
Guto tá voando graças ao Santos Dumont…
Posso estar enganado mas esse rapaz será melhor que o João.
Melhores rankeados que ele temos em torno de 8 ou 9 já com 18.anos e que ano que vem estarão fora da lista. Somente da saída desses 9 atletas acima da idade, o Guto já começaria o ano entre os 10 melhores. Vai melhorar mais porque ele ainda vai ganhar muitos torneios ano que vem. Possível número 1 do ranking em.2026.