Guto derruba mais um favorito e está nas quartas do US Open

Foto: Manuela Davies/USTA

Nova York (EUA) – Se nas chaves principais de simples do US Open a participação brasileira já foi encerrada, no juvenil o goiano Guto Miguel segue fazendo bonito e já está nas quartas de final. Nesta quarta-feira, ele venceu mais um favorito, batendo o tenista da casa Jack Kennedy, cabeça de chave número 9, com duplo 6/4.

O próximo adversário de Guto poderia ser o espanhol Andres Santamaria, segundo mais bem cotado ao título, mas ele foi derrotado nas oitavas pelo britânico Oliver Bonding, cabeça de chave 14, também em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4.

Atual 19º colocado no ranking mundial juvenil, Guto está com a melhor marca da carreira depois de ter sido campeão em simples e duplas no Canadá na semana passada. As três vitórias no US Open rendem 300 pontos no ranking, deixando o goiano próximo do top 15. Uma nova vitória vale 490 pontos, sendo que o brasileiro tem 140 a descartar. Ele poderá chegar à 13ª posição. O ranking considera os seis melhores resultados em simples e mais 25% da soma das seis melhores pontuações de duplas.

Na campanha em Flushing Meadows, o goiano já deixou pelo caminho o também norte-americano Simon Caldwell, na segunda rodada, e surpreendeu o alemão Niels McDonald, sétimo favorito, na estreia no torneio.

Em uma partida equilibrada, o brasileiro cresceu nos pontos importantes e aproveitou bem as oportunidades que teve. No primeiro set, ele teve apenas um break-point a seu favor e o converteu, anotando a quebra no quarto game. No sétimo, foi a vez de Kennedy ter dois break-points, ambos evitados por Guto, que administrou a vantagem até o final.

Guto pressionou o tenista da casa logo no primeiro game da segunda parcial e saiu quebrando na terceira chance que teve. Afiado com o saque, ele cedeu somente seis pontos nos seus games de serviço, não deu brechas para o norte-americano e garantiu a vitória depois de 65 minutos de confronto.

Subscribe
Notificar
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
EVGS
EVGS
3 horas atrás

O Gutão está voando desde a semana passada; se mantiver essa pegada, dá para sonhar com final ou título. Estamos na torcida, já que abriria muitas portas para convites de grandes torneios e treinos com grandes jogadores.

Paulo A.
Paulo A.
2 horas atrás
Responder para  EVGS

No 2o set chegou a fazer 4/0. Está muito confiante e concentrado, acho que dá para sonhar.
Nessa toada vai ser top 10 até o fim do ano…

Eduardo
Eduardo
2 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Isso seria excelente pq ganharia uma série de convites para challengers pelo programa de aceleração da ATP.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
3 horas atrás

Bela campanha do Gutão,o garoto segue fazendo bonito no US OPEN júnior.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
3 horas atrás

Dá-lhe Guto!!! Estamos todos muuiitttooo felizes pela sua categórica Vitória!!!

Go go go!!!

Prezado Sr Redator, caso o Gutão vença o US OPEN Juvenil 2025, ele ficaria com quantos pontos, e em qual classificação no Ramking Juvenil???

Creio que muitos têm esta curiosidade…

Claro, uma resposta aproximada…

Obrigaduuu!!!

Última edição 3 horas atrás by Marco Aurelio
Gabriela
Gabriela
3 horas atrás

Boa Guto! Mais um brasileiro (no futuro) se junta ao João Fonseca, rumando ao top 10!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
3 horas atrás

Rumo a taça

Fernando
Fernando
3 horas atrás

A partir de qual ranking a ATP passa a conceder convites para os challengers?

EVGS
EVGS
2 horas atrás
Responder para  Fernando

Por parte da ATP, eu desconheço algum projeto para ajudar nessa transição do juvenil para profissional. Claro que os jogadores, mas bem ranqueados no juvenil e que começam a chamar a atenção, começam a receber convite por parte dos organizadores dos torneios ATP ou Challenger, por causa da visibilidade que tal jogador traz, como aconteceu com o nosso João Fonseca.

O projeto que conheço para ajudar os juvenis é por parte da ITF, que é quem organiza o circuito juvenil.

Por isso seria muito importante o Guto fazer final ou título de simples em algum Grand Slam juvenil.

EVGS
EVGS
2 horas atrás
Responder para  Fernando

A ITF desenvolveu uma série de iniciativas, sendo a principal o Projeto Junior Exempt, que oferece “wild cards” (convites) para torneios profissionais aos melhores tenistas juniores no final do ano, ajudando-os a transicionar para o profissionalismo. A introdução do ITF World Tennis Tour também foi crucial, pois os torneios de menor valor (como os de US$ 15.000) passaram a reservar vagas para os melhores juniores, facilitando essa transição a partir de 2019.

EVGS
EVGS
2 horas atrás
Responder para  Fernando

Critério:
As jogadoras e jogadores que terminam o ano entre os 10 melhores do ranking mundial juvenil são elegíveis para receber “wild cards” nos eventos do circuito profissional.

Leandro Heck
Leandro Heck
3 horas atrás

Potencial imenso.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
3 horas atrás

O garoto é embaçado! Quartas de final do US Open sem perder set! A única coisa que preocupa é uma aparente lesão no abdome que o está incomodando ao sacar. Se não fosse isso, a vitória de hoje teria acontecido por um placar mais elástico ainda.

Rodrigues
Rodrigues
2 horas atrás

Gutão destruindo as marcas do Joao Fonseca ( se considerado a mesma idade) . Só falta cair outro raio por estas bandas .

Fernando
Fernando
2 horas atrás
Responder para  Rodrigues

Já caiu anota aí!

Leandro
Leandro
2 horas atrás

Guto tá voando graças ao Santos Dumont…

Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
1 hora atrás

Posso estar enganado mas esse rapaz será melhor que o João.

Leonel
Leonel
27 minutos atrás

Melhores rankeados que ele temos em torno de 8 ou 9 já com 18.anos e que ano que vem estarão fora da lista. Somente da saída desses 9 atletas acima da idade, o Guto já começaria o ano entre os 10 melhores. Vai melhorar mais porque ele ainda vai ganhar muitos torneios ano que vem. Possível número 1 do ranking em.2026.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.