Atualizado às 11h31, após o sorteio da chave principal juvenil
Paris (França) – O paranaense Gustavo Almeida conquistou o direito de disputar seu segundo torneio juvenil de Roland Garros consecutivo, ao superar neste sábado o qualificatório da competição. Aos 18 anos e número 59 do ranking internacional, ele superou neste sábado o italiano Lorenzo Angelini, com parciais de 6/4 e 6/3.
Já o paulista Enzo Kohlmann, de 17 anos e 72º do ranking, fez jogo equilibrado, mas parou em outro italiano, o cabeça 2 do quali Daniele Rapagnetta, com o placar de 6/3 e 7/6 (7-5).
Com isso, o tênis brasileiro terá quatro representantes na chave juvenil, já que Olivia Carneiro, Nauhany Silva e Guto Miguel entraram diretamente na competição.
Brasileiros conhecem adversários de estreia
Também neste sábado foi realizado o sorteio das chaves do torneio juvenil e os quatro representantes do país conheceram seus primeiros desafios em Paris. Entre as meninas, a paulista Olivia Carneiro, atual número 44 do ranking da ITF, abrirá campanha com a polonesa Monika Stankiewicz, 25ª colocada. A cabeça mais próxima da brasileira é a sérvia Teodora Kostovic, 16ª pré-inscrita e que estreia diante da convidada da casa Margot Phanthala.
Por sua vez, a também paulista Nauhany Silva, de apenas 14 anos, terá um desafio duríssimo logo de cara contra a tcheca Laura Samson, dois anos mais velha e terceira principal favorita ao título. Atualmente na 336ª posição, Nauhany conquistou vaga para o primeiro Grand Slam de sua carreira juvenil ao vencer o Roland Garros Junior Series, seletiva realizada em abril na cidade de São Paulo.
Já o vencedor da chave masculina na capital paulista, o goiano Luis Augusto Miguel, medirá forças com o britânico Benjamin Gusic Wan, 47º do ranking. Se vencer, Guto poderá cruzar com o número 1 do mundo juvenil e grande favorito no saibro parisiense, o japonês Rei Sakamoto, que abre campanha diante do sueco William Vinciguerra.
Completando a lista nacional, o qualificado Gustavo Almeida estreia contra o britânico Oliver Bonding, 22º colocado. Numa eventual segunda rodada, o adversário mais cotado é o tcheco Petr Brunclik, cabeça de chave 10, que encara o local Charlie Camus.
João Lago fica com o vice na Bolívia
O juvenil paranaense de 18 anos João Lago fico com o vice-campeonato do ITF J60 de Tarija, em quadras de saibro na Bolívia. Principal cabeça de chave, Lago foi superado neste sábado pelo paraguaio Alex Santino por 6/2 e 6/1.
Lago é o atual 200º colocado no ranking mundial juvenil e tem como melhor marca da carreira a 136ª posição, alcançada em janeiro. O brasileiro, que treina no CT de Nicolas Santos, em São Carlos, havia vencido outros dois torneios na Bolívia no ano passado, um J30 em Cochabamba e um J100 em La Paz.
A final de duplas, na última sexta-feira, teve quatro brasileiros. Pedro Dietrich e Felipe Moretti venceram Victor Rocha e Leonardo Storck por 6/3, 3/6 e 10-3. Dietrich, de 15 anos conquistou seu 1º ITF. Já Moretti, de 17 anos, ganhou seu quinto título.
Parabéns Gustavo ! Que continue progredindo !!
Por que a Victória desistiu, Dalcim?
Ela não desistiu. Como estava na final de duplas de outro torneio, preferiu ficar lá e não tentar o quali.
Existe chance da Victoria entrar por special exempt?
Não existe SE em Grand Slam, Marcelo.
Lembrando que ano passado o Gustavo Ribeiro foi até as semi nas simples desse torneio J300 Bélgica e ganhou SE RGjr
No ano passado se eu não me engano o Gustavo Almeida entrou com SE.
O SE tem regras no juvenil, segundo diz o regulamento juvenil da ITF, seção 45, item Special Exempts: “For a tournament to count as a “Qualified Tournament”, the next week’s tournament can be the same grade, no more than one grade lower, or no more than one grade higher. For the avoidance of doubt, Grand Slams and J500s are considered the same grade for the purpose of determining whether a tournament is a Qualified Tournament”. O torneio que a Victoria estava na final de duplas era J300.
Muito bom Gustavo. Ainda esperando o Gustavo e o Pedro Rodrigues desabrochar. Quando jogaram a Davis Cup com o Fonseca eu tinha maiores expectativas. Para último ano de juvenil, esperava eles mais a frente no ranking juvenil e já com alguns bons resultados no profissional.
Puxa, que azar o da Naná no sorteio. Acho que não vai rolar a vitória dela no seu 1o jogo em um Slam. Tomara que ela nos surpreenda.
Sorteio muito duro. Todos jogos muito difíceis. Olivia e Gustavo pegam adversários TOP25 do mundo. Luis Augusto Miguel pegou o mais acessível, mas ainda assim dois anos mais velho que ele e TOP50. Nahauny terá o jogo disparado mais difícil. A tcheca é número 3 do mundo sendo ainda 2008. Duríssimo. Nenhum é favorito. Todos azarões. Se alguém tem alguma chance, diria que seria o Guto Miguel.