PLACAR

Gustavo Almeida fura o quali juvenil, chaves são divulgadas

Gustavo Almeida (Foto: Luiz Cândido/CBT)

Atualizado às 11h31, após o sorteio da chave principal juvenil

Paris (França) – O paranaense Gustavo Almeida conquistou o direito de disputar seu segundo torneio juvenil de Roland Garros consecutivo, ao superar neste sábado o qualificatório da competição. Aos 18 anos e número 59 do ranking internacional, ele superou neste sábado o italiano Lorenzo Angelini, com parciais de 6/4 e 6/3.

Já o paulista Enzo Kohlmann, de 17 anos e 72º do ranking, fez jogo equilibrado, mas parou em outro italiano, o cabeça 2 do quali Daniele Rapagnetta, com o placar de 6/3 e 7/6 (7-5).

Com isso, o tênis brasileiro terá quatro representantes na chave juvenil, já que Olivia Carneiro, Nauhany Silva e Guto Miguel entraram diretamente na competição.

Brasileiros conhecem adversários de estreia

Também neste sábado foi realizado o sorteio das chaves do torneio juvenil e os quatro representantes do país conheceram seus primeiros desafios em Paris. Entre as meninas, a paulista Olivia Carneiro, atual número 44 do ranking da ITF, abrirá campanha com a polonesa Monika Stankiewicz, 25ª colocada. A cabeça mais próxima da brasileira é a sérvia Teodora Kostovic, 16ª pré-inscrita e que estreia diante da convidada da casa Margot Phanthala.

Por sua vez, a também paulista Nauhany Silva, de apenas 14 anos, terá um desafio duríssimo logo de cara contra a tcheca Laura Samson, dois anos mais velha e terceira principal favorita ao título. Atualmente na 336ª posição, Nauhany conquistou vaga para o primeiro Grand Slam de sua carreira juvenil ao vencer o Roland Garros Junior Series, seletiva realizada em abril na cidade de São Paulo.

Já o vencedor da chave masculina na capital paulista, o goiano Luis Augusto Miguel, medirá forças com o britânico Benjamin Gusic Wan, 47º do ranking. Se vencer, Guto poderá cruzar com o número 1 do mundo juvenil e grande favorito no saibro parisiense, o japonês Rei Sakamoto, que abre campanha diante do sueco William Vinciguerra.

Completando a lista nacional, o qualificado Gustavo Almeida estreia contra o britânico Oliver Bonding, 22º colocado. Numa eventual segunda rodada, o adversário mais cotado é o tcheco Petr Brunclik, cabeça de chave 10, que encara o local Charlie Camus.

João Lago fica com o vice na Bolívia

O juvenil paranaense de 18 anos João Lago fico com o vice-campeonato do ITF J60 de Tarija, em quadras de saibro na Bolívia. Principal cabeça de chave, Lago foi superado neste sábado pelo paraguaio Alex Santino por 6/2 e 6/1.

Lago é o atual 200º colocado no ranking mundial juvenil e tem como melhor marca da carreira a 136ª posição, alcançada em janeiro. O brasileiro, que treina no CT de Nicolas Santos, em São Carlos, havia vencido outros dois torneios na Bolívia no ano passado, um J30 em Cochabamba e um J100 em La Paz.

A final de duplas, na última sexta-feira, teve quatro brasileiros. Pedro Dietrich e Felipe Moretti venceram Victor Rocha e Leonardo Storck por 6/3, 3/6 e 10-3. Dietrich, de 15 anos conquistou seu 1º ITF. Já Moretti, de 17 anos, ganhou seu quinto título.

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
1 mês atrás

Parabéns Gustavo ! Que continue progredindo !!

Bruno
Bruno
1 mês atrás

Por que a Victória desistiu, Dalcim?

MarcNaka
MarcNaka
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Existe chance da Victoria entrar por special exempt?

Maurício
Maurício
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Lembrando que ano passado o Gustavo Ribeiro foi até as semi nas simples desse torneio J300 Bélgica e ganhou SE RGjr

João Caetano
João Caetano
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

No ano passado se eu não me engano o Gustavo Almeida entrou com SE.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Muito bom Gustavo. Ainda esperando o Gustavo e o Pedro Rodrigues desabrochar. Quando jogaram a Davis Cup com o Fonseca eu tinha maiores expectativas. Para último ano de juvenil, esperava eles mais a frente no ranking juvenil e já com alguns bons resultados no profissional.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Puxa, que azar o da Naná no sorteio. Acho que não vai rolar a vitória dela no seu 1o jogo em um Slam. Tomara que ela nos surpreenda.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Sorteio muito duro. Todos jogos muito difíceis. Olivia e Gustavo pegam adversários TOP25 do mundo. Luis Augusto Miguel pegou o mais acessível, mas ainda assim dois anos mais velho que ele e TOP50. Nahauny terá o jogo disparado mais difícil. A tcheca é número 3 do mundo sendo ainda 2008. Duríssimo. Nenhum é favorito. Todos azarões. Se alguém tem alguma chance, diria que seria o Guto Miguel.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE