São Paulo (SP) – O ITF M25 de São Paulo, disputado nas quadras de saibro do Esporte Clube Pinheiros, terá uma final 100% brasileira. O local Lucas Andrade da Silva e o paranaense Gustavo Almeida fizeram valer a semana jogando em território nacional e garantiram a chance de disputar o primeiro título profissional da carreira. A final acontece às 11 horas.
Tenista de 19 anos e número 786 do mundo, Almeida bateu neste sábado o conterrâneo João Schiessl, 601º na ATP, em sets diretos, marcando as parciais de 6/4 e 7/6 (7-6) para alcançar sua primeira decisão como profissional.
“Eu fico muito feliz por estar nesta final porque a gente trabalha com poucas oportunidades, pouco apoio e ver que está dando certo, é muito gratificante. Amanhã temos que comemorar dois brasileiros na final. Espero que seja eu a sair com o título, mas que vença o melhor”, disse Gustavo, que fez parte da equipe campeão da Copa Davis Júnior em 2022, ao lado de Pedro Rodrigues e João Fonseca.
O outro finalista no Pinheiros será o santista Lucas Andrade da Silva, de 20 anos e 1.131º colocado no ranking, que superou o também paulista Igor Gimenez, cinco anos mais velho e 708 do mundo, por 7/5 e 6/1.
Disputando apenas seu quinto torneio como profissional, ele já havia feito quartas de final no M15 de Belém no ano passado e semi em Santo Domingo no último mês de junho. Agora, disputará uma final inédita em sua jovem carreira.
“Eu nem tinha certeza de jogar esse torneio porque não vinha jogando no saibro há três anos. E não comecei jogando bem, mas a cada partida fui melhorando com a ajuda da torcida que veio de Santos. O Gustavo e eu somos amigos, e amanhã vai ser outra guerra”, disse Lucas.
O torneio torneio na capital paulista tem premiação total de US$ 30 mil e vale 25 pontos para o campeão e 16 para o vice. A entrada para a final no Pinheiros é gratuita mediante resgate de ingresso no site www.appticket.com/ecp.
Gustavo Almeida e Lucas Andrade, ambos da nova geração! Top!
Gustavo tem fundo de quadra impecável, peca no saque, atributo que o Lucas tem muita potencial, até pela sua maior estatura.
Ambos com chance de serem top 200 em breve!
Calma amigao…. top 200 nao e tao simples, joao lucas reis e o sell por exemplo, jogam muito mais e nunca furaram essa barreira. Os 2 tem potencial, mas estao no college e precisam evoluir muito para chegar nesse nivel.
Para entrar no Top 200, eles precisam acumular uma pontuação equivalente a 11 títulos de ITFs 25.
Ainda bem que o Gimenez que já mostrou que nem chegará aos Challengers não atrapalhou o promissor Lucas Andrade, muito bom também que o outro finalista é o Gustavo Almeida
Torci pros dois mais jovens, e ambos venceram. Amanhã, tanto faz. Parabéns pros 4.
Muito bom dois jovens na final. Vou torcer pelo Lucas que é muito mais carente. Boa sorte a ambos.
Não sei que tipo de carente, vc diz
Mas o Gustavo Almeida vem de família super humilde
Como ele mesmo falou: me chama(positivamente) ainda mais a atenção esse resultado do Lucas pq além do mesmo n ter jogado no saibro nos últimos anos, o jogo dele claramente n é talhado pro saibro.. espero realmente q dispute uma sequência decente de torneios até o final do ano, dá toda a pinta q conseguirá rapidamente chegar a um top 500..
O Gustavo já vem jogando com alguma frequência há mais tempo e tendo resultados positivos, ele e o Pedro Rodrigues já tinham mostrado bola pra se fixarem logo num nível CHL de disputa..
Muito legal a final entre dois jovens jogadores. Ao contrário do que foi colocado na matéria, Gustavo vai disputar sua 2° final de ITF na carreira. A final o coloca no TOP700 e o título o levaria a 615 do mundo. Lucas faz uma final inédita e salva a geração 2005, sendo o primeiro dessa geração a fazer uma final de ITF. Desde o surgimento dos futures na segunda metade da década de 90 somente a geração de 1995 não conseguiu formar um mísero tenista capaz de fazer uma final de ITF. Lucas acaba de salvar a geração 2005 dessa marca. A final deve levá-lo para 835 do mundo e um título o colocaria no TOP750. E pra um deles teremos um título inédito. Muito boa essa semana para os brasileiros em São Paulo
E não sabia que o Lucas era santista, assim como eu. Agora a torcida por ele só aumentou. rsrsrs
A gente acaba por torcer pelos mais novatos pq naturalmente fica a vontade de ver eles poderem progredir mais que a geração anterior. Lucas e Gustavo acabam sendo um presente pra todos nós eles na final e promissores. Quam sabe futuros top 200 ou mais. Bora lá. Já estávamos cansados de ver os gringos ganharem tudo aqui no Brasil. Agora chegando Gustavo, Lucas, Bonini, guto, Livas, chabalgoyt8 e outros vamos abrir novo ciclo e ganhar os Challengers e ITFs nossos.
Olho no Gustavo Almeida, da mesma geração do João Fonseca e do Pedro Rodrigues. Óbvio que sem o talento e exposição do João, mas será legal acompanhar a ascensão desse atleta muito dedicado e com espaço pra evoluir.
E também não teve nem 1/5 da estrutura do João… Seja física ou financeira…
Não tenho intenção nenhuma de comparar os dois… Mas o Gustavo tem potencial para também dar muitas alegrias para o tênis brasileiro…
Mesmo que não seja de imediato com uma ascensão meteórica… Mas pouquíssimos jogadores tem… Dentro do próprio top 100… A maioria foi subindo no ranking aos poucos…
Parabéns aos dois, amanhã minha torcida vai ser total para o Gustavo Ribeiro de Almeida, menino trabalhador, e humilde
Pena que vai para o college