Roma (Itália) – Assim como aconteceu nos três duelos anteriores entre elas, mais uma vez a norte-americana Coco Gauff levou a melhor sobre a russa Mirra Andreeva e se garantiu nas semifinais do WTA 1000 de Roma. A atual número 3 do mundo fez prevalecer seu melhor ranking e triunfou em sets diretos, com 6/4 e 7/6 (7-4).
Gauff repete assim o resultado de duas semanas atrás, quando bateu a russa em Madri e amplia sua invencibilidade no confronto. Ela também derrubou Andreeva duas vezes em 2023, ambas em Grand Slam, com uma virada na terceira rodada de Roland Garros e uma vitória firme na segunda rodada do US Open.
Terceira classificada para as semifinais no Foro Itálico, a norte-americana de 21 anos espera pela definição da última partida de quartas, entre Aryna Sabalenka e Qinwen Zheng. Ela leva vantagem no histórico com a chinesa, com duas vitórias em dois jogos, e está empatada com a bielorrussa, com cinco triunfos para cada lado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta é a terceira vez que Gauff chega à semifinal em Roma, repetindo os resultados de 2021 e também do ano passado. A número 3 do mundo tem nove títulos no circuito da WTA e busca a 12ª final da carreira. Em torneios nível 1000, tem duas conquistas e um vice.
Coco into a THIRD Rome semifinal 💫
The fourth seed sees off Mirra Andreeva 6-4, 7-6(5) to book her spot in the final four in the Italian capital.@CocoGauff | #IBI25 pic.twitter.com/kFpwrljKot
— wta (@WTA) May 14, 2025
O primeiro set foi equilibrado e as sacadoras não foram ameaçadas até a reta final da disputa, quando uma sequência de três quebras foi decisiva. Errando um pouco mais, Andreeva acabou levando a pior, perdeu o serviço duas vezes e saiu atrás no placar.
Gauff conquistou a primeira quebra da partida e sacou em 5/3 para fechar, mas perdeu o serviço e deu sobrevida à rival russa. Porém, Andreeva não conseguiu aproveitar a oportunidade e cedeu dois set-points no décimo game. A norte-americana deixou a primeira oportunidade passar, mas não a segunda e assim fez 1 a 0 e saiu na frente.
As oscilações das duas jogadoras foram a marca da segunda parcial, que viu a norte-americana abrir 2/0, a reação de Andreeva que venceu três games seguidos com duas quebras e depois a devolução do break de desvantagem por parte de Gauff, que igualou o marcador em 3/3. A partir de então, houve um pouco mais de consistência até o fim.
Tanto a russa como a norte-americana passaram bem por seus games de serviço e não enfrentaram mais break-points. Assim a definição foi para o tiebreak, em que Gauff conseguiu se impor, venceu os dois primeiros games e liderou a disputa do começo ao fim. Andreeva lutou e tentou reagir, devolveu os mini-breaks que teve de desvantagem, mas no final sucumbiu outra vez.
Pra mim é uma surpresa achava que a russa ia ganhar.
Pois é, mas o H2H mostra uma vantagem agora de 4×0 para a Gauff que isso faz um pouco a diferença nelas, por isso a Andreeva cometeu quase o dobro de erros não forçados, mesmo assim foi um jogo difícil pra Gauff, aliás, sobre a americana que variou um pouco o seu jogo hoje e não imaginava isso, então das top parece que só a Iga esta ficando pra trás mesmo com seu jogo de nula variação. Parabéns para a Gauff, em relação a Andreeva ainda é uma menina que vai evoluir com o tempo. Acho que em RG a Gauff, Sabalenka e Andreeva devem fazer um bom torneio, por isso pode acontecer uma boa surpresa lá devido a queda da Iga.
n é uma surpresa dado os confrontos diretos e a fase da coco
Não é não, o jogo da Mirra não encaixa com a Gauff.
Não assisti ao jogo, mas imaginava que seria jogo para três sets. Pelo visto, o jogo da Andreeva não incomoda a Gauff.
Foi um grande jogo com lindas jogadas de efeito para os dois lados.
A Andreeva impôs uma grande dificuldade para a Gauff, mas ainda não foi o bastante para conseguir a vitória.