Fritz derruba Zverev pela quarta vez no ano e decide o Finals

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Pela quarta vez seguida na temporada, Taylor Fritz superou Alexander Zverev e vai decidir o título do ATP Finals, em Turim. O norte-americano bateu o alemão por 6/3, 3/6 e 7/6 (7-3) em 2h24 de partida neste sábado e repetiu os resultados de Wimbledon, US Open e da Laver Cup. Ele agora lidera o histórico de confrontos por 7 a 5, sendo 4 a 1 nos duelos em 2024.

Número 5 do mundo aos 27 anos, Fritz tem oito títulos no circuito profissional da ATP, dois deles neste ano nas quadras duras de Delray Beach e na grama de Eastbourne. Ele disputará a 16ª final da carreira e a quinta na temporada, além de ultrapassar o russo Daniil Medvedev para chegar à quarta posição no ranking mundial.

Fritz também tenta encerrar um longo jejum de títulos para os norte-americanos na competição. O último campeão foi Pete Sampras em 1999 em Hannover. Já o finalista mais recente havia sido James Blake em 2006. Mesmo se considerados apenas os semifinalistas, o último era Jack Sock em 2017.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O adversário de Fritz na final deste domingo virá da partida entre o italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, sétimo colocado. O norte-americano tem apenas uma vitória em quatro jogos contra Sinner, perdeu um duelo da fase de grupos e também a decisão do US Open. Diante de Ruud, venceu o duelo mais recente em Nova York, mas o histórico marca 2 a 1 para o rival.

Já Zverev deixa escapar a chance do terceiro título no Finals, depois de ter vencido as edições de 2018, em Londres, e 2021, já em Turim. Ele tentava igualar os três títulos de Boris Becker e John McEnroe. O alemão de 27 anos e número 2 do mundo havia vencido seus três jogos na fase de grupos, superando Carlos Alcaraz, Casper Ruud e Andrey Rublev em sets diretos, sem sofrer quebras e enfrentando apenas dois break-points até a semifinal deste sábado, quando teve o serviço quebrado pela primeira vez no torneio.

Fritz fez um primeiro set muito seguro, não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Além disso, cometeu só três erros não forçados na parcial e liderou a contagem de winners por 12 a 7. Mais agressivo em quadra, ele aproveitou um raro momento de oscilação de Zverev para conseguir a quebra no primeiro set.

Já na segunda parcial, o alemão voltou a sacar bem e disparou cinco aces. Ele quebrou cedo, abriu 4/1 e escapou de um break-point antes de fazer 5/2. Nos winners, teve 11 a 7 na parcial, com apenas 5 erros não forçados.

O terceiro set foi inteiramente sem quebras, mas os dois jogadores tiveram muitas chances de passar à frente. Foram três break-points salvos por Zverev e cinco por Fritz. O norte-americano venceu um ponto na devolução no início do tiebreak e começou em vantagem, sustentando a liderança até o final da partida.

Subscribe
Notificar
guest
29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
4 meses atrás

Que jogão! Tanto faz quem vencesse! Seria justo! Estão num nível muito parecido! Estão jogando muito!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Será que Fritz não estava tristonho por perder a FINAL do USOPEN 2024 , caríssimo fanático Venezian ? . Alcaraz está desde Julho sem jogar nada segundo a criança. Isso é Tênis , e Zverev fez mais WINNERS, menos ENFS , e perdeu. Será que não faltou ” sangue nos olhos” ? rs . Somente rindo de comentaristas Live Score rsrs. Abs !

SANDRO
SANDRO
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você que acusa todos mundo de ser “fanático” , na verdade, você é o fanático mor de todos… Você acusa os outros do que você realmente é: fanático…

Flávio
Flávio
4 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Foi mesmo, aliás, o melhor jogo do finals até aqui e um dos melhores jogos, se não for o melhor, do finals, incluindo masculino e feminino. Acho que se o Sinner chegar à final vai ganhar do Fritz e assim completará 5 vitórias no finals que não acontece há muito tempo.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
4 meses atrás
Responder para  Flávio

Flávio, a tendência é que o Jannik leve essa de forma invicta, mas o americano de bobo não tem nada! Bater o Sascha é muito difícil

Flávio
Flávio
4 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Verdade irmão.

Lee
Lee
4 meses atrás

Agora vai ser assim os torneios sem a presença de um big 3.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Lee

Outra bobagem sem tamanho. Zverev levou em 2018 batendo Federer e Djokovic na sequência, e em Sets diretos. Sasha tinha a idade de Alcaraz. Acompanham mesmo um Circuito paralelo.. rs. Abs!

Beto_poa
Beto_poa
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

o Federer nao jogou em 2018

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Beto_poa

Claro que jogou e perdeu para o Nishikori na Round Robin também. Zverev é pai do suíço.

Wilson polycarpo
Wilson polycarpo
4 meses atrás
Responder para  Lee

Já fiz um comentário desse jeito.
Teremos campeões diferentes nos torneios.
Não vejo ( por enquanto ) um tenista vencendo dois. Tres, torneios no ano.

William
William
4 meses atrás
Responder para  Wilson polycarpo

Ué…mas o Sinner venceu 07 este ano….KKkkkkkk.

Atilio
Atilio
4 meses atrás
Responder para  Wilson polycarpo

Dois ou três torneios ? todo ano tem vários tenistas vencendo dois, três, quatro torneios. Se está falando de Grand Slams, então tivemos Sinner e Alcaraz vencendo dois cada um durante este ano.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Wilson polycarpo

2 SLAM para SINNER + 2 SLAM para Alcaraz. Assim foi a Temporada 2024 …rs. Abs !

Beto_poa
Beto_poa
4 meses atrás
Responder para  Lee

na era do Big 2, 3 ou 4; foram campeões Nalbandian, Davydenko, Dimitrov , Tsitsipas e Medvedev. Em 2009, 2017, 2019, 2020 e 2021 nenhum dos Bigs esteve na final.

Helton
Helton
4 meses atrás

Sei que tudo pode até acontecer, mas acho que o alemão teria muito mais chances de ganhar do Sinner numa eventual final.

Jonas
Jonas
4 meses atrás

Em condições normais o Sinner merecidamente será campeão, é um tenista muito completo e consistente.

Com toda essa questão do doping é bom ele somar o máximo de títulos que puder antes de ser suspenso, algo que deve acontecer em breve.

Claro que o torneio não acabou ainda, mas eu não gostaria de ver Fritz ou Ruud campeões de um Finals, rs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Jonas

SINNER é consistente, sem dúvidas. Mas além de MASTERS 1000 , pulou Copa Davis , Ouro Olímpico e LAVER CUP…Procure saber quantos Torneios o jovem Italiano jogou em 2024 , caríssimo Jonas. Abs!

Jonas
Jonas
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E daí, são mais de 3000 pontos de vantagem sobre Alcaraz, chore menos, abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás

É muita freguesia. Virou a pedra no sapato mesmo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

7 x 5 é freguesia Sr Piloto ? . Me espanta teus comentários. Daí vejo que Tênis não é tua praia mesmo… Somente comentas resultados, pois Zverev jogou muito. Como perdeu esta partida virou freguês…rs. JANNIK SINNER perdeu 3 em sequência para Alcaraz , inclusive nesta temporada em que virou N 1 do Mundo, com toda justiça. Abs !

Flávio
Flávio
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nessa vou concordar,pois 7×5 não é freguesia e sim um retrospecto equilibrado com pequena vantagem ao Fritz.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Virou freguês porque perdeu as últimas quatro e está negativado no h2h com 2 derrotas a mais. Sinner também é freguês do Alcaraz e Federer megafreguês de Djokovic e Nadal.

Rsrs, abs!

Flávio
Flávio
4 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Que freguês o que cara, ora se tivesse 7×2 , 7×1 ou 7×3 aí concordaria, mas 7×5 não é freguesia é sim um confronto equilibrado. Assim como Alcaraz x Sinner está 6×4 para Alcaraz ou 6×5( se contar com o amistoso na China) que está equilibrado, no momento, e não freguesia.

Samuel
Samuel
4 meses atrás

Fritz e um jogador COMUM!

Última edição 4 meses atrás by Samuel
devanor
devanor
4 meses atrás

o zé Zverev seta virando fregues ai lascou kkkkk

William
William
4 meses atrás

KKKKKKKKK.
Falei que o Zverev era pipoqueiro e por isso não ganha Slans.
Tá aí ó…..Fritz já “fritou” a mente dele.
Kkkkkkkkkkk

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
4 meses atrás

Zverev não consegue ganhar do Fritz ultimamente. 4º derrota seguida. E nunca venceu o americano no hard indoor. Fritz fará sua 16º final da carreira, a 1º no Finals. Tentará seu 9º título, 0 3º este ano, o 6º na carreira em quadras rápidas. Na seguna será o nº 4 do mundo, o melhor ranking da carreira, tornando-se o 17º americano no TOP4.

Marlon
Marlon
4 meses atrás

Zverev sendo Zverev. Jogou como nunca e perdeu como sempre. Agora está virando freguês do Fritz e isso está dando confiança ao norte americano e criando um bloqueio no alemão. Espero que se recupere porque tênis tem para isso.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.