Washington (EUA) – Vinda de uma grande vitória na última terça-feira, Venus Williams se despediu nas oitavas do WTA 500 de Washington. De volta ao circuito profissional aos 45 anos, a ex-número 1 do mundo foi superada pela polonesa Magdalena Frech, cabeça 5 do torneio e 24ª do mundo, que marcou um duplo 6/2.
Venus havia vencido a também norte-americana Peyton Stearns, 35ª do ranking, na estreia em Washington. Ela também avançou uma rodada nas duplas, ao lado de Hailey Baptiste. A vencedora de sete títulos de Grand Slam não disputava uma partida desde março do ano passado em Miami e estava sem vencer há quase dois anos, desde agosto de 2023 em Cincinnati, tendo sofrido com lesões e uma doença autoimune que limitou seu calendário.
Por sua vez, Frech garantiu a última vaga nas quartas de final do torneio. A jogadora de 27 anos enfrenta a cazaque Elena Rybakina, número 12 do mundo, nesta sexta-feira. A cazaque venceu os dois duelos anteriores contra a polonesa, o primeiro ainda em 2018 e o mais recente no ano passado em Dubai.
Quarterfinal bound ✈️@MFrech97 outplays Williams 6-2, 6-2 to reach the final eight in Washington.#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/iZejSauXS4
— wta (@WTA) July 25, 2025
“É uma grande honra jogar contra a Venus. Ela é uma superestrela. Foi muito emocionante para mim conduzir esta partida. É realmente incrível. Não me imagino em quadra daqui a 17 anos”, disse Frech na entrevista em quadra. A polonesa ainda comentou sobre a estratégia adotada para a partida. “Ganhei muitos pontos com o primeiro saque, tentei movê-la em diferentes direções o tempo todo e usar drop-shots e slices. Joguei bem taticamente e estou muito feliz por ter vencido”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Como já havia feito na estreia, Venus apostou em uma estratégia agressiva e tentou encurtar os pontos forçando o saque e contando com a potência de seus golpes. Mas do outro lado, Frech jogou com mais margem de segurança, prolongou os ralis e ainda quebrou o ritmo com slices. No primeiro set, a polonesa só precisou de três winners e contou com 16 erros não-forçados de Venus. A estratégia foi repetida na segunda parcial, com três novas quebras para a polonesa. A norte-americana liderou nos winners por 12 a 9, mas cometeu 33 erros contra apenas 10.
Apesar da derrota, Venus saiu de quadra bastante aplaudida pelo esforço em quadra ao longo de toda a semana em simples e duplas e com uma expressão de alegria no rosto. Ela é esperada no WTA 1000 de Cincinnati, que acontece entre 7 e 18 de agosto. E as atuações a credenciam para um possível convite para o US Open.
See you in Cincy, Vee. 👑👋@venuseswilliams | #mubadalacitidcopen pic.twitter.com/vyElhfvrpa
— Tennis Channel (@TennisChannel) July 25, 2025
Ganhou de uma ex atleta. Muito oba oba porque a Venus ganhou uma rodada. Tirando as primeiras do ranking, o circuito feminino está muito nivelado. E por baixo infelizmente. Na geração anterior penso que tinha jogadoras mais qualificadas.